Na sequência da redução do castigo a Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, o Benfica pede a demissão de um dos juizes do Tribunal Arbitral Desporto (TAD), no caso José Manuel Gião de Rodrigues Falcato, disse fonte do clube da Luz ao jornal A Bola.
José Manuel Gião de Rodrigues Falcato integrou o colégio arbitral precisamente indicado por Nuno Saraiva (cada uma das partes indica um elemento, havendo ainda um terceiro juiz), mas as águias alegam ligação ao Sporting com base na página de Facebook de José Manuel Gião de Rodrigues Falcato.
Numa publicação do dia 1 de outubro, dia do Sporting-FC Porto, o árbitro do TAD surge numa `selfie` no Estádio de Alvalade, numa fotografia, levando alguém a perguntar-lhe: «Já perdeste o cachecol do Sporting? Estás mais bonito sem ele», pode ler-se, ao que José Manuel Gião de Rodrigues Falcato responde: «Ahaha... sempre verde... com ou sem cachecol.»
«Perante os factos, não resta outra alternativa senão demitir-se», disse ao diário a mesma fonte encarnada.
Recorde-se que o TAD analisou o recurso interposto pelo diretor de comunicação do Sporting, Nuno Saraiva, após o castigo inicial de 45 dias imposto pela Federação portuguesa de futebol (FPF), e decidiu reduzir essa punição para nove dias.
Nuno Saraiva tinha recebido este castigo pelas suas declarações após o jogo com o Vitória de Setúbal, para a Taça da Liga, onde criticou o árbitro Rui Oliveira.
Veja aqui o `post` de José Manuel Gião de Rodrigues Falcato que está em causa:
Horácio Piriquito, membro do Conselho Fiscal da FPF, anunciou demissão esta tarde. Recorrendo à rede social Facebook, explica a decisão tomada depois da revelação desta quarta-feira, segundo a qual Pedro Guerra recebeu, durante meses, documentos internos da Federação Portuguesa de Futebol, documentos relacionados com auditorias trimestrais e que não eram de divulgação pública. "Pedro Guerra tem um 'espião' na Federação", colocou em título a "Sábado" na notícia publicada no site, que refere Horácio Piriquito, gestor e membro do Conselho Fiscal da FPF, como a pessoa que passou a informação.
Perante a notícia, Horácio Piriquito apresentou a demissão do cargo de vogal do Conselho Fiscal da FPF, decisão que explicou num longo texto. "Tomei esta decisão, repito, não porque considere ter praticado algum ilícito, mas porque é esta a forma de melhor defender o prestígio e o bom nome da instituição [FPF} em causa. Para defesa do meu bom nome, honra e imagem, irei recorrer às instâncias judiciais para reposição cabal da verdade, tendo em conta os factos que me são imputados", pode ler-se na página pessoal que possui na rede social Facebook.
Antes de anunciar o pedido de demissão, Piriquito fez ainda questão de esclarecer alguns pontos, a começar pela, sua relação com Pedro Guerra. "Sou amigo do Pedro Guerra há mais de 20 anos e fomos colegas aquando dos tempos em que fui jornalista. Trocamos regularmente emails, por amizade ou na sequência das minhas participações ocasionais em painéis de debate na BTV, ou do Pedro nos canais em que colabora", lê-se.
Referindo que, na sua opinião, "estas notícias enquadram-se claramente no actual registo de guerra aberta no futebol português, em que vale tudo, em que se tenta espalhar o ódio e o medo, e pretendem criar ruído e fazer vítimas", o até hoje vogal do Conselho Fiscal da FPF insistiu na explicação da sua relação com Pedro Guerra. " Pedro Guerra sempre me pediu ajuda sobre informação financeira numa troca normal de informações e esclarecimentos, verbalmente ou por email, o que fiz sempre com todo o gosto. No caso da FPF até para evitar especulações e na defesa da própria instituição. Isto fez, aliás, de Pedro Guerra um defensor enérgico da actual direcção da FPF", lê-se.
Horácio Piriquito não deixa, também, de expressar a opinião sobre as revelações dos emails, garantindo que nada do que partilhou com Pedro Guerra constituía segredo. "O acesso criminoso a conversas privadas permite estes abusos, truncá-las, ajustá-las aos interesses de cada um. Foram utilizados factos e dados disponíveis em qualquer documento público da FPF. Nenhuma informação confidencial foi passada para a praça pública".
O juiz do TAD tem que se demitir porque disse que era "sempre verde" , isto segundo o estado lâmpianico.
ResponderEliminarOra e os outros juizes (padres) que vão todas as semanas para dentro do relvado e que assumiram todos serem lapiões, não teriam que se demitir? ( Verissimo, Capela , Mota, etc...) é só ver as suas páginas de facebook
Quem não tem que se demitir, NUNCA são todos aqueles dos emails e dos Vouchers, esses NUNCA !
ResponderEliminarAfinal de contas estão todos a prestar um valoroso serviço à Nação.
Que o diga o do IPDJ que nunca teve problemas com os que matam, batem e roubam pois são simples sócios e adeptos organizados.
Porquê ficarmos todos sem aqueles que tão bem fazem à Nação e ao desporto?
Porquê ficarmos todos sem aqueles que educam a moral, a ética e a boa conduta?
Nem pensar, NUNCA !
Será por isso que o Horácio piriquito apagou o que escreveu no Facebook sobre a situação q o levou a demitir se????
ResponderEliminarEstes adeptos corruptos irão passar anos nos tribunais. Irão gastar muitas dezenas de milhares de euros apenas em processos, para além das condenações. O clube está mais que falido, a seguir são eles.
ResponderEliminarO Benfica está a ficar demente. Então alegam clubismo de um elemento quando diariamente são desmascarados elementos encarnados nos mais diversos cargos que gerem o futebol português com intervenção directa na própria competição?!
ResponderEliminarQuanto mais corruptos, mais vivem numa realidade paralela.
Desespero, hipocrisia e falta de vergonha na cara!!!
ESTÃO DESESPERADOS, JÁ NÃO SABEM O QUE MAIS FAZER, TODAS AS SEMANAS, CAI MAIS UM BALUARTE DA ROUBALHEIRA VERMELHA. AGORA É O SPORTING COITADOS. SABEM QUE MAIS?! DÁ-LHE PORTO
Eliminaro Falcato ao menos pagava do próprio bolso os bilhetes jeitosos sem os pedir a um seara qualquer...
ResponderEliminarjá o Lucas Pires...
o benfica mete nojo, deve ser encerrado e todos os seus dirigentes presos.
O Falcato pagava? Tens a certeza? O facto de se desconhecer quem pagava os bilhetes achas que o desculpa?
EliminarVer o benfica a inventar estes casos é deprimente e ridiculo...
ResponderEliminarComo o amigo do Seara, o Lucas (parece que não se aproveita um Lucas no futebol) que recebia prendas de graça no valor de 500 euros, foi posto em causa, toca de inventar um caso por o SCP ter um adepto nos outros juizes.
E como não arranjaram pagamentos feitos por fora nem posts de ódio visceral ao benfica, como no caso do Miguel Lucas Pires, veem com um post banal e uma resposta banal do facebook pra tentar destruir a reputação do juiz do TAD.
Diria que o benfica está no mais baixo possivel, mas têm conseguido superar-se todas as semanas no campeonato do lodaçal.
https://www.tribunalarbitraldesporto.pt/files/Lei_74-2013.pdf
ResponderEliminar"2 — São designadamente motivos específicos de im- pedimento dos árbitros do TAD:
a) Ter intervindo, em qualquer qualidade, na questão em litígio;
b) Deter vínculo profissional ou de outra natureza com qualquer das partes no litígio.
3 — Quem for designado para exercer funções de árbitro deve revelar todas as circunstâncias que possam suscitar fundadas dúvidas sobre a sua independência e imparcia- lidade."
É legítimo que um árbitro adepto de um clube se deva recusar a arbitrar litígios envolvendo esse clube.
Mas isto foi numa disputa de um castigo ao Saraiva.
Já o Miguel Lucas Pires que julgou a favor do benfica no caso dos vouchers andou a pedir bilhetes para o benfica ao Fernando seara.
Um é sportinguista e reduz uma pena.
Outro abusa do poder que tem/compromete-se e julga um caso que mancha todo o futebol português.
http://oartistadodia.blogspot.ro/2017/11/a-defesa-de-miguel-lucas-pires.html?m=1
Fifique a ser ridículo.
ResponderEliminarOs árbitros só TAD podem ter clubes como é evidente.
NÃO PODEM É PEDIR "FAVORES" AOS CLUBES!
O Benfica é só porcaria. Não escapa nada, adeptos, sócios, mulheres, homens, filhos, tudo porcaria da mais corrupta que pode haver. Deviam começar a levar umas pingas na rua, perder empregos e descriminados. Tudo porcaria do mesmo saco.
ResponderEliminarAmigos e encornados é no que dá.....MERDA!
ResponderEliminarO benfica é a vergonha nacional, então o gajo é do Sporting e só por isso têm que se demitir? Ahah, essa é boa, se por acaso ele em vez de reduzir o castigo tivesse aumentado eu queria ver se eles queriam a demissão...energumenos. E quem é que essa gentalha rafeira pensa que é para exigir que alguém de outra entidade que não é a deles se demita? Mas eles pensam que mandam nos outros ou quê? São ridículos, já não sabem mais para onde se virar com tanta polémica em volta deles, estão desesperadas as papoilas xD
ResponderEliminar