04 outubro 2017

Oleiros "não quer dinheiro", quer o...Sporting; Doumbia falha Juve; Pai de Adrien. "Decisão da FIFA é injusta, aberrante e estúpida"

Revés para Jorge Jesus nas próximas três semanas: Seydou Doumbia vai ficar afastado dos relvados por mais três semanas, depois de já ter falhado o clássico com o FC Porto, no último domingo, à conta da lesão sofrida diante do Barcelona, a 27 de setembro.
O avançado costa-marfinense, que não se juntou à concentração da respetiva seleção, vai falhar, entre outros (Oleiros, Chaves, U. Madeira e Rio Ave), o jogo com a Juventus, referente à terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, a 18 de outubro, constituindo baixa de peso na equipa leonina, uma vez que era aposta assumida do treinador do Sporting na prova milionária.
No entanto, o tempo de paragem de Doumbia acaba por ser menor do que o perspetivado por Marc Wilmots, numa fase inicial: o selecionador da Costa do Marfim tinha previsto uma ausência de dois meses.

A festa da Taça de Portugal é para se jogar em Oleiros e não "em Coimbra ou Leiria". A defesa desta teoria é feita, à RR, por Paulo Urbano, vereador de Desporto da edilidade da Beira Baixa.
O autarca "lamenta" a alegada intenção do Sporting de se fazer representar com os juniores no jogo marcado para o dia 12 de Outubro, estando em causa o "respeito pelos milhares de adeptos" dos leões no concelho.
Paulo Urbano explica que todos os requisitos impostos pelos regulamentos estão a ser cumpridos por uma vasta equipa camarária que promete até esta sexta-feira (data da última vistoria) ter tudo a postos. A saber: controlo de acessos ao Estádio por meio electrónico; sistema de segurança de vídeo-vigilância (CCTV); plano de segurança e evacuação aprovado pela Protecção Civil; forças de segurança reforçadas para o dia do jogo; aumento da capacidade do recinto através de bancadas amovíveis devidamente certificadas (2.500 lugares sentados); e iluminação adequada para transmissão televisiva do encontro.
O vereador responsável pelo pelouro do desporto rebate a questão económica, sublinhando que a Câmara tem capacidade financeira para cumprir com todas as obrigações exigidas.
Paulo Urbano confirma que os leões tentaram levar o jogo para Coimbra ou Leiria, a troco de "algumas compensações" (receita e outras), cenário que foi de imediato travado.
"Não é a componente financeira que nos interessa. Queremos receber o Sporting e trazer a festa da Taça ao interior do país", vinca.
O autarca lembra que na região vivem muitos adeptos leoninos e que o concelho viveu recentemente o flagelo dos incêndios, pelo que a presença de um dos "grandes" do futebol português seria "merecido".
Paulo Urbano confirma ainda que a Câmara investiu recentemente num novo sintético (há 15 dias), substituindo o anterior, que tinha 11 anos. O piso do Municipal de Oleiros "é de última geração e certificado pela Federação Portuguesa de Futebol".
O vereador compreende que o Sporting possa utilizar "uma mescla" de jogadores da equipa principal e dos "bês".
No entanto, se o emblema de Alvalade utilizar os juniores, Paulo Urbano espera um desafio mais equilibrado e, quem sabe, capaz de permitir que a ARCO (Associação Recreativa e Cultural de Oleiros) "possa passar esta eliminatória da Taça de Portugal".

"Decisão da FIFA é injusta, aberrante e estúpida". Uma decisão "injusta", "aberrante" e "estúpida" da FIFA. O pai de Adrien Silva reage, em entrevista à RR, à recusa da FIFA quanto à validação do controverso processo de transferência do médio do Sporting para o Leicester City, que tanta tinta tem feito correr desde o encerramento do mercado de transferências de Verão.
Esta quarta-feira, 34 dias após o encerramento da janela de movimentações de jogadores, o Comité de Estatuto do Jogador da FIFA rejeitou o registo da inscrição do internacional português pelos "foxes", decisão que impede o atleta de alinhar pelos britânicos até 31 de Dezembro.
O processo da transferência prolongou-se 14 segundos para além da hora do encerramento do mercado. Ora, é com base nesse residual atraso, cujas explicações não foram ainda cabalmente prestadas por todas as partes envolvidas, que Manuel Silva aponta todas as armas ao organismo que tutela o futebol mundial.
O progenitor do ex-capitão leonino não esconde a indignação pelo fecho do processo mas, apesar da contestação, a realidade é que a Adrien Silva nada mais resta do que estar pronto para alinhar pelo Leicester já a partir do primeiro dia de 2018.
"Tenho de aceitar", começa por dizer, algo resignado mas com uma postura que se alteraria no discurso e tom de voz aplicado ao comentário que se seguiu.
"Acho que as pessoas que estiveram envolvidas nisto é que têm de pôr a mão na consciência. É uma situação injusta, completamente. É uma grande frustração, por apenas 14 segundos mas o que é que vamos fazer? Temos de aceitar e trabalhar para estar prontos a 1 de Janeiro", salienta, dando conta do estado de espírito do filho.
"Já falei com o Adrien e ele sente-se como alguém que queria jogar e que é impedido de o fazer por 14 segundos", assegura, criticando de forma aberta e dura aquilo que considera ser as prioridades da FIFA, liderada por Gianni Infantino.
"A FIFA é um organismo suíço e frio", atira, com ironia à mistura. "A FIFA está mais preocupada com os lucros do que com os jogadores. Neste caso, não estão preocupados com a situação do jogador. Se fosse por um atraso de cinco minutos, ainda admitia que tínhamos errado. Agora, por 14 segundos, quando sabemos como funciona a informática... é impressionante. Mas eu também percebo a posição deles. Se eles aceitassem [confirmar a transferência de Adrien Silva], há muitos outros casos que já aconteceram e eles seriam criticados. Acho que é uma coisa completamente aberrante. É mesmo estúpido", remata.
A perspectiva desportiva mas, também, emocional de um pai que partilha da dor de um filho, leva Manuel Silva a acreditar piamente que, ao nível físico e mental, Adrien estará preparado para merecer a confiança de Fernando Santos e ser incluído nos 23 convocados da Selecção Nacional para o Mundial 2018.
Regressando aos relvados em Janeiro, o luso-francês vai muito a tempo de recuperar a boa forma física que o caracteriza e chegar a Junho em "ponto rebuçado".
"Mentalmente, [Adrien Silva] está preparado para regressar. É um jogador que faz parte do grupo e em quem o seleccionador confia. Regressando em Janeiro, estará pronto para chegar em força a Junho e ao Mundial", garante Manuel Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...