12 outubro 2017

FC Porto oficializa compra e renovação de Aboubakar; Dragões apresentam prejuízo de 35,3M€ mas cumprem com a UEFA; Negócio Rafa. Braga vendeu e recomprou percentagem ao dono do Mónaco

Depois de um resultado negativo de 58,4 milhões de euros em 2015/16, os dragões reduziram os prejuízos para 35,3 milhões em 2016/17, e já apresentam um fluxo de caixa positivo, que ascende aos 22,7 milhões de euros, com o administrador da SAD do F. C. Porto, Fernando Gomes, a explicar que os números do exercício provam que o clube entrou "num novo período nas suas finanças".
Em relação ao acordo de "fair-play" financeiro estabelecido com a UEFA, o dirigente portista explicou a razão pela qual o prejuízo de 35,3 milhões de euros não vai contra o princípio do mesmo.
Para 2016/17, os dragões tinham-se comprometido a não apresentar um prejuízo superior a 30 milhões de euros, mas neste valor não se incluem os custos com a formação, as amortizações (exceto com passes de jogadores), impostos sobre o rendimento e custos com o próprio acordo.
Assim, descontando os 9,9 milhões de euros que se incluem nestes parâmetros referidos, o prejuízo nominal (35,3) resulta num resultado negativo de 25 milhões de euros, o que garante, de imediato, uma alavanca de cinco milhões para os próximos exercícios.
O acordo com a UEFA prevê que o F. C. Porto possa apresentar resultados negativos de 20 milhões de euros esta época, 10 milhões em 2018/19 e chegar ao "break-even" (nem lucro nem prejuízo) em 2019/20.
No entanto, e tendo em conta os cinco milhões de euros que já conseguiu reduzir ao valor da temporada passada, Fernando Gomes garantiu que o objetivo da SAD é cumprir o acordo mais rapidamente do que está previsto.
O dirigente confirmou que os custos com o pessoal baixaram - "e vão baixar ainda mais" -, esclarecendo que o F. C. Porto não está, nem nunca esteve, impedido ou condicionado pela UEFA na contratação de jogadores.
"O que a administração decidiu foi, num determinado mercado de transferências, só comprar na medida em que se for vendendo. Por exemplo, se vendermos 50 milhões de euros, não gastamos mais de 50 milhões de euros. O treinador e a administração da SAD estão em sintonia com esta nova filosofia do clube", garantiu Fernando Gomes.

O FC Porto anunciou esta quinta-feira a compra dos restantes 60 por cento do passe de Vincent Aboubakar aos franceses do Lorient, a troco de 7,2 milhões de euros, passando a deter a totalidade dos direitos económicos do internacional camaronês, que renovou com os dragões até 2021.
A cláusula de rescisão do avançado de 25 anos mantém-se nos 50 milhões.
Aboubakar chegou ao FC Porto em 2014, proveniente do Lorient, mas só esta época está a conseguir afirmar-se por completo, sob a alçada de Sérgio Conceição. Em nove jogos oficiais, apontou oito golos.

SAD do Braga negociou Rafa com a Browsefish Limited, fundo que pertence ao russo Dmitri Rybolovlev. A SAD explicou, no último Relatório e Contas, a operação financeira que envolveu o negócio do Rafa desde a compra ao Feirense, em 2013, e a venda ao Benfica, no verão do ano passado. Sendo assim, o Braga anunciou um lucro total de 9,3 milhões de euros com o internacional português, mas também reportou que parte significativa desse encaixe (7,15 milhões de euros) ocorreu na época de 2013/14, através da venda de 40% do passe do jogador à Browsefish Limited, um fundo de investimento que, segundo o Football Leaks, pertence ao russo Dmitri Rybolovlev, dono do Mónaco e que tem em Jorge Mendes um dos principais parceiros (a Gestifute, do empresário português, também tinha 40% do passe de Rafa, que vendeu ao Braga, no início de 2016, por "quatro milhões de euros").
No entanto, no Relatório e Contas de 2013/14, é referido que a SAD recebeu "11,56 milhões de euros" com a venda de Edinho, e "parte dos direitos financeiros dos atletas Diego Costa, Rafa, Núrio e Pedro Tiba". Ora, e segundo foi noticiado na altura, a SAD garantiu mais do que sete milhões de euros só com a transferência de Diego Costa do Atlético de Madrid para o Chelsea (o Braga tinha ficado com 20 por cento de uma mais-valia), que a juntar aos tais 7,1 milhões de euros adiantados por Rafa ultrapassava, desde logo e por uma larga margem, o valor anunciado na altura (11,56 milhões). Fonte da SAD garantiu, porém, que o encaixe relativo à transferência de Diego Costa não foi totalmente contabilizado nesse relatório, tendo sido diluído por vários anos, explicando dessa forma a discrepância de valores.

18 comentários:

  1. O FCP não cumpre com a UEFA, porque esta exigiu para este ano -30M de resultados líquidos, o que não foi o que aconteceu. O FCP apresentou -35M de resultados líquidos. Até aqui mentem.
    O desespero dos papalvos continua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihihihi falou o porco guerra.

      Eliminar
    2. É o que dá só ler as gordas...

      Eliminar
    3. Não saber ler dá nisto.

      Eliminar
    4. Os papalvos não andam a gastar dinheiro em pensões vitalicias a viuvas de bebados moçambicanos

      Os papalvos não têm ordenados em atraso a Cristante, Ola John, Talisca e JJ.

      Vai.te matar cartilheiro

      Eliminar
  2. Se não sabe ler não se pode fazer grande coisa...

    ResponderEliminar
  3. Faz-nos um favor, senhor do primeiro comentário, meta aí o seu nome para termos o prazer de saber com quem estamos a falar

    ResponderEliminar
  4. NÃO ACREDITO NADINHA NAS CONTAS DO FCP. Aquilo deve ter mais

    ResponderEliminar
  5. Deve ter, a parte do vender milhões e tirar 17M num passivo de 500,jogadores que pertencem a um empresário, vender não comprar ninguém e dinheiro no grilo, e para terminar, o financiamento do clube com a venda de cocaína

    ResponderEliminar
  6. Compra do abuba, melhor notícia

    ResponderEliminar
  7. As contas do porto não da para acreditar as do braga é que são muito limpas basta estar la vendas e compras metendo o jorge mendes(super benfiquista) que já esta ai barraca

    ResponderEliminar
  8. Mas alguém acredita nas contas do Porto???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já devem andar a gastar para no terceiro ano do acordo com a meo

      Eliminar
    2. Mas tu que és um gajo inteligente, estudaste para isso, vais esclarecer-nos quanto ao que está mal! Força.

      Eliminar
    3. Ja pagaram a familia do Feher?!

      As benesses da porta 18 não deviam servir apenas para construir universidades da droga e cidades desportivas da tanga.....deviam pagar os vossos compromissos, cartilhados assassinos

      Eliminar
  9. As camélias lampionacas andam azaradas.
    Comprem o Marcano.......risos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomara eles lol. O marcano sozinho é melhor que todos os que la estão juntos.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...