Manuel Machado não muda uma palavra na sua opinião sobre as fortes desigualdades financeiras e competitivas entre os três "grandes" e os restantes clubes do campeonato português.
O treinador do Moreirense tinha evidenciado, após a goleada (3-0) sofrida frente ao FC Porto, que as disparidades de orçamento e atenção mediática em Portugal facilitavam resultados pesados e faziam das equipas ditas pequenas "carne para canhão" no "campeonato dos três".
Esta sexta-feira, em conferência de imprensa de antevisão do confronto com o Sporting, para a sétima jornada do campeonato, Manuel Machado reforçou a sua opinião, que "não resulta de uma amostra pequena":
"Quando chegarmos ao final do campeonato, veremos que o diferencial se vai acentuar de forma muito clara. O FC Porto e o Sporting [lideram com pleno de vitórias] sublinham e subscrevem aquilo que eu disse. O Benfica tem tido um início de época menos bom, mas não desmente a grande clivagem que há no futebol português, que tem de ser repensado."
O técnico dos cónegos pediu "alterações de fundo, quer a questão da centralização dos direitos e a melhor e mais equitativa distribuição dos meios financeiros, quer uma outra via para resolver o problema, como complemento para a alteração do quadro competitivo".
Machado deu como exemplo os resultados de FC Porto e Benfica na Liga dos Campeões, para evidenciar a falta de competitividade existente no futebol português: "[Acontece] aquilo que verificámos, vem um Besiktas, que não é um clube de ponta nas competições internacionais, e sobrepõe-se a um expoente nacional, o FC Porto, e vem um CSKA, que também não é [de ponta], e consegue ultrapassar o Benfica.
O Sporting informou ontem a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de todos os montantes gastos e recebidos no mercado de verão. Salta à vista um balanço positivo de 23,5 milhões de euros correspondentes a 51,8 milhões de saídas de jogadores e de 28,3 milhões relativos a entradas, mas aqui não estão contabilizadas as comissões pagas a agentes e empresas no âmbito destas transferências. No que diz respeito a contratações e empréstimos, o Sporting gastou 5,495 milhões em comissões, a que se somam mais 3,15 milhões em saídas, o que perfaz 8,645 milhões de euros neste mercado de verão pagos em despesas de intermediação.
Interessante também é a forma como o Sporting acautela os seus interesses futuros. De todos os futebolistas que pertenciam aos seus quadros e que rescindiram rumo a outras paragens, só existiu um que os leões não ficaram com direito de preferência – o extremo francês Hadi Sacko que viu o Leeds acionar a opção de compra no valor de dois milhões de euros. Os restantes 14 só sairão para outro clube, do atual onde estão, se o Sporting não cobrir a melhor oferta. E entre esses jogadores estão consagrados como Adrien, Teo Gutiérrez, Rúben Semedo ou Beto.
O SPORTING informou a CMVM????
ResponderEliminarO sporting fez o que faz todos os anos em setembro e em janeiro (no fim dos mercados de transferências), publicou no seu jornal toda a informação sobre entradas e saidas (empréstimos ou compras/vendas) com toda a informação, valores, comissões (e a quem), clausulas anti-rivais, percentagens de passes mantidos e vendidos, etc... Maior transparência do que esta não existe...
Não comunicou nada à CMVM, não sei donde vem esta burrice do FdJ...
O Fora de Jogo não tem «jornalistas» competentes?
Eliminarponho entre aspas porque nem sei se são jornalistas encartados que escrevem aqui...
Acrescente-se que é o unico clube nacional que o faz desta forma, o porto no seu relatório de compras costuma mostrar o valor global das comissões, o braga já tentou fazer parecido ao Sporting (uma vez) e o benfica nem em relatório de contas põe o valor das comissões.
EliminarO que é publicado todos os anos em Setembro e Janeiro desde que BdC entrou é da mais pura transparência pois faz um resumo sobre todas as entradas e saidas, com os valores da transferência, comissões e a quem, premios de assinatura, clausulas anti-rivais, percentagens de passe mantidas, clausulas de mais valias, data final, etc...
Podem ver aqui
https://www.facebook.com/polikpt/posts/10209852700577817?pnref=story
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarCaro António tem aqui o comunicado do SCP à CMVM:
ResponderEliminarhttp://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR65867.pdf