29 setembro 2017

"O Benfica está a ser investigado por corrupção ativa na atividade desportiva"; Rui Vitória mantém confiança da SAD. Vieira enfrenta a contestação; "Quando o Benfica faz ferozes ataques à arbitragem, está tudo bem"

A revista Sábado avançou esta quinta-feira que um juiz da Comarca de Lisboa terá impedido a realização de buscas a Luís Filipe Vieira, Pedro Guerra e Paulo Gonçalves. "Juiz impediu PJ de fazer buscas a Vieira", assim é o título da revista Sábado, que esta quinta-feira revela numa reportagem pormenores de uma operação montada em julho pela Polícia Judiciária - um mês depois da revelação do "caso dos emails" por Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto -, e que acabou interrompida após a decisão de Jorge Marques Antunes, juiz na Instrução Criminal da Comarca de Lisboa".
"O que retiro essencial, do meu ponto de visto, é esta passagem: o tipo de crime que está a ser investigado é corrupção ativa na atividade desportiva. O que a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária está a investigar, o que o Ministério Público está a investigar, é corrupção ativa na atividade desportiva. É disso que se trata, é isso que está a ser investigado. O Benfica, Pedro Guerra, Adão Mendes, toda essa gente de que temos falado", afirmou Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto.
O dirigente salientou ainda que a situação pode ser pior do que inicialmente apresentada. "A dada altura diz-se que há depoimentos, na investigação, que vão além do que tem sido revelado aqui, no Porto Canal. A minha interpretação é que a PJ iniciou uma investigação e que já apurou mais do que foi dito aqui. Ora, o que aqui foi dito já é grave. Se há mais, o Benfica está com sérios problemas. É o que me parece."

"Quando o Benfica faz ferozes ataques à arbitragem, está tudo bem". Francisco J. Marques utilizou o programa "Universo Porto" desta semana para abordar o texto de reflexão de Fernando Gomes sobre o atual clima que se vive no futebol português.
"Mais do que palavras, importa ter ações concretas. O futebol português precisa de ações concretas que consigam regular o que não está regulado, ou está regulado mas não é cumprido. Este problema das claques é claríssimo e muito evidente, e hoje mesmo a UEFA abriu um processo disciplinar ao Benfica pelo comportamento dos adeptos em Basileia. Das poucas imagens que vi do jogo, vi que estava pejado de faixas da claque. E nós sabemos que o Benfica está com pena suspensa durante dois anos por causa de problemas muito sérios que aconteceram em Madrid. O que aconteceu frente ao Atlético de Madrid não é diferente daquilo que acontece em Portugal, a diferença é que a UEFA agiu e em Portugal não acontece nada", começou por dizer.
O texto publicado na revista France Football desta semana, que fala nos "sinais do declínio do futebol português" e de "uma claque que já esteve envolvida em incidentes que levaram à morte de adeptos adversários", foi também utilizado por Francisco J. Marques para deixar um reparo ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
"O texto da France Football põe a nu as fragilidades do futebol português. O texto de Fernando Gomes, que aproveito para saudar pela eleição para o Comité Executivo da FIFA, tem um problema grave. De que adianta vir pedir paz quando não se faz nada para que a paz exista? Gostava de lembrar que, neste mesmo programa, não há muitas semanas, revelamos que o anterior presidente da Assembleia Geral da Liga, Sr. Dr. Carlos Pereira, enviou para o Benfica, para Pedro Guerra, um ficheiro com SMS do telefone de Fernando Gomes. Não era uma mensagem, como se andou a dizer. Posso garantir que são mais de 100. E o Dr. Fernando Gomes, sobre isso, não se pronunciou", referiu.
"No futebol português há um clube acima das regras. E o Benfica acha isso natural. Não há nenhum responsável do Benfica que aceite reger-se pelas mesmas regras. João Gabriel disse, em entrevista, que título do FC Porto era tributo aos árbitros. Fernando Gomes não veio, na altura, falar do clima e da linguagem. Quando o Benfica faz "ferozes ataques à arbitragem", está tudo bem. Quando é o FC Porto que faz um ataque ao ambiente e aos comportamentos irregulares do Benfica, já há problema. Estamos perante a denúncia de comportamentos irregulares", finalizou

Vieira enfrenta a contestação. Cerca de 48 horas depois do descalabro de Basileia, Luís Filipe Vieira está preparado para enfrentar hoje algumas vozes de contestação. O emblema da Luz tem marcada uma assembleia geral ordinária com o objetivo único de apreciar e votar o relatório de gestão e as contas da época 2016/17, mas os responsáveis benfiquistas já sabem que esta deverá ser uma ocasião aproveitada por muitos adeptos no sentido de pedirem explicações pelos últimos resultados menos conseguidos da equipa.
Marcada para as 20h30 no pavilhão nº 2 da Luz, a reunião não arrancará por certo antes das 21h, uma vez que a primeira hora seria apenas válida se estivesse presente mais de metade dos sócios do clube – neste caso, falamos sempre em dezenas de milhares de pessoas. Ainda que não contem com a tal maioria, os dirigentes benfiquistas aguardam forte afluência, não tanto pela votação das contas – estas são amplamente positivas e não deverão ter resistência na aprovação –, mas sim pelo momento da equipa de futebol. Como é habitual, Luís Filipe Vieira fará desde logo uma primeira intervenção para os sócios, com o vice-presidente Nuno Gaioso a dar depois seguimento com a explicação dos resultados. É a seguir dada a palavra aos associados e, mesmo depois das possíveis respostas de Gaioso, o presidente encarnado está pronto para voltar a intervir no final, caso os ânimos venham a exaltar-se.
Os dirigentes benfiquistas estão conscientes de que a provável maior adesão à AG desta noite está diretamente ligada ao mau momento da equipa, mas também sabem que, à imagem do que aconteceu no final do jogo em Basileia, uma grande fatia dos adeptos segue com a equipa. Existem, porém, algumas minorias mais contestatárias e Luís Filipe Vieira tem acauteladas eventuais críticas ao planeamento da época.

Rui Vitória mantém confiança da SAD. No rescaldo de mais uma derrota, a terceira da temporada, começou a pairar sobre os encarnados um cenário de maior fragilidade da posição de Rui Vitória no comando técnico da equipa. Segundo apurou o jornal Record, todavia, este é um cenário que, por esta altura, nem sequer se coloca na SAD benfiquista, que está determinada em manter a estabilidade e retomar rapidamente o caminho das vitórias.
De acordo com as informações recolhidas pelo diário, Luís Filipe Vieira nem sequer sentiu a necessidade de transmitir um particular voto de confiança ao treinador após a goleada sofrida em Basileia, pois o lugar do treinador nunca esteve em causa. Apesar de os resultados estarem longe de serem animadores – na Liga, os tetracampeões nacionais estão em 3º e, na Champions, o apuramento para os ‘oitavos’ está amplamente comprometido pelas duas derrotas nas jornadas inaugurais –, o presidente benfiquista considera que a solução para infletir o grupo rumo a uma linha vitoriosa não passa pelo despedimento do treinador, que em abril último renovou até 2020. A convicção é de que esse cenário poderia causar ainda mais instabilidade. Afinal, esse processo implicaria um ‘recomeço’ quando a época ainda nem vai a meio.
Com apenas seis vitórias nos primeiros 11 jogos da época, Rui Vitoria nunca ganhou tão pouco desde que chegou à Luz. Na sua primeira época, somava em período homólogo mais uma vitória (7), apesar de também ter averbado na altura quatro derrotas, ao passo que agora leva três, mais um par de empates. Já na última campanha, os encarnados contavam por esta altura oito vitórias e apenas uma derrota, sendo os outros dois embates somados por empates. A dita época de estreia serve também de exemplo para a postura que os responsáveis encarnados adotam neste momento. Afinal, a águia chegou a ter aí sete pontos de atraso para o líder Sporting e veio a ganhar-lhe... nove, acabando a festejar no Marquês de Pombal com dois de avanço sobre os leões.

16 comentários:

  1. CORRUPTOS
    CORRUPTOS
    CLUBE DO REGIME SÓ GANHA COM COLO
    NOJO DE CLUBE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, bem sabemos q o Porto a todos enoja. Nada de novo.

      Eliminar
    2. Deves achar que fazer-se se sonso muda alguma coisa.
      Só há um cluibe de regime em PT.
      Só há um clube nojento que só ganha com colo.
      Só há um TRETA campeão em PT.
      2ª divisão é pouco para o nojo em que se transformou este clube.
      Gente nojenta em todo o lado a passar a cartilha.
      Clube da estratégia de propaganda típica de ditaduras.

      Eliminar
    3. yup, desde as ligações ao Urgel até ao devaneios do senil Pintinho, passando pela colocação de ex-árbitros intimamente ligados ao clube no painel do jornal O Nojo para manipular a opinião pública ao bom estilo de uma ditadura, que o Fruta Chocolate e Putas sempre foi um nojo. Espanta-me é como só agora descobriste isso, estiveste em coma nos últimos 30 anos?

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    5. Cartilhado mais ridículo.
      é colo em excesso

      Eliminar
    6. É isso, é. Eu entendo que, como grande burro que és, só saibas escrever aquilo que o insolvente te ensinou, e quando confrontado com factos, saem comentários como esse, em que não sabes o que hás-de dizer, por isso, o termo cartilhado no teu comentário é demasiado irónico, porque tu sim és um cartilhado, mas um cartilhado muito fraquinho. É só lidares com o facto que és muito limitadinho e que a inteligência foi algo que passou por ti e andou.

      Eliminar
  2. O Fora de Jogo é o novo púlpito de um corrupto de Contumil. Quanto ganham à peça?

    ResponderEliminar
  3. Que nojo de dirigentes que estão no SLB!

    VERGONHA NACIONAL!

    ResponderEliminar
  4. Sportinguistas e Portistas uma pergunta...

    quando o carnide for jogar para a segunda liga, como vamos fazer em termos de campeoantos?

    fazemos Pentas à vez?
    um ano ganho eu no outro ganhas tu?
    eu faço um tri, depois voces um Tetra, depois nós um Penta?

    vá lampionagem toca a sair daqui que isto é conversa para gente grande!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que isso já foi feito entre 1985 e 1995, entre o PC e o Fernando Martins, João Santos e depois com o Damásio. Este, até teve a lata de eleger o pintinho para presidente da Liga.

      Pois, mas depois a lampionagem diz que o Sporting está feito com os do norte, como se eles não o tivessem feito bem antes.

      Os boificas corruptos são como as putas, que chamam às outras aquilo que elas são.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. "sportinguistas", "ganhar" e "grande" no mesmo comentário. Não tivesse olhado para o meu monitor e achava que estava num espetáculo dos Monty Python.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  5. Fdx, inBestigado por corrupção activa?

    Então o Francisco Jota Marques ainda está a esconder mais e-mails, pois até agora só mostraram tráfico de influências, coacção, escutas telefónicas, etc.



    ResponderEliminar
  6. Isto é um blog do porto mas só fala no glorioso.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...