22 novembro 2016

Rui Vitória e o novo reforço do Benfica; Vieira falou em roubos e escândalo

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi suspenso por 60 dias por lesar a honra de João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), segundo o acórdão publicado esta terça-feira.
De acordo com o documento, datado de 15 de novembro, o Conselho de Disciplina (CD) da FPF decidiu, por unanimidade, condenar o presidente 'encarnado' por ter lesado a honra e a reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros, com a suspensão, acrescida de uma multa de 3.445 euros.
Luís Filipe Vieira estava acusado de, no final do empate do Benfica na receção ao Vitória de Setúbal (1-1), da segunda jornada da I Liga, disputado em 21 de agosto, ter contestado a nomeação do árbitro Manuel Oliveira, da associação do Porto, para este encontro.
O CD deu como provado que o presidente do Benfica "confrontou" João Ferreira e, entre outras afirmações questionou "porque tinham nomeado este árbitro para dirigir o Benfica", afirmando que o árbitro "tinha roubado três penáltis ao Benfica na época passada", querendo saber qual era "o critério de escolha do árbitro" e insistindo que "o Benfica já tinha sido roubado na época passada pelo árbitro em causa".
Contudo, a acusação não deu como provado que Vieira tenha dito "'se querem que eu faça guerra então vão tê-la". Mais dizendo "isto é um escândalo, é um autêntico roubo'".
O CD entendeu que a abordagem do dirigente 'encarnado' "formula um juízo depreciativo e injurioso que viola a dignidade e a honra profissionais desse agente de arbitragem e também da competição desportiva, na medida em que cria um manto de suspeição sobre a atuação do árbitro e do próprio CA, quando se questiona sobre os critérios da sua nomeação, fazendo pairar sobre o mesmo a intenção de alterar a verdade desportiva", excluindo, então, que "tal comportamento não se vê justificado pelo exercício lícito da sua liberdade de expressão".
O facto de Luís Filipe Vieira ser reincidente nesta infração, pela qual já foi punido em 2013/14 e 2015/16 duplicou as penas, tendo ainda sido imputado ao presidente do Benfica o pagamento das custas do processo, num total de 408 euros.
No próprio dia em que foi anunciada a suspensão de Luís Filipe Vieira, o Benfica anunciou o recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), considerando que o acórdão do CD da FPF contém "erros graves".
"No entendimento da Benfica SAD e do seu presidente do conselho de administração, o acórdão do CD da FPF revela erros graves e notórios na apreciação da prova, valorizando quase em exclusivo o depoimento de uma das testemunhas em detrimento das demais arroladas quer pela própria acusação, quer pela defesa", pode ler-se no comunicado que o Benfica divulgou na sua página na Internet.
O clube da Luz faz saber que irá recorrer para o TAD, confiando que "a anterior jurisprudência desse tribunal superior se confirme e se obtenha a anulação da decisão da FPF" e denuncia que o acórdão do CD sancionou Luís Filipe Vieira com 60 dias de suspensão ainda que tenha dado "como não provadas as declarações iniciais que deram origem ao processo disciplinar".
No comunicado, o presidente do Benfica reiterou que "em nenhum momento proferiu quaisquer expressões injuriosas ou grosseiras, nem mesmo aquela -- a única, diga-se -- que sustenta a condenação vinda de referir, ou seja, a de que o árbitro do jogo em causa tinha roubado três penáltis ao Benfica na época passada" e confirmou tão só que "questionou os critérios do Conselho de Arbitragem da FPF que haviam determinado a nomeação de tal árbitro".
Luís Filipe Viera fez notar ainda que as suas observações foram feitas "num espaço reservado, com urbanidade, sem qualquer grosseria ou gestos menos próprios, e fora do espaço público -- ao invés do que tem sido conduta dominante nos últimos tempos por parte de outros dirigentes".

"Hermes?" O treinador do Benfica não quis comentar as notícias que dão conta de um pré-acordo com Hermes, lateral-esquerdo do Grémio que estará a caminho da Luz a custo zero.
«Há tanta coisa com que me preocupar… não vou falar do que vem nos jornais», limitou-se a dizer Rui Vitória em conferência de imprensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...