15 setembro 2016

Dois craques do Sporting 'desviados' de Portugal?; Mais uma baixa no Benfica

A Federação de Futebol de Cabo Verde convidou Gelson Martins e Rúben Semedo para integrar a selecção "AA" nacional, estando ambos os jogadores, que têm descendência cabo-verdiana, a ponderar sobre a proposta recebida e em deixar a Selecção Nacional portuguesa eventualmente "pendurada".
A revelação foi feita, à RR, pelo presidente federativo daquele país dos PALOP. Vítor Osório endereçou um "convite formal" e presencial ao extremo e ao defesa-central do Sporting, em Junho deste ano, quando ambos estiveram de férias em Cabo Verde.
"São dois jogadores que gostaríamos de ver na nossa selecção. Estiveram cá de férias no Verão passado e fizeram uma visita de cortesia à Federação, altura em que fizemos um convite formal para que pensassem na disponibilidade de integrar a selecção de Cabo Verde", começa por adiantar Vítor Osório, relatando que os dois atletas responderam que iriam "pensar, para o futuro".
Ainda assim, o líder da Federação de Cabo Verde tem consciência da dificuldade burocrática do processo que, em boa verdade, ainda está na sua génese.
"Sabemos que, por questões profissionais, os jogadores descendentes de cabo-verdianos, não podem dar respostas imediatas. Mas a expectativa que temos em relação a esses dois jogadores e a outros é que se disponibilizem para a selecção nacional", prossegue, mostrando-se "esperançoso" de que os dois produtos das escolas do Sporting possam aceitar o convite, "fintando" as eventuais pressões dos clubes e que ouçam os apelos dos familiares que residem no arquipélago.
"Os familiares já estão a puxar para que eles manifestem essa vontade. Temos a noção da complexidade do mundo do futebol e a pressão dos clubes e outros factores mas mantemos essa esperança", frisa Vítor Osório.
Gelson Martins e Rúben Semedo já registam internacionalizações pelas selecções jovens de Portugal mas os regulamentos da FIFA permitem, nestes casos, que qualquer jogador possa optar por representar outra nação no escalão "AA".
Ora, desbloqueando-se a vontade dos atletas e havendo acordo a outros níveis, a chamada à selecção principal de Cabo Verde caberá sempre, em derradeira análise, "ao seleccionador". "Naturalmente, terá de haver vontade prévia do jogador para integrar essa convocatória. O seleccionador e a equipa técnica tratam dessas questões, tal como o departamento de futebol", recorda o líder federativo.
A propósito de seleccionador de Cabo Verde, depois de Felisberto Cardoso, cuja orientação levou ao falhanço no apuramento para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2017, a Federação vira-se agora para um regresso deveras especial. Lúcio Antunes, rotulado como o "Mourinho de Cabo Verde", deverá ser anunciado na próxima semana, pelo que caberá ao técnico de 50 anos a decisão final quanto aos "dossiers" de Gelson Martins e Rúben Semedo.
Lúcio Antunes comandou os "tubarões azuis" entre 2010 e 2013. No último ano de actividade na selecção cabo-verdiana, guiou a equipa aos quartos-de-final da CAN. Com regresso praticamente carimbado, terá pela frente a missão de qualificar a nação para o seu primeiro campeonato do mundo, a ter lugar na Rússia, em 2018.

Mais uma baixa. Andreas Samaris lesionou-se, esta quinta-feira, durante o treino matinal que o Benfica realizou, no Seixal, engrossando a lista já de si bem extensa de indisponíveis para Rui Vitória.
O médio internacional grego contraiu um entorse de grau dois na tibiotársica esquerda e estará ausente dos relvados por um período que rondará as quatro a seis semanas.
Assim, o helénico falhará, desde já, o encontro de segunda-feira, frente ao Sporting de Braga, para a quinta jornada da Primeira Liga, para além dos próximos compromissos dos tricampeões nacionais.
O regresso aos relvados deverá apenas surgir no final de Outubro.
A vaga de problemas físicos que tem atingido o plantel do Benfica com toda a força parece, assim, não ter fim à vista.
Para além de Samaris, o técnico das águias debate-se igualmente com os casos clínicos de Jonas, Danilo, Rafa, Fejsa, Jardel, Jovic, Mitroglou e Jiménez.

1 comentário:

  1. Os "chás" milagrosos têm a seu preço mais tarde... Que o diga Nuno Assis entre outros de outras modalidades...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...