22 setembro 2016

Atenção JJ! Avisa quem o conhece: Campbell a jogar à esquerda só facilita a vida ao... lateral contrário

Lançado a titular pelo lado esquerdo do ataque na visita a Vila do Conde, Campbell foi um peixe fora de água nos 45 minutos em que esteve em campo. Sem arte para desequilibrar no ataque, o costa-riquenho deu ainda mais nas vistas pela falta de rigor defensivo, ao deixar o lateral Bruno César desamparado no combate frente à ala direita do Rio Ave. As dificuldades evidenciadas na hora de defender não são compatíveis com as exigências próprias de um extremo no 4x4x2 de Jorge Jesus e podem ajudar a cortar pela raiz essa aposta do técnico, que ainda procura a melhor forma de encaixar o sonante reforço no onze.
“Não sei se ele se vai adaptar bem ao sistema tático de Jorge Jesus, jogando pela esquerda. Em 4x4x2, não é fácil jogar no lado esquerdo, porque ele não defende. Não ajuda muito o lateral, por natureza, mas pode ser que Jesus consiga mudar isso e ensiná-lo. É preciso tempo e trabalho”, explicou, ao jornal O Jogo, Leandro Salino, que foi colega de equipa de Campbell no Olympiacos, em 2013/14.
A opinião do lateral brasileiro é partilhada por Josef Miso, atual treinador do Universidad da Costa Rica, que desafia o técnico dos leões a convencer o extremo a sacrificar-se em prol da equipa. “Custa-lhe participar no processo defensivo. Ele tem todas as condições para ajudar mais o lateral, mas ainda lhe falta adquirir alguma capacidade de sacrifício. Tem de se mentalizar de que isso é muito importante para vingar na Europa”, sublinha o técnico.
No plano ofensivo, Miso aplaude o “futebol alegre” de Campbell com a bola nos pés e assegura que, no sistema 4x4x2, as virtudes do internacional costa-riquenho convidam Jorge Jesus a testá-lo numa posição mais centralizada. “Penso que podia minimizar o seu problema defensivo e ainda o ajudaria a ser mais decisivo no ataque, fazendo-o atuar como segundo avançado; é assim que costuma jogar na seleção da Costa Rica”, frisa o treinador, acrescentando que posicionar o camisola 7 dos leões numa das faixas laterais “só faria sentido num cenário onde a equipa jogasse em 4x3x3”.
Recordando os desequilíbrios provocados pelo antigo colega no lado direito do Olympiacos, precisamente em 4x3x3, Leandro Salino garante que a colocação de Campbell à esquerda só facilita a vida ao... lateral contrário.
"No Olympiakos jogávamos num 4-3-3 e ele era o extremo-direito. Nessa posição, que acho ser a melhor para ele, era fácil criar desequilíbrios, porque ia sempre para dentro com velocidade. Depois como remata bem torna-se num jogador perigoso. Na esquerda, Campbell é mais fácil de marcar, pois só tem duas hipóteses: avançar e cruzar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...