05 fevereiro 2016

Proposta do Sporting a Carrillo seria ilegal? "Não pagar impostos é crime fiscal punível"

A questão foi lançada por Elio Casareto, representante de Carrillo, aos microfones da Rádio Renascença, na passada quarta-feira: “É tempo de o senhor Bruno de Carvalho explicar aos sócios do Sporting qual a proposta que fez para a continuidade de Carrillo. Que mostre a documentação e diga ‘isto foi o que propus e esta foi a forma de pagar’. Deve essa explicação aos sócios e adeptos.” Ora, a documentação, divulgada no “football leaks”, revela que a proposta feita a Carrillo previa um vencimento de dois milhões de euros líquidos esta época, três na próxima e quatro na seguinte. Mas os valores relativos à intermediação, que envolvia ainda os direitos de imagem do jogador, seriam pagos no estrangeiro, sujeitos à carga fiscal vigente no país domiciliário. Segundo o jornal O Jogo escreve, esse país seria Malta, onde a taxa tributária é de 7%, substancialmente inferior aos 45% praticados em Portugal.
Camilo Lourenço, jornalista especializado em economia e perito na matéria, avaliou a situação para o diário. “Os clubes têm utilizado offshores para tentar fugir à lei. Se existir algo parecido com o Sporting ou outro clube português para não pagar impostos em Portugal, isso é crime fiscal punível por lei. Espero que o fisco e a Procuradoria- Geral da República investiguem. Se se confirmarem as suspeições geradas pelo agente de Carrillo [Elio Casareto], tal deve ser averiguado, porque os responsáveis do Sporting devem comunicar os movimentos de dinheiro às autoridades portuguesas”, concretizou Camilo Lourenço, antes de passar a esclarecer: “Não é ilegal trabalhar com offshores, mas tal tem de ser comunicado para efeitos fiscais. Os auditores têm a obrigação de apertar e não podem colocar certificados de contas quando têm reservas de monta. Em alguns casos, isso acontece. Estamos a falar de um problema legal e fiscal.”

16 comentários:

  1. Não pagar impostos é crime.

    Sedear o pagamento de direitos num outro país pode ser crime ou não. Depende de múltiplas variáveis.

    Malta é um país da União Europeia com um regime fiscal atractivo como é por exemplo o Luxemburgo.

    Não é propriamente uma off-shore sem qualquer tipo de transparência como as Ilhas Caiman ou as Ilhas Virgens que só servem para lavar dinheiro.

    O Camilo Lourenço é muito bom na análise económica, mas também gosta muito de incendiar as opiniões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esquece lá isso, o Carrillo já assinou.

      Eliminar
    2. O Camilo Lourenço é bom na análise econômica?????

      Eliminar
  2. Estamos a falar de um dos melhores especialistas em economia português, que ao que sei pouco liga ao futebol, mas tu é que sabes e o Camilo é o incendiar.
    Ai calimeros nunca deixem de existir, que se não isto nem metade da piada tinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto não liga a futebol que escreveu o livro de José Veiga com o título "Como tornar o Benfica campeão". Nunca deixes de existir...

      Eliminar
    2. Tanto não liga a futebol que escreveu o livro de José Veiga com o título "Como tornar o Benfica campeão". Nunca deixes de existir...

      Eliminar
    3. Foi o co-escritor de um livro com o José marinho (esse sim apreciador de futebol) sobre uma pessoa ligada ao futebol, não sobre o Benfica, é diferente, isso faz dele apreciador da modalidade? Que nunca deixes tu de existir, e que a cabeça te continue a a inchar como nos últimos 14 anos

      Eliminar
    4. Ele é bom a falar de economia, mas (se percebesses alguma coisa do que escreves) saberias que isto de análise económica tem muito pouco.

      Como eu disse, isto pode ser crime ou pode ser totalmente legal. Aliás, o próprio Camilo acaba por reconhecer isso mesmo (o que obviamente só comprova o caráter incendiário das declarações).

      Mas, claro, à luz dos olhos da lampionite é tudo crime.

      Deve ser do hábito de terem um presidente com cadastro, um director que vende droga no clube e um ex-diretor (por sinal amigo do Camilo) preso há dois dias por corrupção.

      Eliminar
    5. Por acaso até sou licenciado em economia pelo iscte lol, mas tu pelos vistos percebes muito, mas de português não percebes, porque não viste aqui escrever que era ilícito ou que deixava de ser, apenas a concordar, se falarmos de prémios podem ser pagos por via "externa" (queiras ou não chamar offshore) agora um salário de um actividade feita em território nacional, por uma empresa nacional, não pode, venhas tu do buraco que quiseres, e queiras inventar o que quiseres. A tua mãe ainda não chegou para te desligar o pc? Bonecos da Internet.
      Já que es um expert em economia sabes o que é custo de oportunidade? o meu está bastante alto por estar a gastar o meu latim contigo

      Eliminar
    6. Mas, claro, à luz dos trinca bolotas nada é crime.

      Deve ser do hábito de terem muitos presidentes com cadastro (J Gonçalves-confesso corruptor de árbitros- e Sousa Cintra, por exemplo), vários presidentes e membros da Juve Leo (Machao, Fernando Mendes, Mustafá) que vendem há largos anos droga no clube e um ex-agente preso há dois dias que tanto ajudou o saportem nas suas negociações com jogadores como o João Pinto (condenado por fraude fiscal).

      Eliminar
    7. É verdade, e ainda falta o Ribeiro "2000 euros" Cristovão que está a caminho da cadeia por ter colocado dinheirinho na conta de um arbitro assistente (o que vai fazer com o Saportem junto ao record de 4 anos sem sofrer penaltis e ao record de maior numero de penalties a seu favor, seja o único clube do mundo que se prova que corrompeu e nada aconteceu)...

      Eliminar
    8. e por ultimo, falta o celebre artur da Silva, antigo presidente do conselho fiscal do sporting, famoso burlão e cadastrado e claramente o herói do badocha e do anónimo das 17:50... a sua lista de crimes é tão grande que não existe espaço disponível para a descrever aqui... mas deixo o link... https://pt.wikipedia.org/wiki/Artur_Baptista_da_Silva

      Eliminar
  3. O especialista não afirma que existe fraude fiscal e até coloca a hipótese de tal ser legal.
    Deve ser pratica comum de muitos clubes. Moral é eticamente errado não quer dizer que seja ilegal

    ResponderEliminar
  4. Não acradito que o mê sporteng foçe nesa de nao pagare impoztos! lá por já termos sido condenados no caço jão Pinto, ná quer diser que samos vigaristas!

    ResponderEliminar
  5. É de rir às gargalhadas ver a lampionagem tão preocupada com o Sporting e a falar de ex-dirigentes, quando têm tanto para onde olharem dentro de casa. Leiam lampiões! Informem-se:


    http://www.record.xl.pt/fora-campo/detalhe/buscas-na-luz-por-trafico-de-droga-971273.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Justica/Interior.aspx?content_id=4748888

    https://arquivodabola.wordpress.com/2010/10/02/joao-rodrigues-escolhia-arbitros-para-o-slb/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...