06 janeiro 2016

Domingos "chumba" Suk; crítica contratação e deixa críticas a Lopetegui

Domingos Paciência considera que a contratação de Suk põe em causa o trabalho da formação do FC Porto, confessando dificuldade em entender a aposta da SAD azul e branca no avançado sul-coreano do Vitória de Setúbal.
O asiático, terceiro melhor marcador da Primeira Liga, será o primeiro reforço de Inverno dos dragões, a troco de 1,5 milhões de euros e prepara-se para assinar contrato por cinco temporadas.
Em entrevista à RR, o antigo avançado portista e ex-treinador de Suk no Bonfim começa por dizer que o asiático não é um jogador que reúna os pergaminhos exigidos para um profissional "à Porto".
"Para um clube com a dimensão e exigência do FC Porto, é um jogador que me deixa algumas dúvidas. Tecnicamente, não é muito evoluído e, para um clube em que a qualidade técnica tem de sobressair e onde a diferença tem de existir, é um jogador que não é evoluído. O tempo o dirá. Pelo que vi, pelo que observei quando trabalhei com ele, é a análise que faço", sustenta.
Mas mais: Domingos cataloga mesmo a contratação de Suk como comprometedora dos valores da formação, na mesma posição do terreno, como sejam André Silva ou o seu filho Gonçalo Paciência – emprestado pelos dragões à Académica. Todavia, Domingos faz questão de dizer que a sua opinião nada tem a ver com o caso de Gonçalo, porque o primogénito ainda tem muito caminho a percorrer.
"O Gonçalo está num período de crescimento e é natural que precise de jogar e de crescer para se afirmar. O FC Porto precisa de uma primeira opção como avançado e essa opção não é o Suk. Isto vai pôr em causa o trabalho da formação, sobretudo no caso do André Silva. Se se anda a investir na formação e se os jogadores querem ter espaço, quando se vai buscar outros jogadores, sejam eles estrangeiros ou portugueses, é natural que a formação do FC Porto seja posta em causa", analisa.

Críticas a Lopetegui: "Esperava-se que o FC Porto fosse mais equipa". Virando a agulha para o actual momento desportivo do FC Porto - delicado, sobretudo após as ondas de choque que a derrota com o Sporting provocou -, o treinador e ex-jogador dos azuis e brancos mostra-se também crítico para com Julen Lopetegui.
Domingos adopta um tom lectivo para com o técnico basco, explicando-lhe, à distância, que a contestação de que é alvo é normal no universo de um clube habituado a ganhar. Até porque, nesta altura, o plantel já devia estar a render mais.
"Esperava-se que o FC Porto fosse mais equipa, que cativasse mais e tivesse um jogo mais consolidado. Vieram jogadores referenciados como grandes jogadores, com muita qualidade e que estão aquém das expectativas. É natural que essa insatisfação possa existir. A opinião é generalizada. Toda a gente sabe que o FC Porto joga noutros patamares, tem ambições muito grandes e que apresenta sempre muita qualidade no seu jogo e é isso que não está a acontecer neste momento. A insatisfação é compreensível", completa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...