08 dezembro 2015

Pedro Proença quer convencer os 'grandes' a repartir as receitas televisivas pelos outros

Não se trata de tirar aos ricos para dar aos pobres mas é uma ideia que, para frutificar, precisa do ‘sim’ daqueles clubes que ou já celebraram excelentes contratos de direitos televisivos ou que se preparam para o fazer. Pedro Proença foi apanhado de surpresa pela notícia do contrato entre a NOS e o Benfica e tem para propor uma espécie de mecanismo de solidariedade que permita que parte das receitas dos grandes clubes provenientes dos direitos televisivos possa ser distribuída pelos clubes da 1.ª Liga com um menor potencial de mercado. A ideia estará sobre a mesa na reunião de direção na sexta-feira e poderá ser debatida na assembleia a realizar ainda este mês, escreve o jornal Record.
O Benfica, note-se, é um dos clubes com assento numa direção da Liga onde se contam ainda FC Porto, Sporting, Rio Ave, V. Guimarães, Oliveirense, Freamunde, Portimonense e ainda Hermínio Loureiro, representando a FPF. O clube da Luz fez-se representar em cinco reuniões e aprovou também, logo na primeira reunião, o Business Plan para os próximos 4 anos, onde constavam todos os grandes objetivos e onde foi aprovada a centralização dos direitos TV. Uma estratégia que foi aprovada por unanimidade.
A chegada de Pedro Proença à Liga implicou um novo modelo de governança, passando os clubes a ter poderes executivos e as decisões a ser tomadas, em reunião diretiva, por maioria. A responsabilização de Pedro Proença pelo facto de ter falhado, até ver, o objetivo da centralização dos direitos televisivos não morre solteira, pois era um objetivo comum sobretudo dos clubes representados na direção da Liga, entre os quais o Benfica. Agora, a Liga estuda uma forma de encontrar um mecanismo de solidariedade que diminua o fosso de receitas entre os grandes e os outros, na certeza de que sem pequenos não há grandes e sempre apontando para a sustentabilidade das competições e dos clubes.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Coitadimho sim dividam os outros entre eles não há problema,o benfica divide com ele próprio

    ResponderEliminar
  3. Coitadimho sim dividam os outros entre eles não há problema,o benfica divide com ele próprio

    ResponderEliminar
  4. Hehe, vocês são mesmo atrasados mentais!

    Chorão da luz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...