05 dezembro 2015

Bruno de Carvalho deixa dúvidas ao acordo do Benfica com a NOS. Encarnados sofrem vários ataques (Leia a opinião na integra)


Bruno de Carvalho escreve, este sábado, um artigo de Opinião no jornal Record. As críticas ao Benfica são várias. Leia o artigo na integra. 

QUO VADIS, FUTEBOL?

Depois de uma semana entre Moscovo e Pequim, volto a Portugal para ver um País com um novo Governo, novas expectativas, novos anseios e novas incertezas. Afinal, a vida é feita de mudança e evolução.
Depois de refeita a minha ‘curiosidade social’, dei uma espreitadela ao nosso futebol. E, confesso sem grande espanto, tudo na mesma. Nada se altera, nada evolui, nada se integra, nada se conjuga. A mesma lengalenga de sempre. E ninguém diz nada, somos supérfluos de conteúdos e parcos de palavras. Vive-se num clima de ‘terror’. Uns porque querem ser tão populares que cometem o pecado da uniformização de respostas, quer se faça bem ou mal. Outros porque decidem colocar processos, a torto e a direito, para tentarem desesperadamente silenciar quem os incomoda.

Alguns exemplos do nosso futebol:
1 Chego a Portugal e sou brindado com uma carta do Tribunal onde o Benfica, num processo sem qualquer interesse, de um merchandising que nunca vi, alarga o espectro dos visados a mim. A estratégia agora passa por qualquer processo que o Benfica levanta ao Sporting CP me colocar, a mim, enquanto cidadão, em causa (com a desculpa de ser Presidente do Sporting Clube de Portugal), a fim de me tentar condicionar na vida profissional e pessoal. Maior baixeza apenas tenho visto em animais rastejantes. Mas isso é feito com requintes muito próprios: em vez de me fazerem notificar no domicílio profissional, colocam em documentos que serão públicos a minha morada familiar, o que acredito ser a primeira vez que é feito na história do futebol.

2 Sou confrontado com processos contra ‘tudo o que mexe’ no Sporting CP: eu, Jorge Jesus, Octávio Machado, Jaime Marta Soares… enfim, quem comete o ‘delito’ de se referir ao Benfica leva com um processo jurídico. Mas estes processos têm claramente duas finalidades:
a) Tentar escamotear o caso da caixa e dos vouchers, o não cumprimento do artigo 62.º do Regulamento Disciplinar e a respectiva condenação prevista, que é a descida de divisão, com a criação de ruído e barulho para que a opinião pública ache que também o SCP corre algum perigo de penalização similar. Esta chama-se a táctica da contra-informação: fazer muito barulho para que as pessoas deixem de se focar no essencial e comecem a ficar apenas com os famosos ‘sound bites’;
b) Com tantos processos em tribunal fica claro que a grande luta do Benfica de conquista do ‘tri’ se fica numa estratégia de conquista do ‘tri-bunal’. Como diz o povo, ‘quem não tem cão, caça com gato’.
3 A estratégia assumida pelos clubes sobre os direitos televisivos foi pública: centralização dos mesmos. Já com esta Direcção da Liga todos os seus membros votaram a favor do ‘business plan’ que previa essa mesma centralização. O Benfica foi um dos que votou a favor desse plano. Agora faz mais um ‘negócio do século’ e renega toda a estratégia por si próprio votada, colocando o futebol português em causa, e não falo do Sporting CP, pois tem contrato até 2018, o que significa que estamos serenos. Coloca em causa os médios e pequenos clubes e traça um destino de quase fatalidade para a 2.ª Liga.
A Direcção da Liga faz um comunicado ambíguo "a bem da estabilidade do futebol português" e guarda uma posição para depois da sua reunião da próxima semana. Coincidentemente, ou não, o Benfica promete explicações do negócio em conferência na mesma data.
Fico feliz de ver o futebol tão ‘alinhado’, mas fico com uma curiosidade: depois dos comunicados à CMVM da NOS e do Benfica, o que existe para explicar? Será que, afinal, esses comunicados omitiam informação relevante ao mercado, situação gravíssima, ou teremos aqui mais um compasso de espera para alinhar posições e discursos? Vamos todos ser brindados com uma conferência de "somos 14 milhões, por isso todos nos querem", ou virão com a teoria dos bastidores que são apenas 25 milhões de euros pelos direitos televisivos e 15 milhões pelo exclusivo da BTV? Ou teremos uma terceira via de dizer que o comunicado não estava certo e existiam outros ‘activos’ envolvidos? Confesso que a curiosidade mórbida me leva a querer ver o próximo episódio. Ao estilo de novela mexicana, acho que a próxima semana vai ser recheada de ‘flique-flaques’ e cambalhotas mortais.

4 Por fim, Rui Vitória adoptou um discurso que termina sempre nos árbitros: os erros, tem de lhes ser dito que erram, estão sempre a errar, erram muito. Agora o Benfica incumbiu o seu treinador da tarefa de pressionar a arbitragem. Não chegava ter de treinar uma equipa que está em processo de conhecimento do seu novo treinador e suas metodologias, e integração de novos jogadores… dar-lhe, em acumulação, esta tarefa de pressão contínua é, na minha opinião, contraproducente. Ficam desde já novamente convidados os dirigentes do Benfica a assinar a nossa proposta de vídeo-árbitro e começarmos em conjunto a lutar pela implementação da mesma. Assim, em vez de andarmos a lamentar constantemente, seremos pró-activos. Mas acrescento hoje um novo convite: falemos em conjunto, e de forma pública, demonstrando a capacidade de elevação e de fair play do futebol português num evento onde analisaremos ao pormenor a arbitragem e, já agora, as exibições em cada jogo desta época dos dois clubes, estando este convite alargado a mais clubes que o queiram fazer. Assim todos demonstrarão que não se fala só por falar, que a linguagem não é utilizada para pressionar mas que todos apenas queremos mostrar os factos verdadeiros e contribuir para um futebol melhor.

Depois desta minha análise a uma semana fora de Portugal, vamos para a Madeira e venha de lá esse futebol, o bonito, o atractivo, o que mexe com os corações de milhões de pessoas, aquele que até ao momento lideramos!

16 comentários:

  1. Para de falar sobre os outros
    Trata sa tua casa
    Iso é so dor de cotovelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iso Iso eram anos a mais que deveria ter ficado na escola. Assim escusava de envergonhar Camões e ser um bronco alcoólico como a maioria dos benfiquistas.

      Eliminar
    2. És capaz de ter razão ó lagartito. P sentir vergonha alheia basta apenas ler os escritos q o Bruninho tem distribuído pela net e jornais. N sei se o moço é um bronco alcoólico mas comporta-se como tal.
      P deixar de escrever sobre o Benfica, clube ao qual dedica claramente mais tempo q ao Alcochetense, é necessário ir à China. Só assim acalma o estado febril do bicho.

      Eliminar
  2. Ainda bem que o Benfica existe, caso contrário mais uma espécie na lista de extinguidos.
    Lidar com obcecados não é fácil, mas devemos ser o mais tolerante possível para quem sofre desta desordem mental

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque hoje o Luis Filipe Vieira nem fala do Sporting na entrevista do Expresso nem nada que se pareça... Vai lá arrear na mulher e encher o copo com tinto maduro.

      Eliminar
  3. Este dorme e acorda a pensar no Benfica.Bem podias gastar essa "pica" toda a tentares resolver os problemas do teu clube que não são tão poucos como isso.Este tipo é bipolar,primeiro ataca espumando de raiva tudo e todos,no minuto seguinte,apela ao fair play a bem do Futebol português.O que parece mesmo ser,é um caso agudo de psiquiatria.

    ResponderEliminar
  4. Por que nao te callas? Ver este pancudo presidente a falar sempre de um clube que nao e' o dele... e' passar um atestado de mediocridade ao sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pança de cerveja é característica de um clube que começa por B e termina em enfica. João Gobern ou Pedro Guerra são bons exemplos disso. Do desleixo benfiquista e aptidão pelo alcoól.

      Eliminar
    2. E, no entanto, o maior bêbado, a comentar nas televisões portuguesas, é adepto dos chorões cor de sapo. É parecido com o líder dessa agremiação e tudo, tal a maneira que trinca bolotas. Ai RO(in)C, RO(in)C...

      Eliminar
    3. Espera umas semanas pois o Toni já se despediu do Irão, dentro de dias já está a distribuir bafo de vinho de pacote na TV

      Eliminar
    4. Algumas pessoas aqui são b.u.r.r.a.s, dizem que BdC tá sempre a falar no slb, mas se é uma entrevista onde lhe fazem perguntas relacionadas diretamente com o slb, o que querem que ele diga? Antes de lhe apontarem o dedo deviam olhar primeiro para si e ter vergonha na cara de fazer comentários ridículos.

      Eliminar
    5. Caro burrico das 14.55... Se calhar as perguntas aparecem pq se sabe q o Bruninho começa logo a espumar da boca só de ouvir falar no Benfica. É tanto qto sei os posts do Bruninho no Fbook são apenas uma resposta à obsessão q ele tem pelo Benfica.

      Eliminar
  5. Pois...é pena o inzebio já ter falecido...

    Chorão da luz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...