A Altice, que comprou a PT em junho, está a falar com muitos clubes da I Liga para avaliar a disponibilidade para venderem os direitos televisivos dos seus jogos, confirmou o jornal DN junto de dois clubes do principal escalão do futebol português.
Os três grandes – Benfica, FC Porto e Sporting – estão entre as sociedades desportivas sondadas pela Altice, multinacional liderada por Patrick Drahi e de que o português Armando Almeida é acionista. Segundo fontes conhecedoras do processo, a Altice está interessada em ficar com a generalidade dos direitos televisivos, que desde sempre têm estado na mão da Olivedesportos, de Joaquim Oliveira.
Os contratos não seriam para vigorar no imediato, mas a partir de 2018 – boa parte dos clubes tem acordos em vigor até essa altura – e a Altice está a pensar em trazer para Portugal uma das suas insígnias de televisão, como a MCS – Ma Chaine Sport – ou então a BFM TV, porque a Altice está também para entrar no capital da Next Rádio TV, casa-mãe da rádio RMC e da BFM TV.
Esta movimentação acontece quando havia dentro da Liga uma forte corrente para a centralização dos direitos na organização dos clubes, de forma a conseguir aumentar o bolo pago pelos jogos do campeonato. Pedro Proença foi eleito presidente da Liga com uma indicação sobre isso no programa.
Hoje, reconhece-se na Liga, é muito difícil a centralização dos direitos, mas fala-se na negociação centralizada. Pedro Proença não quis falar, mas entende-se que é qualquer coisa como definir as faixas horárias mais convenientes e alguns blocos de jogos e de patrocinadores, presume-se, de modo a obter uma receita maior para os clubes.
O grupo de televisão e de empresas de telecomunicações liderado por Drahi dá assim continuidade a uma estratégia que os grupos de telecom em Portugal também estão a tentar seguir – diferenciar a oferta com conteúdos próprios, porque o negócio do telefone, fixo ou móvel, tem as margens muito esmagadas devido à concorrência e por terem sido permitidos demasiados players. Nesta semana o presidente da PT, Paulo Neves, assumiu no Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações em Lisboa, que a Meo está interessado em todos “os conteúdos úteis e os melhores” para melhorar a experiência dos seus clientes de televisão. Mas o equilíbrio dos operadores num mercado regulado pode estar em causa com novas estratégias. A PT continua a ser o líder do mercado das comunicações, embora haja notícias de que os concorrentes têm ganho quota recentemente.
Premier League continua na BTV? Até dia 15 de dezembro está aberto o leilão para os direitos da Premier League em Portugal, que no último biénio foram ganhos pela Benfica TV (BTV ), mas não é líquido que o canal do clube mantenha esses conteúdos. Tudo indica que a Meo também está interessada e que a PT fará uma proposta.
Antes da BTV, era a Sport TV que exibia os jogos, tal como acontecia com as ligas francesa e italiana, cujos jogos nesta época passaram também para a BTV.
Na semana que agora termina, a Altice anunciou a conquista dos direitos exclusivos da Premier League para França e Mónaco e não exclusivos para Luxemburgo, Suíça e Andorra, pagando uma soma perto dos cem milhões de euros anuais, bem acima dos 65 milhões/ano que pagava o Canal Plus pelos mesmos direitos e que foi agora batido pela Altice. Foi sobretudo uma afirmação estratégica de longo alcance da Altice como um dos grandes operadores nesta área.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...