05 setembro 2015

Cartão verde vem aí. Avançado do Sporting com destino marcado. FC Porto mais velho e experiente no ataque à Champions. Benfica mais novo e inexperiente

Uma das equipas mais jovens e menos experiente da última edição da Liga dos Campeões envelheceu. E não foi apenas um ano. Comparando a lista entregue anteontem pelo FC Porto à UEFA com a elaborada há cerca de um ano por Julen Lopetegui, é impossível não notar um aumento da média de idades em mais de dois anos (24,09 para 26,45). Para isso muito contribuiu a alteração da política de contratações da SAD, que durante o defeso privilegiou a aposta em atletas mais maduros, como Casillas (34 anos) ou Maxi Pereira (31), dois dos três trintões selecionados agora pelo treinador. O outro foi Helton (37), que por esta altura, em 2014, ainda se encontrava a recuperar de uma rotura do tendão de Aquiles, sofrida na parte final da época anterior, frente ao Sporting.
O peso dos dois guarda-redes e do lateral, de resto, é igualmente percetível na maior experiência europeia que este grupo apresenta em relação ao anterior. Só o espanhol, o brasileiro e o uruguaio juntos contabilizam mais encontros (314) realizados nas várias competições da UEFA do que os 22 inscritos para a fase de grupos da Champions (309) em 2014/15. Por isso, ninguém estranha que a média de jogos internacionais deste lote (29,36) seja mais do dobro da anterior (14,05). E isto mesmo contando com três jogadores (Layún, Corona e Danilo) que ainda não conhecem a sensação de participar numa partida europeia. Mas há um ano, quatro (Andrés Fernandez, Brahimi, Rúben Neves e Aboubakar) também eram “virgens” nestas andanças.

Benfica mais novo e inexperiente. O Benfica vai iniciar a participação na fase de grupos da Champions com um grupo mais extenso do que o do FC Porto (24 contra 22), mas um pouco menos experiente nas provas europeias. A média de jogos dos jogadores dos encarnados é de apenas 21,21, já que são nove os atletas que ainda não se estrearam ou somam menos de cinco aparições. Mesmo assim, a diferença na média de idades é mínima: 26,04 das águias contra 26,45 dos dragões.

Labyad nos Emirados Árabes Unidos. Zakaria Labyad, o extremo marroquino que não teve lugar no plantel leonino, está a caminho dos Emirados Árabes Unidos, onde deverá assinar contrato com um poderoso clube daquele país.
O jogador de 22 anos tem em mãos uma grande proposta e tudo aponta para que o seu destino seja mesmo o golfo pérsico.

Cartão verde? Os árbitros da segunda divisão italiana de futebol, a iniciar no fim-de-semana, vão estrear o uso do cartão verde para recompensar os jogadores com atitudes exemplares de fair-play.
“O cartão verde é uma recompensa para todos os atletas que se evidenciem por atitudes de fair-play, tanto em benefício do jogo, como do desporto em geral”, explicou o presidente da Serie B, Andrea Abodi, durante a apresentação do campeonato.
Esta iniciativa já foi testada nos escalões de formação em Itália. No entanto, o cartão verde vai estrear-se profissionalmente no Cesena-Brescia, no sábado.
Caso um jogador interrompa uma acção ofensiva para auxiliar um adversário lesionado ou reconheça perante um árbitro ter cometido uma falta pode ser admoestado com um cartão verde.
No final da temporada, o jogador com mais cartões verdes acumulados será premiado, embora a recompensa não esteja ainda definida.
Michel Platini, presidente da UEFA e candidato à liderança da FIFA, defendeu também a introdução do cartão branco, cujo objectivo seria a expulsão temporária de um jogador, ao invés do cartão vermelho, em que o jogador é excluído do jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...