Um troféu repleto de momentos inesquecíveis como os 5x0 aplicados pelo Porto ao grande rival em plena Luz, ou os 3x0 impostos pelo Sporting aos dragões num jogo emocionante em Paris, capital francesa.
De facto, a Supertaça é uma competição prestigiosa de ter no palmarés do clube. Basta relembrar que em 37 edições apenas 5 clubes tiveram o privilégio de levantar o troféu: Boavista, Benfica, Porto, Sporting e Guimarães.
A última vitória da parte de um "pequeno" (e que "pequeno") foi do Boavista em 1997.
O domínio portista na competição foi o grito pós-revolução de que havia uma nova potência em Portugal para se opor ao Benfica.
29 participações em 37 edições que valeram 20 títulos, 12 dos quais ganhos ao Benfica. De resto, as águias só venceram os dragões por uma vez. Já o Sporting venceu as 4 finais disputadas entre os dois clubes.
No entanto, o Porto não se qualificou (pelo segundo ano consecutivo) e amanhã há Dérbi Eterno: Sporting v Benfica!
O Sporting leva 7 títulos em 8 participações! Os leões são a equipa mais eficiente da competição.
Já o Benfica, apenas 5 em 16, sendo assim a menos eficiente (atrás do Guimarães, com 1 em 3).
O Benfica tem assim a oportunidade de começar aqui uma inversão da história e conquistar a sua primeira bi-supertaça, comprovando assim de uma vez por todas aquilo que se suspeita: este pode ser o melhor Benfica pós-25 de Abril.
Já o Sporting quer provar que é um verdadeiro candidato ao título, para tal basta revalidar o título que ganhou pela última vez em 2008.
Sporting e Benfica encontraram-se por duas vezes na Supertaça: uma conquista para cada lado da 2ª Circular. O último confronto deu-se em 1987. Com o Sporting a vencer por 4-0 em duas mãos.
Antecipa-se assim uma partida de futebol emocionante, em que ambos os clubes têm tudo para fazer história num campeonato que se antecipa como um dos mais competitivos de sempre.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...