Quem conhece Miguel Ángel Moyá recomenda-o e não confunde amizade com profissionalismo, porque analisando o guarda-redes espanhol tão fria mente quanto possível por quem com ele dividiu balneário, treinos e competição, a imagem que passa é a de um “portero” com todas as condições para se impor na baliza do FC Porto.
“Vai exigir o melhor Helton. Aos 31 anos estará mais maduro e na plenitude das suas qualidades. Com todo o respeito que me merece o Helton, por tudo aquilo que fez no FC Porto, Moyá tem condições para lutar de igual para igual pelo lugar e quem vai sair a ganhar com isto é o FC Porto”, apontou Miguel, que coincidiu com o espanhol no Valência em 2009/10 e 2010/11.
As palavras de Ricardo Costa – também ele jogador do emblema che, na segunda temporada do guarda- redes – não destoam muito das do antigo jogador do Benfica: “Depois do Atlético de Madrid, está mais do que preparado para jogar num clube como o FC Porto”.
A mesma ideia é partilhada por Nunes, companheiro de Moyá no Maiorca entre 2005/ 06 e 2008/ 09: “Helton tem o passado no FC Porto que fala por ele, mas Moyá tem condições para ser titular, tal como demonstrou no Atlético de Madrid”.
Experiência, segurança e capacidade de liderança foram características associados ao espanhol pelos três portugueses ao longo da conversa que mantiveram com o jornal O Jogo. Mas há mais. “É nesta altura um jogador muito experiente, habituado a grandes ambientes, com estrutura psicológica para lidar com a pressão e gerir a competição”, argumentou Ricardo Costa. Fundamental será a adaptação, mas até nisso terá vantagem. “Vai enquadrar- se muito bem no FC Porto e o plantel vai perceber rapidamente que tem ali um jogador importante, que ajuda muito dentro do balneário”, sublinhou o central português do PAOK. “Tenho a certeza que os outros jogadores vão apreciá-lo muito rapidamente. Com Lopetegui e os outros espanhóis do plantel mais fácil se vai tornar”, rematou Nunes.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...