A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a "desenvolver diligências" de averiguação relativamente à possibilidade de o Sporting poder vir a exibir o patrocínio da Guiné Equatorial nas camisolas da equipa de futebol na temporada de 2015/16.
Na sequência de uma queixa formalmente apresentada pela eurodeputada socialista Ana Gomes, na qual questionava o organismo supervisor e requeria mais informações sobre as notícias divulgadas sobre este assunto, a CMVM respondeu, por carta, ter iniciado diligências em articulação com o Banco de Portugal sobre a matéria.
A CMVM garante estar "a desenvolver diligências no caso em concreto no sentido de apurar o cumprimento dos deveres de diligência simples ou reforçada em matéria de verificação das fontes de financiamento e/ou riqueza, tal como previsto nos normativos legais e regulamentares de controlo e prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo".
A denúncia de Ana Gomes foi enviada para a CMVM a 29 de Maio, 10 dias depois de Carlos Vieira, vice-presidente do Sporting, ter admitido que "é possível" que uma empresa da Guiné Equatorial esteja interessada em patrocinar o Sporting.
Aquele país do ocidente africano, no qual impera um regime ditatorial, tem uma das mais elevadas taxas de violação de direitos humanos do mundo. A Guiné Equatorial faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde 2014.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...