24 novembro 2014

Lugar de William Carvalho em risco?

O Sporting está a preparar soluções alternativas para o meio-campo que não incluem William Carvalho, escreve esta segunda-feira o jornal O Jogo. 
O internacional português está longe da forma exibida na época passada e tem sido vítima da estratégia defensiva dos adversários desde que, em Guimarães, o Vitória limitou a capacidade de construção dos leões, pelo que, diz saber o diário, o treinador Marco Silva prepara soluções que podem dar novas armas ao sector, prescindindo do médio-defensivo já na partida de amanhã, frente ao Maribor, no tudo ou nada na Champions, tal como sucedeu na segunda metade da receção ao Paços de Ferreira.
Em causa está o recurso a uma dupla no meio-campo que proporcionou ao Sporting uma nova dinâmica na segunda metade desse encontro, formada por Adrien e João Mário. Nesse sentido, a utilização de João Mário como médio de transição no confronto da Taça com o Espinho – ao invés de atuar, como é habitual, na posição mais adiantada, que foi entregue a André Martins – foi mais um teste à solução alternativa, que o camisola 17 passou com distinção.
Assim, e frente a adversários que optem por baixar os blocos defensivo e intermédio, por forma a limitar os espaços ao ataque leonino, o Sporting pode, com Adrien e João Mário lado a lado, apontar a caminhos diversos para aumentar a dinâmica ofensiva e criar espaços na zona de finalização. Mantendo o sistema 4x3x3, tal como sucedeu em Espinho, André Martins pode ser o médio mais adiantado, mas esta é também uma plataforma ideal para a utilização simultânea de Montero e Slimani em 4x2x3x1, com o colombiano no apoio direto ao argelino – mecanismo que não é utilizado com maior frequência devido à ausência de substitutos de nível semelhante para “guardar” no banco de suplentes –, assim como para o recurso a uma frente móvel no suporte do ponta de lança, com três atacantes rápidos e criativos, como são os casos de Nani, Mané e Carrillo, podendo os dois primeiros alternar no corredor central, dificultando as marcações.
Poupado no confronto com o Espinho, esta foi a primeira vez que William falhou um encontro por opção do treinador desde que, no verão de 2013, se fixou na equipa principal, desta feita por gestão, mas o seu peso na formação verde e branca não é o mesmo do imposto na época passada. Apesar de ainda não estar decorrida metade da atual campanha, o médio já foi substituído em três ocasiões, tantas como em toda a campanha anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...