Embora sem uma diferença que se torne significativa a nível individual, em termos coletivos pode afirmar-se que o FC Porto chega ao clássico de amanhã, para a Taça de Portugal, com maior desgaste que o Sporting. Contabilizando todos os minutos dos jogadores de cada plantel já utilizados pelos técnicos, Julen Lopetegui e Marco Silva nomeadamente, verifica-se que os leões estão mais frescos, com um acumulado de menos 1563 minutos nas pernas (11 986 dos lisboetas contra os 13 549 dos portistas).
Lopetegui já levou a jogo 22 atletas – de um plantel de 27 –, o que faz com que, em média, os jogadores do FC Porto tenham 616 minutos de utilização. Do outro lado, com 21 jogadores que já mereceram a confiança de Marco Silva – de um plantel de 30 –, cada um soma em média 571 minutos (menos 44 por jogador).
Tendo em conta que o FC Porto já realizou mais dois desafios que o Sporting, por ter disputado o play-off de acesso à Liga dos Campeões, contra o Lille (o que dá mais 1980 minutos de jogo a repartir pelos utilizados), era expectável a supracitada diferença. Porém, os minutos dos internacionais leoninos nas seleções levam o Sporting aproximar-se dos números do rival no que diz respeito a desgaste. Só nas últimas convocatórias das seleções A e sub-21 de Portugal, os verdes e brancos colocaram dez jogadores (Rui Patrício, Cédric, William Carvalho, João Mário, Adrien, Nani, Paulo Oliveira, Esgaio, Mané e Iuri Medeiros), contra apenas dois dos azuis (Quaresma e Rúben Neves). Uma presença significativa, capaz de equilibrar as contas do cansaço: 2754 minutos nas seleções dos internacionais leoninos, contra 2004 dos portistas.
Apesar de só haver totalistas no Sporting (Rui Patrício e Naby Sarr), os três jogadores com mais minutos nas pernas são do FC Porto (Bruno Martins Indi, Brahimi e Danilo), precisamente como consequência dos dois jogos a mais. O guarda-redes dos leões é o único a superar a barreira dos mil minutos, mas no adversário há quatro que já chegaram lá: Jackson junta-se ao trio anterior.
Benfica: Luís Filipe Vieira nem quer ouvir falar de propostas para Luisão. Segundo o jornal O Jogo, o presidente encarnado sabe que o capitão é, aos 33 anos, um ativo ainda com mercado, mas não admite a sua saída na próxima janela de transferências, em janeiro.
Ainda ontem, o diário italiano “Tuttosport” adiantou que o camisola 4 das águias é mesmo a grande prioridade da Juventus para reforçar o eixo da defesa – na segunda linha estará Nastasic (Manchester City) –, estando os responsáveis da Vecchia Signora dispostos a desembolsar 2,5 milhões de euros pelo jogador. Uma verba que está longe de convencer Luís Filipe Vieira.
Liga: As eleições para a presidência da Liga Portugal, marcadas para o próximo dia 27, estão a gerar uma aliança bastante improvável entre o Benfica e o FC Porto. De facto, águias e dragões partilham do mesmo modelo de administração na linha de um CEO (Chief Executive Officer, em inglês) com um número ímpar de vice-presidentes. Quanto ao perfil do sucessor de Mário Figueiredo, está traçado e perfeitamente identificado: um homem de fora do futebol mais ligado à área técnica e de gestão.
Segundo o Record, vai decorrer uma reunião de clubes na próxima segunda-feira e é expectável que desse encontro saia o nome do candidato ao ato eleitoral. As listas, recorde-se, têm de ser apresentadas no próximo dia 22.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...