A FC Porto Media vai comprar em Janeiro do próximo ano o Porto Canal. O negócio com a empresa espanhola Mediapro vai custar aproximadamente sete milhões de euros. Quatro milhões correspondem ao valor a pagar pela marca Porto Canal e os restantes três milhões de euros estão associados aos fornecimentos futuros ligados à produção a que o canal se terá comprometido.
Fonte ligado ao processo disse ao jornal Público que o negócio ainda não está fechado. Os três milhões de euros a pagar ao longo de três anos implicavam uma definição do conceito de televisão (grelha), a sua vocação e as verbas para comprar programas.
Os valores do negócio foram acertados entre os dois grupos em meados de 2011 quando foi assinado o contrato que transferia a gestão daquela estação de televisão para o FC Porto por um período de três anos e que estipulava que o clube nortenho poderia accionar em qualquer momento a opção de compra, que ficou definido. Por outro lado, o contrato fixava também que a Media Luso, o braço português da Mediapro, ficaria responsável por 60% da produção, após a compra da estação de televisão por parte do clube.
Dirigida desde Agosto passado por Manuel Tavares, ex-director do Jornal de Noticias, a FC Porto Media já informou a Entidade Reguladora para a Comunicação Social do atraso na compra do canal de televisão, uma vez que o contrato de gestão já terminou em meados deste ano, e dentro de pouco tempo a ERC será também informada do conceito de televisão que já está definido e que manterá a orientação generalista e informativa, onde cabe uma região (Norte) e uma marca (FC Porto).
Com um capital social de quatro milhões de euros, a Porto Media quer abrir até 45% o capital social do canal a grupos nortenhos. Foi nesse sentido que, esta semana, a FC Porto Media iniciou uma ronda de contactos com várias associações empresariais, culturais e também académicas da região para numa fase posterior chegar à malha fina, ou seja, às empresas. Patrocinada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a reunião contou com a participação, dos reitores das universidades do Porto, Minho e Trás-os-Montes, Fundação Serralves, Associação Comercial do Porto, Associação Empresarial de Portugal, Administração dos Portos do Douro e Leixões, entre outras entidades. O presidente da CCDRN, Emídio Gomes, também marcou presença.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...