O circuito dos milhões está mais fechado, mas o FC Porto abre uma brecha para entrar na elite dos que mais recebem. O CIES (Observatório do Futebol) analisou a fundo o último mercado e concluiu que 72 por cento dos quase 2,5 mil milhões de euros movimentados caíram na conta dos clubes dos cinco principais campeonatos europeus (Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França).
O clube do dinheiro está a barrar o acesso (há um ano, a relação dos milhões movimentados para outras ligas era de 32 por cento), mas o FC Porto é o grande intruso. Segundo a equipa do CIES, sedeado em Lausana (Suíça), só os dragões se imiscuem no top 10 dos clubes que mais milhões movimentam para os cinco principais campeonatos, tendo negociado um total de 84 milhões de euros neste ano. Os portistas surgem no sétimo lugar do ranking, liderado pelo Southampton (121 milhões) e que inclui ainda no pódio Real Madrid (112 milhões) e Chelsea (102 milhões).
Portugal é, de resto, o sexto mercado mais ativo no que a encaixes diz respeito, já que no top 50 só cabem mais seis clubes que não pertencem aos principais campeonatos e dois deles são o Benfica (13º lugar, 43 milhões de euros encaixados) e o Sporting (22º lugar, 25 milhões de euros). Ajax e Feyenoord igualam a quantia dos leões, Dínamo Kiev e Salzburgo surgem abaixo para fechar a hierarquia dos intrusos.
Mangala (negócio de 40 milhões), Fernando (15), Iturbe (15) e Defour (6) foram os negócios do verão, sendo que em janeiro saiu Otamendi para o Valência (12). Há um desvio de quatro milhões nas contas do CIES.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...