20 abril 2014

Pinto da Costa reforça poder. Nenhuma decisão é tomada fora da esfera de ação do presidente. Antero Henrique perde influência.

A crise de resultados no FC Porto levou Pinto da Costa a recentrar em si próprio todo o poder de decisão sobre as matérias ligadas ao futebol do clube. Confrontado com sucessivos desaires que fazem desta época uma das mais negras dos seus 31 anos de presidência, o líder dos dragões decidiu assumir pessoalmente a gestão de tarefas que antes estavam dispersas por outros elementos da estrutura, avança o CM. 
Neste contexto, Antero Henrique, diretor-geral da SAD, foi quem mais poderes perdeu. Segundo disse ao diário uma fonte bem informada sobre o assunto, "neste momento não se compra um parafuso no FC Porto sem que Pinto da Costa tenha de ser informado antes". Uma forma de dizer que nenhuma decisão, maior ou menor, fica de fora da esfera de ação do presidente. 
Antero Henrique, garantiram ainda ao diário, "é neste momento uma figura em queda dentro da estrutura do futebol profissional". Este cenário configura uma mudança radical nos planos de Pinto da Costa, que há menos de um ano tinha decidido afastar-se gradualmente da gestão corrente do futebol do clube, devido a questões de saúde. Depois de ter sido operado ao coração em setembro de 2012, no Hospital de S. João, no Porto, Pinto da Costa foi internado em novembro do ano passado devido a uma insuficiência cardíaca. Desde então foi aconselhado pelos médicos a afastar-se gradualmente da gestão direta do futebol, em virtude do desgaste que o processo implica. Uma intenção que por agora fica suspensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...