19 abril 2014

Hulk dá a receita para o Dragão reerguer-se: Treinador motivador e jogadores que sintam a camisola

Por causa da diferença horária na Rússia, Hulk não assistiu à derrocada do FC Porto na Taça de Portugal, mas, na quinta-feira, acordou com a notícia da derrota na Luz no telemóvel. A época está irremediavelmente perdida e arrisca-se a ser pior do que a de 2009/10. Na altura, com o Incrível no plantel e Jesualdo Ferreira em fim de ciclo, os dragões terminaram o campeonato em terceiro lugar, atrás de Braga e Benfica, mas ainda conseguiram juntar a conquista da Taça de Portugal à Supertaça.
Na época seguinte, já com Villas-Boas, o clube ganhou tudo, incluindo a Liga Europa, e Hulk a ponta esta transição como o exemplo a seguir para devolver o clube às vitórias já em 2014/ 15. 
“Depois de termos ganho três títulos seguidos com o míster Jesualdo, perdemos o campeonato e a pressão foi muito grande. Chegou o Villas-Boas e foram feitas algumas contratações boas, que fortaleceram o grupo. O treinador, apesar de ser novo, passou-nos muita experiência e, sobretudo, confiança. Motivou-nos, fez-nos acreditar no nosso valor e, depois, fizemos um ótimo trabalho e acabámos por ganhar tudo logo no ano seguinte”, recordou o avançado em declarações ao jornal O Jogo.
Baseado na própria experiência, o Incrível deixa a receita para sair da crise. “O FC Porto vai analisar bem o que se passou nesta época, que está a ser muito má. Não resta mais nada de importante para ganhar, há apenas a Taça da Liga porque até a entrada direta na Champions está praticamente impossível. O plano tem de ser fortalecer o grupo para a próxima época, encontrar um treinador experiente, que seja capaz de passar confiança para o grupo e uni-lo para poder voltar a ser campeão nacional”, frisou, recordando a entrada de Villas-Boas, com o qual se reencontrou agora na Rússia. 
“Ele passava confiança diariamente, deixava-nos à vontade, sem pressão, explicava tudo na perfeição. E é muito importante fazer com que os jogadores entendam o que o treinador pretende em campo e até mesmo fora dele”, atirou.
Além de um treinador com créditos, Hulk considera ser necessário acertar nas contratações. “É preciso fortalecer o grupo. Atenção: acho que este plantel tem muitos jogadores com qualidade, mas tem de vir um ou outro jogador, não direi de peso, mas experiente e que saiba o que pesa a camisola deste clube. Que possa dar força aos mais jovens do grupo”, explicou.
Em pouco tempo, o FC Porto trocou de treinador, disse adeus ao título, à Liga Europa e à Taça de Portugal. Apesar de tudo, Hulk diz que esta não é uma época para esquecer, mas sim para estudar... “Às vezes as coisas más acabam por trazer coisas boas. Basta aprender com os erros cometidos. E o FC Porto de certeza que aprendeu. Há que levantar a cabeça e continuar a dar o máximo até ao final desta temporada para depois recomeçar”, frisou, apostando as fichas em Pinto da Costa. “Não é à toa que é o presidente com mais títulos no mundo. Ele sabe o que fazer e vai resolver as coisas”, concluiu.

2 comentários:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...