A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Benfica encerrou a época passada com prejuízos de 10,4 milhões de euros, uma melhoria de 11,1% face ao ano anterior.
Apesar dos resultados operacionais positivos (7,1 milhões de euros), o peso da dívida fez o passivo consolidado subir de 426 milhões para 440 milhões de euros.
A SAD “encarnada”, aliás, mantém-se numa situação de capitais próprios negativos (23,8 milhões de euros), conhecida habitualmente como falência técnica.
O EBITDA consolidado (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) atingiu um montante positivo de 48,1 milhões de euros.
As receitas operacionais (excluindo transacções de passes) atingiram os 88,3 milhões de euros, o segundo valor mais alto da história da SAD benfiquista, representando um recuo de 3,1% face ao ano anterior.
Os prémios da UEFA (21,7 milhões) e os patrocínios (16,9 milhões) representam as parcelas mais importantes das receitas do Benfica.
Já os custos operacionais subiram 10,8% para 92,6 milhões de euros. Os custos com pessoal (que subiram de 48,1 milhões para 50,4 milhões) continuam a ser a parcela mais pesada.
Na época de 2012-13, o Benfica salienta o facto de ter registado o valor mais elevado de sempre em termos de receitas obtidas com a venda de jogadores, citando as transferências de Javi García para o Manchester City e de Axel Witsel para o Zenit São Petersburgo, no valor total de 51,5 milhões de euros.
No relatório, a SAD diz que, ainda durante o exercício, gastou 25,1 milhões para a aquisição “dos direitos desportivos dos atletas Djuricic, Markovic, Sulejmani, Mitrovic, Steven Vitória e Rojas”, acrescentando, mais à frente, que, depois de 30 de Junho deste ano, “a Benfica SAD assumiu compromissos financeiros para a aquisição de direitos desportivos no montante global de 24,2 milhões de euros, sendo de destacar os atletas Pizzi, Fejsa, Funes Mori e Lisandro Lopez”.
No total, só em jogadores para a presente época, os “encarnados” gastaram 49,3 milhões, sendo que do último exercício, constam ainda as aquisições de Lima e Salvio, que já integraram o plantel em 2012-13, “num montante global de 16,5 milhões”. No investimento do plantel, a SAD benfiquista refere ainda a compra dos restantes 15% do passe de Nemaja Matic e de 50% do passe de André Almeida, mais a renovação de contratos com Matic, Cardozo e Rodrigo, num gasto total de 7,8 milhões de euros.
No seu relatório e contas, a SAD “encarnada” refere quais as percentagens dos direitos económicos que detém sobre os jogadores do plantel principal. Até ao final do exercício eram oito os jogadores que não tinham nenhuma parte do passe alienada a fundos ou cujos direitos fossem partilhados com outras entidades: Luisão, Sálvio, Enzo Perez, Jorge Rojas, Lima, Sulejmani, Matic, Mitrovic e Steven Vitória. Há ainda outros casos de jogadores cujos direitos são partilhados com outras entidades, como Ola John (50% são do Benfica, os outros são da Doyen Sports), Garay (40% do Benfica), André Gomes (70%), André Almeida (75%), Markovic (50%) e Nélson Oliveira (45%).
Rui Costa, administrador para o futebol, recebeu em 2012-13 230.296 euros, enquanto Domingos Soares Oliveira, administrador para a área financeira, recebeu 312.690 euros. O relatório refere que os gastos com pessoal atingiram os 50,4 milhões, uma subida de 4,8% em relação ao anterior exercício, justificando esta subida com o “aumento verificado na massa salarial do plantel de futebol”.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...