17 novembro 2013

JJ interrogado esta 2ª feira no DIAP a propósito de incidentes de Guimarães


O treinador do Benfica, Jorge Jesus, vai ser interrogado esta segunda-feira pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, como arguido no inquérito aos incidentes no final do jogo com o Vitória de Guimarães.
Uma fonte judicial adiantou à Lusa que o interrogatório de Jorge Jesus resulta de uma carta precatória enviada para Lisboa pelo Tribunal de Guimarães, onde o inquérito corre na 2ª secção do Ministério Público (MP). Jorge Jesus será ouvido no DIAP de Lisboa às 10h00.
A carta precatória é um instrumento utilizado pela Justiça quando existem pessoas de um mesmo processo em comarcas diferentes, sendo basicamente um pedido que um juiz envia a outro de outra comarca para a realização de uma diligência processual, porque o arguido ou testemunha está fora do território de jurisdição do tribunal competente para julgar o caso.
O MP terá arrolado como testemunhas no inquérito polícias que prestavam serviço no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, a 22 de Setembro, e que são os queixosos no processo.
Pelo seu comportamento no final do desafio, Jorge Jesus pode responder pelos eventuais crimes de resistência e desobediência à autoridade pública (punido com pena de prisão até cinco anos) e ofensa à integridade física dos agentes policiais. O arguido não tem quaisquer antecedentes criminais.
Juristas ouvidos pela agência Lusa entendem que quando os factos em causa no inquérito-crime foram transmitidos em directo, passando nesse momento a serem do domínio público, o segredo de justiça nesta fase processual não faz muito sentido, embora persista na lei.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...