28 setembro 2013

Jesus ´garantido` até final da época sem castigo

A resolução do caso Jorge Jesus pode demorar muito tempo, a ponto de o técnico poder estar à frente da equipa até, pelo menos, ao final da época. Esta é a convicção de José Manuel Meirim, especialista em direito desportivo.
«Vai demorar muitos meses», disse o especialista ao jornal A Bola, lembrando que os recursos têm efeitos suspensivos.
Depois de instaurado processo disciplinar ao técnico, haverá agora lugar a uma fase de instrução, através da nomeação de um instrutor por parte da Comissão de Instrução e Inquéritos, da Liga de Clubes. Nesta fase serão inquiridos os protagonistas e testemunhas arroladas pelas partes, esperando-se, naturalmente, que a defesa use todos expedientes à disposição.
Concluídos estes procedimentos, o instrutor ou arquiva o caso ou fará a acusação. A decisão caberá, recorde-se, ao Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol.
Caso Jesus seja punido pelo CD com pena grave, o técnico poderá recorrer para o Conselho de Justiça. Esta iniciativa terá sempre um caráter suspensivo, ou seja, a pena fica sem efeito enquanto decorrer o recurso.
E mesmo que o Conselho de Justiça mantenha a decisão do CD, o técnico encarnado poderá sempre recorrer ao Tribunal Administrativo (porque uma decisão do Conselho de Justiça será sempre um ato administrativo consolidado), através de uma providência cautelar que suspende a aplicação do ato e cuja resolução poderá demorar, naquele tribunal, vários meses.
Pela experiência do passado recente, José Manuel Meirim acredita que este será um caso longo na justiça desportiva, prevendo-se que, independentemente do que vier a ser decidido, o treinador se mantenha no cargo até, pelo menos, ao final da época.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...