"O Porto voltou a ganhar mais um título. Só os futebolisticamente ignorantes poderão continuar a constestar a supremacia azul e branca. É o clube com mais títulos em Portugal. É o clube português com mais títulos internacionais. Tem um historial invejável desde que temos democracia em Portugal. É tempo de aqueles que apenas ganharam dois campeonatos nos últimos dezoito anos (!!!) joguem mais e inventem menos desculpas"
1 - Começou a nova época desportiva. E começou como têm decorrido as últimas: o Porto a ganhar o primeiro título da época; o Sporting com instabilidade e um futebol de picos (normalmente mais baixos do que altos) e com a confiança de continuar a ser um dos grandes; o Benfica envolvido em polémicas com os árbitros, mesmo que não sejam portugueses, indo desta vez um pouco mais longe e passando à agressão. Mas claro que isto são só devaneios ... provavelmente devidos ao calor. Já ficou mais ou menos claro que a justiça desportiva decidirá que Luisão está completamente inocente ou não seja ele capitão dos lampiões e como tal tenha todo o direito de desatar à 'bordoada' em quem quer que lhe apareça pela frente ...
2 - Quanto ao campeonato propriamente dito, os chamados grandes (que até poderemos para o efeito considerar quatro) decidiram todos empatar. E a meu ver isso aconteceu por razões diferentes em cada um dos casos. O Benfica apresentou-se confuso quer tacticamente, que tecnicamente. Tacticamente parece-me que Jesus decidiu 'inventar', nomeadamente quando decidiu jogar com dois avançados e inventar um lateral esquerdo (como eu, Portista, gosto destas invenções ...). O Benfica nunca conseguiu ser superior ao Braga e foi tacticamente muito inferior. Penso porém que o empate acaba por ser um resultado justo. No Braga também me parece que alguns jogadores influentes estão longe da boa forma, nomeadamente o Lima e o Alan.
O Sporting correu muito, mostrou muita vontade, mas continua a jogar mais com o coração do que com a cabeça. A equipa está de facto muito formatada à maneira de ser do Sá Pinto, mas isso para mim nunca constituiu nem constituirá uma vantagem.
O Porto dominou, teve posse de bola, mostrou o habitual fio de jogo, mas está bastante longe do ritmo ideal e necessário para ganhar jogos. Precisa jogar a outro ritmo fazendo as mesmas coisas. Precisa desgastar de facto os adversários de forma que não se viu em Barcelos.
3 - Espero que possamos vir a ter três equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas o resultado do Braga na primeira mão dos Play-off não foi dos melhores. Penso porém que ainda será possível rectificar isso. Seria bonito que isso acontecesse e também que quer Maritimo quer Sporting se apurassem para a fase de grupos da Liga Europa. Ter seis equipas a disputar as competições europeias só pode dignificar o nosso país a nível do futebol, ele que tão pouco dignificado tem andado a outros níveis.
4 - Semanalmente passarei a eleger um ponto positivo e um ponto negativo da semana. Esta semana, e visto ser esta a primeira crónica da época, considerarei todo o tempo decorrido até início da presente temporada.
Ponto positivo: A vitória do Porto na Supertaça
O Porto voltou a ganhar mais um título. Só futebolisticamente ignorantes poderão continuar a constestar a supremacia azul e branca. É o clube com mais títulos em Portugal. É o clube português com mais títulos internacionais Tem um historial invejável desde que temos democracia em Portugal. É tempo de aqueles que apenas ganharam dois campeonatos nos últimos dezoito anos (!!!) joguem mais e inventem menos desculpas.
Ponto negativo: A agressão de Luisão ao árbitro
Não vou discutir se foi intencional ou não, mas não deixou de ser uma agressão. Mais lamentavel ainda a forma como os responsáveis benfiquistas (a começar pelo seu treinador) reagiram. Uma completa vergonha. E não venham com aquele discurso bacoco do Vieira sobre vergonha. O que se passou foi uma vergonha e ponto. Já sei que alguns leitores mais sensíveis vão querer recordar os exemplos de famosos jogadores portistas a correr para os árbitros. Já sei que se mencionarão os célebres Kostadinov, Paulino Santos, Jorge Costa ou Fernando Couto. Pensem um pouco .... esses jogadores abrangem um período duns vinte anos ao passo que em simultaneo o Benfica tem hoje mesmo em campo quatro piores, que de restos estiveram envolvidos (curiosamente os quatro) neste triste incidente: Luisão, Carlos Martins, Javi e Maxi. Palavras para quê?
O tipo de texto que se escreve quando se tem a mae, as tias, as primas e a mulher a trabalhar no Calor da Noite.
ResponderEliminarNão se esqueça do caso do Deco que atirou a chuteira ao árbitro, e falamos de um jogo oficial do campeonato português. Em quase início do Euro 2004 e quando se preparava a naturalização do senhor Deco qual foi a indignação do seu clube perante o que passou?
ResponderEliminarRecordo-lhe que o incicente não foi em nenhum jogo particular com um árbitro de segunda divisão. E o que o senhor diz ser uma agressão eu vejo uma postura inaceitável de um capitão de uma equipa. Daí a pedirem a cabeça do jogador vai uma distância enorme.
Quando leio algum portista a dar lições de moral não deixo de ter a imagem de um pedófilo a queixar-se de ter sido sodomizado!
Tanto assunto interessante para falar como fecho de secções de basquetebol, faltas de pagamentos a atletas e clubes, jogadores a sair em debandada, etc vem-me falar do Benfica... Haja paciência!!
Eu gosto de fruta, e você?
ResponderEliminarEu gosto de fruta, admito. Sempre que passo na cozinha não resisto em meter a mão na fruteira. E nem por isso tenho nenhum fruto preferido, gosto de todos. Mas o que tem isto haver com o tópico?
Tudo. Qualquer título desse clube será posto em dúvida.
A culpa? De dois, de quem em 30 anos foi e é o cancro do futebol português, condenado por perda de 6 pontinhos a nível desportivo. E o segundo, a justiça civíl que não conseguiu punir quem devia punir e clarear o panorama do futebol português.
Com isto, ouvimos portistas a falar dos outros como se fossem os coitados sofredores da luta norte/sul.
Ainda alguém acreditaria não fosse um Rio que mostrou o contrário!
Sou Sportinguista escrevo regularmente para este grande blog, mas acima de tudo sou um amante do futebol.
ResponderEliminarÉ incompreensível a forma como os adeptos do Porto criticam o Benfica sem terem a MÍNIMA autoridade moral para fazê-lo.
Passam a vida a ignorar a Taça da Liga, no entanto vangloriam-se sempre que ganham uma Supertaça (se não fosse este troféu o Porto estava bastante atrás do Benfica em número de títulos).
Acham inadmissível o acto do Luisão e dizem que só dá uma má imagem do futebol português, no entanto esquecem-se dos inúmeros episódios tristes em que o clube é fértil, Deco e a chuteira atirada ao árbitro, árbitros a fugir de jogadores elementos do staff e adeptos, e claro as escutas que foram parar ao youtube.
Só peço que antes de criticarem o que quer que seja, olhem primeiro para vocês
"É o clube com mais títulos em Portugal. É o clube português com mais títulos internacionais. Tem um historial invejável desde que temos democracia em Portugal. É tempo de aqueles que apenas ganharam dois campeonatos nos últimos dezoito anos (!!!) joguem mais e inventem menos desculpas"
ResponderEliminarDesde que temos democracia... é uma éspecie de antes e depois de cristo, ou será Papa.
Há clubes que nasceram pequenos e serão pequenos por mais que ganhem. É da sua natureza serem rastejantes e superiormente cultos ao mesmo tempo e não se conseguem olhar ao espelho sem ter os rivais na mira.
Como Braguista, cada vez grito mais alto que somo o orgulho do Minho. Não só porque é nossa região mas que não nos confudam com os trastes do Norte.
Fiquem com as vossas Supertaças que nós restantes clubes continuamos a batalhar dentro do campo.
Tanta gente inteligente para escrever e este nem a ortografia sabe. E alguém que não ofenda...também não se arranja?
ResponderEliminarBRUTAL!!! Felizmente existe neste país quem chame os bois pelo nome. Grande opinião, de um verdadeiro portista, que como todos os outros vive das vitorias do Porto e das derrotas do Benfica. O resto não existe...
ResponderEliminarComo portista, assino por baixo. Qual Miguel Sousa Tavares qual quê.
Somos o orgulho do norte e a bandeira de Portugal.
Já agora às virgens ofendidas um pequeno reparo: que eu saiba este texto é uma opinião, como diz do lado direito do blog, então querem que o portista fale do quê? De COCA-Cola?
Muito bom eheheheh.
ResponderEliminarNuno Texas deves ser tão lagarto como eu.
"Grande opinião, de um verdadeiro portista, que como todos os outros vive das vitorias do Porto e das derrotas do Benfica."
ResponderEliminarno comments...
Visitem, comentem e partilhem
ResponderEliminarhttp://suorecerveja.blogspot.pt/
Obrigado