04 maio 2012

"Qualquer equipa pode impugnar o campeonato", diz especialista em direito

Com a desistência da U. Leiria no campeonato, deve haver mexidas na actual classificação, a duas jornadas do final.
Pedro Miguel Branco, advogado com pós-graduação em direito de desporto profissional, considera que as equipas que lutam pelas diferentes frentes do campeonato têm legitimidade para impugnar a classificação final do campeonato, porque a Liga de Clubes poderá ter responsabilidade por negligência: "A Liga de Clubes poderá ter aqui uma responsabilidade, principalmente tendo em conta que os factos são públicos. Comprovando-se que existe negligência por parte da Liga ao permitir que um clube incumpridor com salários de jogadores continue a competir, prejudicando a verdade desportiva e os outros clubes, pode levar a que seja impugnada a classificação no campeonato."
Na opinião do advogado, qualquer equipa pode impugnar o campeonato, "seja os que desçam ou os que não tenham acesso a uma determinada posição que lhes permita aceder a uma competição europeia, ou até mesmo em relação ao campeão nacional".
Miguel Branco explica que "o absurdo da situação é que, caso um clube não pague as multas à Liga, a Liga pode impedir esse clube de competir. Em relação aos salários, a Liga já não se intromete".

Há especialistas em direito desportivo que defendem a anulação de todos os jogos dos leirienses na prova e há quem defenda a anulação apenas dos resultados dos últimos 30 dias. Pedro Miguel Branco manifesta a sua opinião, baseada no que será "mais favorável aos clubes e à verdade desportiva": "O artigo 17 prevê que só poderão ser anulados os resultados das competições dos últimos 29 dias, porque ao trigésimo dia o seu resultado considera-se tacitamente homolgado."
Neste caso, só seriam anuladas as derrotas da U. Leiria com o V. Guimarães e com o Feirense.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...