Javi García irá recuperar a tempo de defrontar o FC Porto no próximo dia 2 de Março, segundo apurou O JOGO.
Segundo o jornal a lesão não encerra gravidade e, depois de ter falhado a recepção aos comandados de Pedro Caixinha, o espanhol irá também ficar afastado dos jogos com Zenit e Guimarães.
Salvo algum revés, portanto, Javi García poderá ajudar a equipa no jogo com os azuis e brancos e, naturalmente, na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, contra o Zenit, na Luz. Certo é que ninguém quer apressar o regresso do atleta à competição, pois apesar de ele ser considerado peça-chave, tal poderia resultar no agravamento da lesão e consequente maior tempo de paragem.
Entretanto o jornal O JOGO avança, esta segunda-feira, uma curiosa história que liga o avançado encarnado, Rodrigo, ao Barcelona.
Há pouco mais de oito anos apareceram na Escola Desportiva Val Miñor, na cidade galega de Nigrán, "dois rapazes brasileiros, mulatos, algo raro de ver" naquelas bandas. Tinham 12 anos e queriam jogar futebol depois de terem sido recusados no vizinho Celta de Vigo, que já tinha os plantéis fechados. "Lembro-me muito bem desse dia e do primeiro treino que eles fizeram", assegurou ao jornal, Javier Lago Enríquez, treinador dessa equipa de infantis e actual dirigente da ED Val Miñor. "Eles" são Thiago Alcântara, que já brilha na primeira equipa do Barcelona, e Rodrigo, o avançado que se assume dia após dia no Benfica. "Logo no primeiro treino, o Rodrigo esteve espectacular! Nós fazíamos minijogos, de quatro contra quatro, e tanto ele como o Thiago marcavam cinco ou seis golos em cada dez remates. Jogavam muito um para o outro, pois conheciam-se muito bem", recorda o técnico, de 38 anos.
A fama de ambos espalhou-se depressa. Primeiro na Galiza, onde foram campeões regionais, furando a crónica hegemonia de Celta de Vigo e Deportivo da Corunha, depois por toda a Espanha. E o todo-poderoso Barcelona foi ver. "Estiveram a observá-los na segunda temporada, mas o Rodrigo teve alguns problemas nos joelhos e tornozelos relacionados com o crescimento. Na altura acharam que seria melhor levar só um deles para não terem dois miúdos amigos da mesma zona. Escolheram o Thiago, e o Rodrigo foi para o Celta. Ficou aí três anos e seguiu depois para o Real Madrid", enumera Javier Lago. Seguiu-se o Benfica com todo o êxito que está a ser.
Entretanto a ED Val Miñor, equipa que formou durante dois anos o jovem avançado do Benfica, espera receber algum dinheiro ao abrigo do mecanismo de solidariedade previsto no regulamento de transferências da FIFA. "Estamos a reclamar ao Benfica esse dinheiro, mas dizem que já pagaram ao Real Madrid e a intermediários e que por isso não têm de pagar mais nada", esclarece Javier Lago, adiantando que o caso já seguiu para a FIFA. "Fizemos uma denúncia e esperamos receber entre 15 a 20 mil euros", sublinha.
Perante o valor de mercado actual de Rodrigo, até pode parecer trocos. "Esse dinheiro seria suficiente para mantermos toda a estrutura actual. Temos 25 equipas e 400 crianças aqui a jogar, e os nossos patrocínios diminuíram imenso no último ano devido à crise", lamenta o responsável, contando que o patrocinador português - o Porto e chocolates Calém - também vai deixar o clube no final da temporada.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...