05 dezembro 2011

O erro de Jesus

Esteve quase a tornar-se natalícia a saga invencível dos homens da luz, foram mais de 20 jogos sem conhecer o sabor da derrota enfrentando adversários como o Sporting, Porto ou Manchester United. A fava calhou ao Marítimo e ditou a eliminação das águias na Taça de Portugal.

Depois da semana muito complicada e exigente que obrigou a equipa a um grande esforço físico, Jesus decidiu descansar várias peças fundamentais do 11 e fê-lo em todos os sectores. Do outro lado estava uma formação a jogar em casa, com uma série impressionante de jogos sem perder e que ocupa o 4º lugar da Liga. Benfica a meio gás contra Marítimo super motivado, era este o prato forte dos oitavos de final da Taça.

A derrota dos encarnados tem de ser apontada a Jorge Jesus, pois neste jogo quem pecou foi ele. Será que o treinador benfiquista não sabia que os insulares jogavam em casa e estavam num excelente momento de forma? Foram demasiadas alterações para um jogo tão importante. A equipa sentiu a falta da consistência de Maxi, dos desequilíbrios de Aimar e da voz de comando de Javi; opção por 2 avançados também não foi a melhor, já que é mais adequada aos jogos caseiros ou contra equipas de pequenas dimensão.

A verdade é que Jesus não necessitava de nada disto, bastava ter trocado o Guarda Redes e mais uma peça (por exemplo Nolito por Bruno César). Apesar da exigência dos últimos encontros a equipa teve quase uma semana para recuperar os níveis físicos, e estava com os níveis anímicos em alta, há jogo com o Otelul a meio da semana e só no outro fim de semana recomeça a liga, Jesus podia muito bem ter guardado as poupanças para o jogo com os romenos, que mostraram ser uma equipa frágil com muito menos qualidade que este Marítimo, o Benfica joga em casa e só precisa da vitória para passar em primeiro, sendo que o empate ou a derrota terão como única consequência o apuramento em segundo lugar. É portanto um cenário propício para alterar a equipa e descansar os principais jogadores, dando mais de uma semana de descanso entre o jogo da Taça e o da Liga- novamente contra os madeirenses.

O treinador encarnado que tantas alegrias deu aos adeptos, ainda não conseguiu ganhar nenhuma Taça de Portugal (nem sequer se vice) o que dava uma motivação extra à equipa e principalmente a Jesus, que não vai querer relembrar a sua história no clube sem nenhuma Taça ganha. Sabendo que nesta competição derrota é sinal de eliminação são ainda menos compreensíveis as poupanças do treinador.

Os encarnados perderam bem e o Marítimo teve muito mérito, fica a curiosidade para saber como será o encontro da Liga, com um Benfica a jogar na máxima força (ou perto disso) teremos um excelente espectáculo de futebol em perspectiva.

Para ver outros posts de nunotexas-http://futmania7.blogspot.com/

3 comentários:

  1. O Jesus por vezes n joga com todo o baralho

    ResponderEliminar
  2. O título devia ser: "O Erro do Benfica", pq isso sim foi um erro contratar o JJ

    ResponderEliminar
  3. Esta é uma forma de desvalorizar o feito do Marítimo. É o costume.
    Há algum tempo o Nolito fazia capas, o Saviola era um dos indiscutíveis, e o Rodrigo um dos meninos-de-ouri, mas agora que perderam parece que são jogadores de 2ª linha.
    Podiam dizer que este Marítimo é uma equipa B (são daí provenientes a maioria dos jogadores) e que os 14 jogadores utilizados transitaram da época passada e que na pré-temporada todos os analistas os colocavam a lutar pela manutenção.
    Contudo estão há 14 jogos sem perder, eliminaram o benfica com o 3º guarda-redes e com dois titulares de fora (R. Ferreira castigado e Robson lesionado - num plantel curto não é coisa fácil).
    Podiam dar algum mérito ao Marítimo, mas isso não interessa, não vende. O que interessa são sempre e apenas 3 equipas, o resto é paisagem, está lá para fazer número.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...