16 dezembro 2011

O equilíbrio Europeu

Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França e Portugal, são estes os primeiros campeonatos do ranking da UEFA. Têm todos em comum o equilíbrio no topo das respectivas tabelas classificativas.

AAA (sem nenhum perspectiva de baixa), é este o rating do equilíbrio no campeonato francês. Como acontece todos os anos (desde que o deixou de ganhar títulos) é muito difícil prever quem ganhará o troféu, Montpellier e PSG repartem a liderança Lille e Lyon seguem atrás (a 2 e 4 pontos respectivamente). Há uma luta a 4! Até podem surgir novos candidatos numa fase mais adiantada da prova (Marselha), nada de novo para um campeonato onde prever o campeão é tarefa de bruxo.

Por lados transalpinos a competição está a ser estranhamente equilibrada, habituados a ver os grandes de Milão conquistarem os títulos nos últimos anos esta época depara-mo-nos com Juventus e Udinese a comandar a prova seguidos pelo Milan e a Lazio, com um total de 2 pontos a separar o líder do 4ºclasificado. Este é o único campeonato onde vejo o equilíbrio como algo negativo, pois é sinónimo que não há grandes equipas verdadeiramente merecedoras do troféu. Muitos empates algumas derrotas e assim se vai assistindo a uma constante troca de posições nos lugares cimeiros. Longe vão os tempos em que Inter, Milan e Juventus eram verdadeiros "Papões".

Um pouco mais a Norte temos assistido a outra competição bastante equilibrada, com o Bayern à cabeça a liderança do campeonato alemão tem trocado algumas vezes de dono. O clube de Munique, o Schalke e os Borussias estão separados por apenas 4 pontos e nos jogos entre eles já mostraram que não há invenciveis, prometendo uma luta dura e emocionante até ao fim-embora na recta final penso que só um dos três aguentará fazer frente ao Bayern.

Nas terras de sua Majestade este é o ano da mudança, United e Chelsea passaram a ter um verdadeiro concorrente pelo titulo, o Manchester City. Os novos milionários têm 2 pontos de vantagem sobre os vizinhos e 7 sobre o clube londrino. Teoricamente 7 pontos não são sinal de equilíbrio nenhum, mas Inglaterra é um campeonato à parte em que a imensa competitividade das equipas médias causa muitos dissabores aos do topo da tabela.

Falta referir La Liga, um campeonato com um equilíbrio muito próprio, já que só existe entre Barcelona e Real, tudo o resto é secundário, esta época não tem sido excepção e a diferença ente ambos no máximo é de 3 pontos (dependendo se o Real ganhar o jogo que tem a menos). A diferença para o Valencia (3º) é de 7 pontos algo gigante numa liga com as características da espanhola onde perder pontos é algo que não consta no vocabulário das duas super-equipas.

Por cá 4 pontos separam o 1º do 3º e nenhum separar os dois da frente, é bom voltar a ver o campeonato competitivo sem diferenças abismais de 12 e 15 pontos. É seguro prever que será uma prova equilibrada até ao fim e o campeão até pode ser quem menos se espera...

As principais liga europeias só conseguem ser atractivas se tiverem como pano de fundo o equilíbrio na luta pelo titulo, este ano podemos estar descansados porque não temos campeonatos só até ao Inverno.

Para mais artigos de Nunotexas-http://futmania7.blogspot.com/

1 comentário:

  1. Qy eu gostava de ver o campeonato italiano! Agora nem tempo perco, uma autentica miséria

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...