A FIFA, através de um faxe enviado ontem à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a que o jornal A BOLA teve acesso e publica na íntegra, fez um derradeiro ultimato ao futebol português: ou os novos estatutos são aprovados na próxima assembleia geral (AG) da FPF, ou a Selecção Nacional e os clubes portugueses são impedidos de participar em competições internacionais.
Se a minoria de bloqueio que impediu, na última AG da FPF, que os novos estatutos recebessem luz verde, mantiver a sua posição, verificando-se um novo chumbo, o secretário-geral da FIFA avisa que o caso será remetido pelo Comité de Associações para o Comité de Emergência da FIFA (que se reunirá imediatamente) para suspender a FPF.
Já depois de concluída, ontem à tarde, a reunião, convocada de urgência, por Gilberto Madail - na sequência da sessão do Comité de Associações da FIFA do passado dia 1 de Março - da Direcção da FPF, de onde saiu um pedido ao presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPF para convocar uma assembleia geral para o próximo dia 19 de Março com vista à aprovação dos estatutos que não passaram na última reunião magna por 22 votos (são precisos 75 por cento dos votos e os novos estatutos receberam 71 por cento), chegou à FPF um faxe, assinado por Jerôme Valcke, secretário-geral da FIFA, cujo conteúdo mostra até que ponto a Selecção Nacional e os clubes portugueses estão em perigo.
Trata-se de um verdadeiro ultimato, sem subtilezas semânticas, onde é dito, com toda a clareza, que se os novos estatutos não forem aprovados na próxima assembleia geral da FPF, a Selecção Nacional e os clubes portugueses ficarão impedidos de qualquer contacto internacional.
O secretário-geral da FIFA refere-se também às três dúvidas levantadas pelas Associações distritais que compõem a minoria de bloqueio, reafirmando que os artigos em causa estão conformes aos princípios gerais e aos estatutos da FIFA, não havendo, pois, necessidade de voltar a debatê-los.
in, abola.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...