17 agosto 2010

Flashes: Lazlo Boloni analisa o Genk

"Será um combate entre um peso pesado e um peso-pluma"

Lazlo Boloni, actualmente ao serviço do Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, é um profundo conhecedor do campeonato belga. O antigo treinador do Sporting sagrou-se campeão belga com o Standard de Liège em 2008/09, ganhou duas Supertaças e conhece bem o Genk, adversário do FC Porto no play-off da Liga Europa. Por isso mesmo, é com conhecimento de causa que diz que "este é um confronto entre David e Golias". "É um jogo entre dois clubes muito diferentes. Usando uma analogia com o boxe, é um confronto entre um peso pesado e um peso-pluma, com vantagem clara para o FC Porto", garante o técnico romeno, ressalvando, contudo, a qualidade dos belgas. "O Genk é um clube médio, com uma boa equipa, que joga um futebol descomplexado porque, na maior parte das ocasiões, não tem muito a perder", frisou Boloni. Traçando uma comparação com o futebol português, o último treinador que se sagrou campeão com o Sporting coloca o Genk ao nível do Braga ou do Guimarães. "Na Bélgica, tradicionalmente há o Anderlecht, o Standard de Liège e o Brugge. O Genk pertence a uma segunda linha que por vezes consegue alguns resultados surpreendentes, mas raramente consegue ser consistente." A importância da experiência europeia é mais um argumento que Boloni considera favorecer o FC Porto no confronto com os belgas. "O Genk joga regularmente as competições europeias, mas sem resultados de relevo, exactamente nos antípodas do FC Porto, uma das equipas mais experientes a nível europeu. Acredito que possam fazer um bom jogo em casa, colocando algumas dificuldades, mas seria uma enorme surpresa que o FC Porto não seguisse em frente com naturalidade: é clara e esmagadoramente favorito." Um favoritismo que não deve ser beliscado pelo ambiente na Cristal Arena, o estádio do clube belga. "Pode ser um estádio pouco acolhedor para os adversários, com um ambiente quente, mas nada a que o FC Porto não esteja habituado. Equipas que já jogaram na Turquia e na Grécia não têm nada a temer na Bélgica...", concluiu. 
ojogo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...