16 janeiro 2010

Liga Sagres - Equipas sensação da primeira volta


Por: André

Com a primeira metade do campeonato cumprida, é hora de se fazer um pequeno balanço sobre o que se passou nas primeiras 15 jornadas da Liga Sagres. Quem surpreendeu, quem desiludiu. Quem merece o seu devido destaque, pelas melhores, e também, pelas piores razões.

EQUIPAS SENSAÇÃO


SPORTING DE BRAGA
Os minhotos surpreenderam e continuam a surpreender a cada jornada que passa. Nenhuma outra equipa em Portugal causou tanta surpresa nesta primeira metade de campeonato. Com 15 jornadas disputadas, a formação de Domingos Paciência, continua a morder os calcanhares aos verdadeiros candidatos. E, vai-se mantendo para já, na liderança, a par do Benfica. A época até nem começou da melhor maneira. Duas derrotas na pré eliminatória da Liga Europa, diante dos suecos do Elfsborg, atiraram com os arsenalistas para fora das competições europeias. Começava mal, o novo técnico do Braga. Mal sabiam os adeptos bracarenses o que ainda estava para vir. Ultrapassados os dois primeiros encontros oficiais e a consequente eliminação. O Braga arrancou para um início de campeonato, invulgar, histórico, e, acima de tudo, demolidor. Sete vitórias consecutivas. O Rio Ave pode-se orgulhar de ter sido a primeira equipa a roubar pontos aos minhotos. Foi na jornada 8, na deslocação a Vila do Conde, num empate a um golo, que o Rio Ave, colocou um travão na serie vitoriosa dos pupilos de Domingos. A primeira derrota só viria a aparecer no derby do Minho, duas jornadas depois. Jornada 10, o sensacional Braga caía pela primeira vez na Liga, no confronto com o Vitória, ao perder por 1-0 no Afonso Henriques. A primeira volta foi 100% vitoriosa para o Braga, no que diz respeito aos desafios ante os três grandes. Triunfos em Alvalade por 2-1. No Axa frente ao Porto por 1-0. E, ainda, diante o Benfica por 2-0, também no seu terreno. Os bracarense fecham a primeira volta com 36 pontos, os mesmos que os encarnados. Resultantes de 11 triunfos ; três empates e apenas uma derrota. Marcaram 21 golos e sofreram só 6 (melhor defesa). Primeira volta de sonho para o Sporting de Braga !!! Divide o topo com o Benfica !!!

UNIÃO DE LEIRIA
Poucos esperariam que, quando a primeira volta da Liga estivesse completa, a União de Leiria ocupasse a cómoda sétima posição da tabela classificativa. O principal objectivo de uma equipa que regressa ao escalão máximo do futebol português, é sempre a manutenção. E nada mais que isso. Só que por vezes, o bom trabalho desenvolvido pela estrututa de um clube : plantel ; equipa técnica e direcção, dá os seus frutos. Este tem sido o lema dos leirienses nos últimos meses. Quando se tem sucesso, ou vice versa, todos têm a sua quota parte de responsabilidade e importância. Porém, na maioria das vezes, há sempre alguém que se destaca mais. Esse alguém, foi Manuel Fernandes. Actualmente no comando técnico do Vitória de Setúbal. Foi ele quem conduziu o clube ao principal escalão na temporada transacta. E, também, foi ele quem preparou toda a época desportiva 09/10. Escolheu os jogadores, e inciou a temporada. Permaneceu em leiria até à jornada número 7. O seu último jogo no comando da União, resultou numa derrota por 3-2, na deslocação a Matosinhos. Lito Vidigal deixou para trás a bela campanha que estava a realizar na Liga Vitalis ao serviço do Portimonense, para comandar os leirienses. Pode-se dizer que não tem defraudado a quem nele apostou. Tem se limitado a dar seguimento ao bom trabalho do técnico anterior. No confronto com os grandes na Liga, o Leiria venceu em Alvalade por 1-0. Perdeu no Dragão por 3-2 e em Leiria diante o Benfica por 2-1. A equipa tem mostrado que esta temporada pode-se bater com qualquer emblema nacional. Venceu o Sporting e, vendeu cara as derrotas frente a Benfica e Porto. Todas as duas pela Margem Miníma. Vale a pena seguir um grupo de jogadores que têm dado que falar. Um deles, dispensa apresentações. Carlão é a estrela da companhia. A União fecha a primeira volta com 20 pontos. Cinco vitórias, cinco empate e cinco derrotas. Marcou 19 golos, sofreu 16. Ocupa o sétimo lugar.

RIO AVE
É bastante comum olhar para a tabela classificativa e vislumbrar a formação de Vila do Conde, entre as equipas que lutam para se manterem no principal escalão. Menos usual é, olhar para o meio da tabela, e encontrar lá o Rio Ave. Pois é precisamente entre o meio da tabela, e os lugares cimeiros, que podemos encontrar o conjunto de Vila do Conde esta temporada. Carlos Brito, João Tomás e companhia, completam o top 3 das equipa sensação da primeira volta da Liga Sagres. Os Vilacondenses terminaram a primeira metade na surpreendente oitava posição com 19 pontos, os mesmos que o Marítimo e, a cinco pontos do quarto lugar, que é ocupado pelo Sporting. Carlos Brito é um dos grandes responsáveis pela brilhante campanha do Rio Ave. O técnico Vilacondense, começa a mostar que tem condições suficientes para comandar uma formação com outro tipo de objectivos, que não os da manutenção. É uma questão de oportunidade. O Rio Ave está bem e recomenda-se. Mas, se há jogadores que têm sido decisivos nesta formação, um deles é : João Tomás (melhor marcador da equipa). O antigo ponta de lança da Académica e do Benfica, além da importância que tem na manobra atacante da equipa, pelo seus dotes de goleador. Também é de uma utilidade extrema por ser um dos mais experientes. É uma autêntica voz de comando no balneário, dentro das quarto linhas e, é sempre um exemplo para os mais novos. O Rio Ave tal como outras equipa do nosso campeonato, é uma mescla de experiência e Juventude. Carlos Brito tem sido inteligente na forma como conseguiu e consegue, juntar o talento e a irreverência dos mais novos, com a experiência e sabedoria dos jogadores mais velhos que compoêm o plantel. Derrotas frente ao Porto e Benfica pela margem miníma. Empates caseiros diante do Braga e do Sporting. Quatro triunfos, sete empates e quatro derrotas. O Rio Ave marcou por 13 vezes na Liga e sofreu 12 golos. Ocupa o oitavo lugar com 19 pontos. Este foram os números do Rio Ave nestas 15 jornadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...