22 janeiro 2010

Benfica-FC Porto de 2008 também teve incidentes

Logo após o final da partida realizada na 2ª Jornada da época 2008/2009, as imagens mostram uma enorme confusão no túnel de acesso aos balneários do Estádio da Luz.
O Benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de Dezembro de 2009 que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru, dos quais a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) diz não ter conhecimento, apesar das imagens o documentarem.
Os incidentes desta época também ficaram registados estando as gravações na posse do Benfica e da LPFP, que não as tornaram públicas.
Nas imagens do jogo da 2ª Jornada da época 2008/2009, disputado a 30 de Agosto de 2008 e que terminou empatado (1-1), logo após o final, vê-se um elemento ligado ao Benfica a agredir a pontapé o team manager do FC Porto, Acácio Valentim, gerando-se logo a seguir uma enorme confusão junto à entrada para o balneário do FC Porto, com praticamente toda a equipa dos "dragões" a sair do balneário e a envolver-se, no mínimo, numa enorme discussão com elementos aparentemente da segurança do Benfica.
Este episódio foi presenciado por pelo menos três agentes da polícia, que são visíveis nas imagens, por Esmeraldo Augusto, delegado da LPFP e por diversos elementos dos dois clubes, entre os quais Rui Costa, do Benfica, ou Reinaldo Teles, do FC Porto.
O FC Porto diz que nunca se queixou dos incidentes no jogo de Agosto de 2008 com o Benfica por causa da "parcialidade" da Comissão Disciplinar (CD) da LPFP e que este género de acontecimentos "são habituais".
"O que tem acontecido no túnel da Luz é habitual e não tem sido só com o FC Porto. Mas com esta Comissão Disciplinar fazer o quê?", disse à Agência Lusa fonte oficial do clube "azul-e-branco".
Acácio Valentim, o funcionário do FC Porto agredido no túnel da Luz, afirmou, também à Lusa, que "tudo foi preparado e orquestrado" para tentar uma reacção dos jogadores que causasse prejuízos ao clube.
"Foi tudo preparado e orquestrado para que houvesse uma reacção dos nossos jogadores. Felizmente conseguimos detê-los à porta do balneário. A agressão de que fui vítima aconteceu depois do jogo, quando me dirigia para o balneário depois de ter ido verificar a 'flash-interview', que é uma das minhas obrigações. Comecei a ser empurrado por elementos do Benfica que nem podiam lá estar e depois levei um pontapé, tipo karaté", explicou.
"Fui imediatamente queixar-me ao Rui Costa, que estava a poucos metros e presenciou tudo. Gera-se uma discussão e é nessa altura que os nossos jogadores vêm em meu auxílio. A pessoa que me deu o pontapé é a mesma que deu um estalo no aeroporto de Lisboa quando foi aquela história do Moreto", concluiu o team manager do FC Porto.
Apesar dos incidentes, a CD da LPFP não abriu qualquer procedimento disciplinar ao caso, tendo fonte do organismo dito à Agência Lusa que não tomou conhecimento de quaisquer incidentes.
De igual modo, a Liga de Clubes não se pronuncia sobre os incidentes do Benfica-FC Porto da época 2008/2009 porque "não faz comentários a factos que não conhece" e acrescenta que até à data não lhe chegou qualquer facto sobre esse jogo.
"A Liga não comenta factos que não conhece", disse fonte da entidade à Lusa, não querendo explicitar se os relatórios dos delegados ou da polícia fizeram menção aos incidentes.
rr.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...