13 janeiro 2010

Taça da Liga: Académica e FC Porto anulam-se em Coimbra

A recepção da Académica ao FC Porto redundou num enorme nulo, no marcador e na qualidade da partida. A segunda linha dos 'dragões' esteve longe de convencer, perante uma 'briosa' bem organizada que, em contra-ataque, criou alguns calafrios a Nuno durante os 90'.
Perante pouco mais de 1000 espectadores, a Académica foi a primeira a criar perigo, por Tiero, que rematou para defesa segura de Nuno. O FC Porto era incapaz de responder, muito por culpa da pouca velocidade imprimida na sua zona intermédia. Talvez por isso, a primeira oportunidade 'azul e branca' surgiu apenas aos minuto 33, num lance conduzido por Miguel Lopes que, numa das raras subidas no terreno durante o primeiro tempo, criou algum espaço no último reduto da 'briosa', não aproveitado por Valeri, que viu o seu cruzamento interceptado por um defesa contrário.
Com tão poucas oportunidades, foi sem surpresa que o encontro chegou ao intervalo empatado a zero. No reatamento da partida, a Académica manteve a superioridade territorial, sem contudo ser perigosa na hora do remate. Aos 58', Jesualdo Ferreira optou por alargar a frente de ataque, lançando Orlando Sá para o lugar de um desinspirado Prediger. Em boa hora o fez, já a que partir daqui, o FC Porto passou a acercar-se com mais perigo do último reduto dos 'estudantes'. Com dois homens no centro do ataque, os 'dragões' abriram o sistema táctico para um claro 4-4-2, com Guarin a actuar no flanco esquerdo do 'miolo'. E foi aí que o internacional colombiano viveu os seus principais momentos na partida, como é exemplo o remate aos 60', bem defendido por Rui Nereu.
A mudança de figurino dos portistas obrigou André Villas Boas a mexer, trocando João Ribeiro pelo médio Amaury Bishoff. A ideia seria dotar a 'briosa' de maior poder de posse de bola, mas tal não aconteceu, com o antigo jogador de Werder Bremen e Arsenal a não conseguir adaptar-se da melhor maneira ao péssimo relvado do Cidade de Coimbra.
O FC Porto ia crescendo na partida, e foi já com Sérgio Oliveira em campo que os 'dragões' desperdiçaram a melhor oportunidade em toda a partida, com o jovem médio 'azul e branco' a atirar muito perto do poste da baliza contrária.
Sob a mesma toada, a partida encaminhou-se para o final, com ambas as formações a denotarem sinais de satisfação em relação à igualdade registada no marcador. Ainda para mais, depois do empate entre Estoril e Leixões, na restante partida do grupo A.
Com mais um ponto somado, FC Porto e Académica partem para a última ronda 3.ª fase da Taça da Liga com clara vantagem sobre os restantes adversários, somando quatro pontos, contra apenas um do duo perseguidor. Na próxima e derradeira jornada da fase de grupos, os 'dragões' deslocam-se ao terreno do Estoril, enquanto os 'estudantes' defronta o Leixões, em Matosinhos. As partidas estão agendadas para os próximos dias 23 e 24 de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...