05 outubro 2009

Análise: Ligas Europeias


Na Premier League, o jogo grande que opôs o Chelsea ao Liverpool ditou a vitória dos londrinos por 2-0. Os visitantes podiam ficar apenas a um ponto da liderança caso derrotassem o Chelsea, mas viram-se vergados à terceira derrota da temporada – apenas uma mais do que em toda a campanha passada – depois dos tentos de Anelka (60) e Malouda nos descontos, ambos após assistências de Drogba, que fizeram o conjunto de Londres ultrapassar o Manchester United . Com Petr Čech castigado, Hilário defendeu a baliza dos "blues", enquanto Ricardo Carvalho e Deco foram titulares, tendo o médio sido substituído a 14 minutos do fim (José Bosingwa e Paulo Ferreira não jogaram).
O Arsenal goleou o Blackburn por 6-2. Com quase 60 mil espectadores nas bancadas, os gunners não começaram bem o encontro. No entanto, a classe dos jogadores da equipa de Arsène Wenger acabou por vir ao de cima. Os golos do Arsenal foram, então, marcados por Vermaelen (17), van Persie (33), Arshavin (37), Fabregas (57), Walcott (75) e Bendtner (89). N’ Zonzi (4) e Dunn (31) fizeram os tentos da equipa de Benni McCarthy (saiu lesionado).
O Manchester United evitou a derrota em Old Trafford frente ao Sunderland graças a um tento nos descontos. Darren Bent assinou o seu sétimo tento no campeonato e Kenwyne Jones o quinto entre o remate certeiro de Dimitar Berbatov, num espectacular pontapé acrobático. Kieran Richardson, ex-jogador dos "red devils", foi expulso por duplo amarelo perto do fim, momentos antes de Anton Ferdinand, irmão de Rio, do United (que ficou de fora do encontro), desviar para a sua própria baliza um remate de Patrice Evra, que, ainda assim, deixou a equipa de Steve Bruce no em sexto.
O Everton (adversário do Benfica na UEFA Europa League) sofreu um revés na tentativa de se manter perto dos quatro primeiros lugares, ao empatar (1-1) em Goodison Park diante do Stoke City, pelo que ocupa agora a décima posição, tendo sito travado depois de cinco triunfos seguidos (três na Premier League e dois nas provas de clubes da UEFA). O West Ham continua na zona de despromoção e continua sem ganhar desde a ronda inicial após mais um empate, desta vez a dois golos, frente ao Fulham. A formação de Gianfranco Zola, no entanto, esteve perto de perder pela quinta vez consecutiva em todas as competições não fosse o tento de Junior Stanislas nos descontos, num desafio em que o Fulham viu Kagisho Dikgacoi ser expulso quatro minutos antes do intervalo.
O Hamburgo está na liderança da Bundesliga. Esta jornada derrotou o Hertha por 3-1. O Hertha, adversário do Sporting na UEFA Europa League, até se colocou em vantagem através de um golo de Aren Friedrich logo aos nove minutos, mas os forasteiros estragaram os planos dos homens da casa no espaço de 26 minutos, na estreia de Friedhelm Funkel à frente do Hertha, graças ao autogolo de Kaká (24) e aos remates certeiros de David Jarolím (38) e Zé Roberto (40). Hamburgo e Leverkusen têm 20 pontos, mas os pupilos de Bruno Labbadia têm vantagem na diferença de golos, enquanto o Hertha somou o sétimo desaire seguido e continua na cauda da tabela, apenas com três pontos.
Leverkusen, que apenas perdeu quatro pontos nos oito jogos disputados no campeonato, nunca viu ameaçada a sexta vitória na prova desde que Toni Kroos inaugurou o marcador logo aos dois minutos. Simon Rolfes aumentou a vantagem de penalty, aos 28, antes de Eren Derdiyok e Stefan fixar o resultado a meio da segunda parte.
O Bayern ocupa o sétimo lugar depois do empate a zero em Munique, numa partida em que o médio Petit actuou a titular nos forasteiros (Maniche não jogou) e cujo resultado permitiu ao Colónia ultrapassar o Nuremberga na penúltima posição devido à diferença de golos.
Ainda sem o ponta-de-lança português Hugo Almeida disponível, a recuperar de lesão, o seu companheiro no ataque do Bremen, Claudio Pizarro, inaugurou o marcador logo aos três minutos, de cabeça. Aaron Hunt fixou o resultado ante o Estugarda, representante alemão na UEFA Champions League, seis minutos depois do reatamento e a vitória fez a equipa de Thomas Schaaf (adversário do Nacional na UEFA Europa League) subir ao quarto posto.
Mais acima, o Schalke 04 assumiu o terceiro posto depois da vitória de 2-0 sobre o Frankfurt mercê do primeiro golo de Gerald Asamoah em 2009 aos 66 minutos e a um penalty de Jefferson Farfán. O Schalke manteve os dois pontos de vantagem sobre o Hoffenheim, pois estes perderam por 2-1 frente ao Mainz.
Um golo apontado nos descontos por Wesley Sneijder deu a liderança da Serie A ao Inter de Mourinho. Dejan Stanković colocou a formação de José Mourinho em vantagem aos 22 minutos, após num lance construído por Samuel Eto'o, mas Diego Milito saiu lesionado pouco depois e Antonio Di Natale empatou a contenda depois de bom trabalho de Gökhan Inler. O empate parecia ser o resultado final do encontro, só que, nos descontos, Sneijder fez o golo da vitória.
A Sampdória que reparte a liderança com o Inter, não foi além de um empate com o Parma. A Sampdória até começou melhor com um golo de Giampaolo Pazzini, aos 23 minutos. Contudo, a vantagem dos anfitriões durou apenas sete minutos, altura em que Daniele Galloppa empatou a contenda, resultado que deixou a Sampdória em igualdade pontual com o conjunto de José Mourinho, líder devido à melhor diferença de golos.
Depois de a Samp não ter conseguido vencer o Parma, a equipa de Ciro Ferrara, que não contou o médio português Tiago, sabia que os três pontos na partida da Sicília a fariam ultrapassar os “blucerchiati” e o Inter para chegar ao topo da classificação. No entanto, o Palermo, treinado pelo antigo guarda-redes do Inter, Walter Zenga, teve outras ideias e infligiu aos homens de Turim o primeiro desaire na Liga desde 11 de Abril, resultado que deixou a “vecchia signora” em terceiro, a dois pontos da liderança.
A série do Milan sem ganhar em todas as competições elevou-se desta feita para quatro partidas, depois do empate (1-1) na deslocação ao terreno da Atalanta, ainda sem qualquer vitória e que terminou o encontro reduzida a dez elementos. Simone Tiribocchi (21) colocou os anfitriões na frente momentos antes da expulsão de Ivan Radovanović aos 39 e apenas o tento de Ronaldinho, entrado na segunda parte, aos 83 mnutos evitou a segunda derrota dos milaneses no espaço de uma semana.
Nos restantes encontros, Francesco Totti apontou o golo da vitória da Roma sobre o Nápoles, por 2-1, e o Chievo Verona aumentou para cinco o número de jogos sem perder ao derrotar fora o Cagliari, por 3-1. No derby da Toscânia, Siena e Livorno não saíram do zero.

O Real Madrid deixou o Barcelona isolado na liderança depois de ter saído derrotado por 2-1 da deslocação ao terreno do Sevilha, terceiro classificado. O Sevilha venceu com golos de cabeça de Jesús Navas (33) e Renato (66), de nada valendo o tento de Pepe, igualmente de cabeça, a cruzamento de Guti, três minutos depois do reatamento, numa partida em que os “merengues” não contaram com o lesionado Cristiano Ronaldo na Andaluzia.
O Barça bateu o Almería por 1-0, na sexta vitória consecutiva no campeonato e o triunfo deu três pontos de vantagem relativamente ao rival da capital espanhola.
Sem Miguel e Manuel Fernandes, o Valencia subiu ao quinto lugar e está a quatro pontos do Real Madrid mercê da vitória de 1-0 no terreno do Santander, golo de Nikola Žigić. O Maiorca, com Nunes a titular e Bruno China suplente não utilizado, viu-se ultrapassado no quarto posto pelo Deportivo, onde Zé Castro não saiu do banco, pois perderam por 4-1 diante do Gijón. A formação das Baleares até marcou primeiro e cedo, de penalty, logo aos 12 minutos, mas o Gijón assinou quatro tentos nos derradeiros 31 minutos da partida, duas delas através de Cuevas, pelo que ocupa a nona posição.
O Bilbao (adversário do Nacional na UEFA Europa League) ocupa o sétimo lugar depois do empate (2-2) no reduto do Valladolid. O conjunto de Joaquín Caparrós adiantou-se por Markel Susaeta e precisou de um remate certeiro de Iker Muniain a 13 minutos do final para resgatar um ponto. De resto, Xerez e Villarreal mantêm-se nas últimas posições, com três e dois pontos, respectivamente depois dos empates de ambos: o Xerez 1-1 diante do Málaga (Duda foi titular e Edinho entrou no início da etapa complementar), enquanto o “submarino amarelo” não saiu do nulo frente ao Espanyol. O Getafe é oitavo graças ao triunfo de 2-1 sobre o Osasuna, jogo em que Pedro León apontou o tento do triunfo a 14 minutos do fim.


Confira as classificações e os melhores marcadores:
Premier League
Bundesliga
Calcio
Liga BBVA

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...