03 setembro 2009

Directo de Angola

ANGOP

1º de Agosto defronta Desportivo da Huíla nas meias-finais

O 1º de Agosto defronta no dia 30 deste mês, às 15h30, o Desportivo da Huíla, em jogo das meias-finais da taça de Angola em Futebol, a disputar-se no estádio da Cidadela Desportiva, em Luanda.
De acordo com o sorteio realizado hoje no anfiteatro da Federação Angolana de Futebol (FAF), na capital do país, a outra meia-final opõe o Sagrada Esperança à Académica do Soyo.
Os vencedores disputarão o troféu na posse do Santos FC.


Mateus junta-se a Rui Marques e falha amistosos

Depois da confirmação por lesão do defesa central Rui Marques, foi a vez do avançado angolano do Nacional da Madeira, Mateus, que se ressentiu da contusão sofrida no amistoso com o Togo (2-0) e deverá igualmente falhar os próximos dois desafios dos Palancas Negras.
De acordo com fonte próxima à selecção nacional, o futebolista não reagiu aos tratamentos iniciais feitos no seu clube, onde depois de uma ressonância ao joelho direito recomendou-se uma observação cuidadosa para evitar o agravamento do seu estado clínico.
Deste modo, Manuel José, o seleccionador nacional de futebol, excluiu da lista dos disponíveis estes dois jogadores para os encontros frente ao Senegal, neste sábado, e diante de Cabo Verde, no dia 9, ambos previstos para a região de Algarve (Portugal).
Exceptuando esses casos, os Palancas Negras realizaram hoje uma sessão de treinos correccionais no Centro de Alto Rendimento de Browns, situado na instância turística de Algarve, palco da preparação do seleccionado angolano na rota para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar em 2010, no país.
O CAN vai decorrer nas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda e Huila, entre os dias 10 e 31 de Janeiro. O sorteio da prova está previsto para 20 de Novembro, na capital angolana.

CAN2010: Organização da prova representa confiança depositada pelos africanos
O director comercial da Air Namíbia, Albert Ndunda, considerou hoje (quinta-feira), em Luanda, a escolha de Angola para organizar o CAN2010 um gesto de confiança depositado pelos Estados africanos em reconhecimento da sua capacidade para albergar eventos de nível internacional.
Numa entrevista à Angop, Albert Ndunda sublinhou que o campeonato africano das nações em futebol (CAN2010), a disputar-se entre 10 e 31 de Janeiro próximo, é também uma oportunidade para os adeptos e turistas de África e de outros continentes conhecerem o país.
Sustentou que Angola por intermédio do CAN vai mostrar as suas potencialidades internas quer na área económica, quer a nível de infra-estruturas e no domínio turístico.
O responsável da Air Namíbia vaticina uma afluência de turistas e “olheiros”, para Angola, uma vez que esta prova tem sido uma ocasião propícia para os dirigentes de clubes estrangeiros contratarem jogadores africanos.
"Por isso, os olhos do mundo estarão virados para Angola para ver o que a África pode lhes oferecer desta vez”, realçou.
Disse que a Namíbia, como vizinha de Angola, vai ganhar com o CAN, assim como a realização do Mundial de Futebol 2010 na África do Sul, eventos que considerou como oportunidades de negócios e ganhos no turismo para a zona da SADC – Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.
Frisou que a competição futebolística permitirá também a Angola ganhar infra-estruturas desportivas, turísticas e vias de comunicação que irão contribuir para o seu desenvolvimento.
“Todos estamos ansiosos para conhecermos os nossos irmãos provenientes de outros países africanos", reconheceu Albert Ndunda, acrescentando que será um momento de convívio fraterno e de colaboração entre irmãos, porque a África tem que se unir como a Europa e os Estados Unidos América”.
A taça das Nações Africanas é a principal competição da Confederação Africana de Futebol e do continente. Realiza-se de dois em dois anos, desde 1968, mas já teve intervalos irregulares.
No primeiro CAN foi realizado em 1957, teve a participação de apenas três selecções, Egipto, Sudão e Etiópia.
Depois desta edição, foi preciso criar um torneio de qualificação, devido ao crescente número de participantes que surgiram, por causa das independências de países africanos na década de 60 no século XX.
A partir de 1998, o número final de selecções foi fixado para 16 concorrentes, numa competição que já se sagraram campeões o Egipto (seis vezes), Camarões e Ghana (4), Nigéria (2), RD Congo (2, uma, como Zaire) sendo um troféu para Côte d'Ivoire, Etiópia, Marrocos, República do Congo, África do Sul, Sudão e Tunísia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...