31 agosto 2009

Directo do Brasil

Por Felipe Moraes

A 22ª rodada do Brasileirão, a propósito do calendário, começou na quarta-feira, com apenas um jogo. O Corinthians ficou no 2 a 2 com o Barueri. Ambos estão coladinhos na tabela, em 7º e 8º, respectivamente. O Barueri faz boa campanha, graças aos gols de Val Baiano, que divide a artilharia com Marcelinho Paraíba (Coritiba) e Roger (Vitória). Já o Corinthians, garantido na Libertadores no ano de seu centenário, joga de maneira desconcentrada, como que apenas à espera de 2010.

Só Ney vence o Avaí

No sábado, o Avaí, após 11 rodadas de desempenho impressionante, foi enfim derrotado. No Couto Pereira, o placar de 2 a 0 deixou o Coritiba fora da zona, em 15º, enquanto o infortúnio posicionou o Avaí em 6º. Ney Franco, técnico do Coritiba, tem mesmo sorte contra o time catarinense. A última derrota da sensação do campeonato foi para o Botafogo em 11 de julho, quando ele era o técnico do clube carioca.

O Náutico goleou o Atlético Paranaense por 3 a 0 em casa e só não saiu da zona de rebaixamento porque o Santo André possui saldo de gols superior. Leonardo Moura, Denis Marques e Zé Roberto (há quanto tempo este não jogava um futebol digno, hein?) afundaram o Santo André no Maracanã, interrompendo uma sequência negativa de três partidas do Flamengo (11º). A irregularidade do time, porém, impede que pensemos em outra coisa a não ser Copa Sul-Americana.

Equilíbrio no Top 10

A diferença do 10º colocado, Santos, para o líder, Palmeiras, é de apenas nove pontos. Ainda assim, o G-4 teve poucas mudanças com os resultados deste fim de semana.

O grande jogo da rodada era para ser o embate entre Palmeiras e São Paulo. Jogo com uma outra jogada interessante, algumas chances de gol, mas excessivamente estudado e controlado. No fim, o leve 0 a 0 foi bom para o líder, já que o Goiás foi humilhado pelo Inter, no Beira-Rio. Fernandão, ex-capitão do time adversário, retornava ao lugar em que comemorou a conquista da Libertadores 2006. Também campeão mundial pelo Inter, ele, porém, perdeu a cabeça logo no início do jogo: expulsão aos 14 minutos. Liderado por Marquinhos e Giuliano, a equipe da casa aplicou bela goleada no Goiás, jogando um futebol de muita velocidade e agilidade. O jogo terminou no 4 a 0. E o Inter (37 pontos) encostou de vez no Goiás (38), ainda em segundo.

Além deste, os outros dois jogos disputados às 18h30 também terminaram com placar generoso: Vitória (12º) 3x3 Cruzeiro (13º) e Botafogo (18º) 3x3 Grêmio (9º). Mas a situação dos times não mudou: Vitória e Cruzeiro são irregulares e empacam no meio da tabela; o Botafogo joga bem, mas não ganha; e o Grêmio, ainda sem vencer fora de casa, parece não ter forças para chegar à zona da Libertadores.

Retorno ao Brasil via ex-rival

Fábio Rochemback cansou da reserva no Sporting e, depois de oito anos na Europa, decidiu voltar para o Brasil. Mais especificamente, para o Grêmio, rival de seu ex-time, o Inter. Ele não é exatamente um grande meia, mas possui incrível fôlego defensivo, um chute potente de média/longa distância e um estilo que deve agradar a torcida tricolor.


E os últimos parágrafos...

...só poderiam ser dedicados a Sport e Fluminense, vice e líder da zona do descenso. A seis pontos do Botafogo, o Sport, com 17 pontos, até conseguiu um resultado interessante na rodada 22: empatou com o Atlético, em declínio, por 1 a 1, depois de começar ganhando. Nada mal.

O Fluminense andou se reforçando nos últimos dias, com as aquisições de Urrutia (volante), Paulo César (lateral-direito) e Fábio Neves (meio-campista destaque na Série B, com o América de Natal). Hoje, assina com o argentino Ezequiel González (é primo do Killy, aquele argentino metido que jogou até na Internazionale), ex-Boca Juniors, Fiorentina, Panathinaikos e Rosario Central. A movimentação da diretoria, no entanto, não parece ter animado os atletas. Na Vila Belmiro, Paulo Henrique, 19 anos, e André, 18, marcaram para o Santos. Está muito difícil para o Fluminense, com ou sem reforços.

6 comentários:

  1. Eu também.

    Não que fosse chegar à Libertadores, porém.

    ResponderEliminar
  2. Com o Fred no ataque... era de esperar mais golos.

    ResponderEliminar
  3. Todos os anos existe alguma equipa que nos surpreende no Brasil pela negativa. Demonstra isso a competitividade do campeonato?

    ResponderEliminar
  4. Nisso o david tem razão.
    Á 2 anos foi o Corinthias a supreender ao descer e não tinha um mau plantel pelo contrario

    ResponderEliminar
  5. Cipri e David,

    Vocês disseram bem. A competitividade do campeonato é cruel com equipes pequenas e grandes.

    Num torneio de 20 clubes, há de 10 a 13 clubes grandes. A diferença entre sucesso e fracasso é muito pequena.

    Daí vê-se a real qualidade de alguns times em 2009, como o Avaí: 6º colocado, à frente de clubes que eram favoritos ao título, como o Grêmio, por exemplo.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...