04 agosto 2009

Directo do Brasil

Por Felipe Moraes

A três rodadas do fim do primeiro turno do Brasileirão, o Palmeiras já desponta como principal candidato a campeão da primeira metade do campeonato. Venceu o Sport no sábado e chegou a estar seis pontos à frente do Atlético Mineiro. Ontem, em jogo movimentado no Mineirão, o Galo mineiro vencia por 2 a 0, cedeu o empate ao Coritiba e só conseguiu o gol da vitória no final da partida. Logo em 3°, a apenas dois pontinhos do clube mineiro, está o Goiás, em franca ascensão: cinco vitórias nos últimos cinco jogos. Hélio dos Anjos é modesto sobre o ótimo desempenho do time e disse que o “campeonato só começa na 25ª rodada.” Falsa modéstia ou não do técnico do momento no Brasileirão, o certo é que Júlio César, o lateral esquerdo, e Iarley, o atacante, jogam um futebol incrível, e fazem do Goiás um sério candidato a uma vaguinha na Libertadores.

(Sobre a rodada de 16, um breve adendo: o jogo entre Santos e Internacional está arrolado na 16ª rodada, mas só será disputado no dia 26 de agosto. Mesmo sem jogar, o Inter continua em quarto. E o Santos, na busca pela regularidade, em 12°.)

Em jornada de consolidação de Palmeiras e Atlético Mineiro na ponta do campeonato, outros três clubes merecem parágrafos particulares. Dois, pelo momento extremamente feliz no torneio, e um, pela “liderança” da zona do descenso.

O Avaí acumulava cinco vitórias seguidas - três foram conquistadas longe da Ressacada, o caldeirão do clube catarinense. Ontem, Eduardo Martini, o goleiro calvo e de fronte cerrada, voou, saltou, espalmou bolas difíceis para salvar o time de uma derrota no Pacaembu. E o resultado ficou no 0 a 0, o Corinthians em quinto e o Avaí, 10°, a apenas dois pontos do Timão (23 ante 25). Arrisco dizer que esse simpático Avaí não cai. Se manter desempenho parecido no segundo turno, merece vaga na Sul-americana do ano que vem.

O São Paulo, há três rodadas, era dado como fracasso certo. Hoje, três vitórias seguidas depois, sinaliza que está em plena recuperação. E o maestro do levante é Dagoberto. Ele marcou dois na rodada 15, contra o Grêmio, e, ontem, fez o (belo) gol do triunfo sobre o até então imbatível em casa Vitória.

Por último (diga-se, último mesmo, até na tabela), falemos do Fluminense. A última vitória foi na 5ª rodada, 1 a 0 sobre o Botafogo. São 11 jogos sem vencer. O saldo disso é a inédita “liderança” da zona de rebaixamento. O Flu perdeu para o também na zona (17°) Atlético Paranaense (1 a 0) e o Náutico (“vice-líder”) empatou com o Flamengo no Rio. Onze também é o número de pontos da equipe dirigida por Renato Gaúcho na Série A. E recomeçar precisa ser a palavra de ordem nas Laranjeiras.

1 comentário:

  1. O Fluminense é de facto a grande decepção do Brasileirão. Com a dupla Thiago Neves-Fred esperava-se muito mais do "tricolor".

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...