28 julho 2009

Directo do Brasil

Por Felipe Moraes

O Brasileirão se aproxima do fim do primeiro turno e duas equipes, empatadas com 28 pontos no ápice da tabela, merecem destaque ao fim da 14ª rodada.

O Atlético Mineiro foi derrotado para o Goiás, em Mineirão lotado, mas ainda assim manteve a primeira colocação, graças ao excelente saldo de gols (13, contra 12 do Palmeiras). Celso Roth precisará preparar o Galo para o confronto fora de casa dificílimo da próxima rodada, no clássico nacional contra o Flamengo. A boa campanha do Atlético, de quem se esperava pouco n2este campeonato, deve estar dando nos nervos da torcida do Cruzeiro.

Falando no rubro negro carioca, o jogo de número 1000 do clube mais popular do país, disputado contra o Santos, na Vila, terminou bem. Andrade, que assumiu o comando após a saída de Cuca, movimento imitado por boa parte da diretoria administrativa, pegou um time às voltas com problemas extracampo e conseguiu quebrar um incômodo tabu: o Flamengo nunca tinha vencido o Peixe na Vila; ontem, afundou o time da casa por 2 a 1. Andrade foi às lágrimas após o jogo, recordando-se do ex-goleiro Zé Carlos (entre 1986 e 1991 no Mengo), falecido na última semana.

O segundo colocado Palmeiras, que também sofreu um revés (de virada) para o Goiás na última rodada, viajou para Presidente Prudente neste fim de semana. O jogo: clássico contra o rival Corinthians. Até ontem, o único clássico em 2009 também acontecera em PP, e o resultado ficou em 1 a 1, com direito ao primeiro gol de Ronaldo no seu retorno aos gramados nacionais. Desta feita, houve um vencedor e o herói dos 90 minutos foi um jogador bem mais modesto que o Fenômeno. Obina, antes preterido no Flamengo e debutante rodeado de desconfiança no Palestra Itália, acumula excelentes atuações no ataque do Palmeiras. E ontem, veio a consagração (?). Os três gols de ontem, na vitória de 3 a 0 sobre o Timão, foram fundamentais para a manutenção da titularidade, em momento de transição no comando técnico do clube. Muricy Ramalho, tricampeão nacional com o São Paulo, assumiu o Verdão nesta segunda-feira e, graças ao belo trabalho do interino Jorginho, pegará uma equipe montadinha.

Fazem a companhia a Atlético Mineiro e Palmeiras, Vitória (3°) e Internacional (4°). O Vitória é de futebol objetivo, simples e muito correto, como ensina o treinador Paulo César Carpegiani. Bateu o Coritiba por 1 a 0, por meio de Leandro Domingues e repete o desempenho inicial do ano passado. Resta saber se o segundo turno também será semelhante ao de 2008: ladeira abaixo.

Já o Inter, é tensão, apesar do desempenho. Derrotado para o Botafogo, que se desvencilhou da zona de rebaixamento, o futebol precário irritou de vez o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho. O elenco foi “sacudido” neste início de semana: D’Alessandro, Taison e Magrão à suplência. E Tite: assegurado no comando (e olha que essa expressão, aparentemente confortante, costuma dar azar aos técnicos brasileiros). Ano de centenário atribulado para a torcida colorada.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...