23 junho 2009

Rubrica: Geração Futebol


Jogadores de segunda? (parte 3)

Terminadas as principais ligas europeias, entregues as faixas aos campeões, existe o reverso da medalha, equipas que depois de um ano a lutar na principal divisão olham para a segunda liga como pano de fundo para a época que se avizinha, no meio de tudo isto existem os jogadores, muitos deles incapazes de evitar tal cenário mas com qualidade a mais para uma divisão secundária.
Analisando os planteis das equipas despromovidas de Espanha, França, Itália e Inglaterra fica aqui uma lista de trinta jogadores demasiado interessantes para seguirem o seu percurso numa segunda divisão.

Alan Smith – Newcastle (Inglaterra) AV, MC
Chegou a ser considerado uma das maiores promessas do futebol inglês, infelizmente não foi o jogador de top que se esperava mas é ainda assim um craque a ter em atenção, explodiu no Leeds e em 04/05 rumou a Manchester, nas mãos de Ferguson tornou-se um jogador mais cerebral, passou três anos em Old Trafford antes de rumar a Newcastle, para a próxima época o seu talento merece melhor palco.

Tuncay – Middlesbrough (Inglaterra) AV, MO
Mais um craque do Boro que não tem qualidade de sobra, com 27 anos o turco Tuncay apareceu para o futebol mundial na Taça das Confederações em 2003 mas por essa altura já brilhava nos relvados turcos ao serviço do Fenerbahçe que o descobriu no modesto Sakaryaspor. Em 07/08 deixou a sua Turquia para rumar a Inglaterra e em solo de sua majestade tem confirmado o seu valor. Um internacional turco que prima pela finalização mas que é combativo, lutador e incansável, sendo também muito inteligente e forte tecnicamente.

Ricardo Oliveira – Betis (Espanha) AV
Com 29 anos o avançado brasileiro já passou pela Portuguesa, Santos, Valencia, São Paulo, Milan, Zaragoza e Betis, tendo passado pelo clube andaluz por duas vezes. É forte fisicamente, gosta de jogar no meio dos centrais, tem grande capacidade de remate e é muito frio no momento da finalização, contudo não tem sido tão regular como se esperava. Pode estar aqui uma excelente oportunidade de relançar a carreira.

Edú – Betis (Espanha) AV, MO
Número 10 da equipa andaluz e um dos melhores interpretes que jogam no Betis. Chegou à Europa vindo do São Paulo para representar o Celta, de lá saiu para o Betis em 04/05 e por aí ficou, sempre com grande regularidade e bom futebol. Tem boa técnica e é inteligente nas movimentações.

Afonso Alves – Middlesbrough (Inglaterra) AV
Já muito falado para o Benfica, Afonso Alves é um dos casos mais interessantes para clubes de segunda linha europeia, chegou à Europa para o frio Suécia e desde aí (2002) não mais parou de facturar, passou por Örgryte, Malmö FF e Heerenveen até chegar ao Boro. É mais que um avançado puro, tem controlo de bola e sabe trabalhar bem dentro e fora de área, é atleticamente forte, funciona muito bem como pivot ofensivo, remata forte e colocado, marca livres e sabe jogar muito bem colectivamente. Conta já com bastante experiência e aos 28 anos precisa de um novo desafio.

Aliadière – Middlesbrough (Inglaterra) AV
Formado nas escolas do Arsenal, com aprovação do seu compatriota Wenger, estreou-se cedo na primeira equipa e sugeria um futuro risonho, no entanto demorou em afirmar-se e mesmo quando foi emprestado a clubes de menor dimensão não se afirmou. Em 07/08 o Middlesbrough arriscou a sua contratação e valeu a pena, o avançado francês está agora mais maduro, tem 26 anos, mas mantém a velocidade que sempre o caracterizou e foi um dos elementos mais importante da equipa do Boro.

Obafemi Martins – Newcastle (Inglaterra) AV
Já ouvimos falar dele há bastante tempo mas tem apenas 24 anos, apareceu no Inter em 02/03 e desde aí ninguém ficou indiferente aquele vulcão nigeriano que encarava em velocidade o pragmatismo do Calcio, não é um gigante mas tem a força e a combatividade dos mais possantes, aliando as excelentes capacidades físicas a uma astúcia de movimentos muito interessantes. Está em Inglaterra desde 06/07 e é um dos jogadores mais sedutores deste despromovido Newcastle.

Michael Owen – Newcastle (Inglaterra) AV
Muito provavelmente o jogador mais valioso do Newcastle, é o menino precoce que Inglaterra tanto idolatrou, estreou-se na Premier League com apenas 17 anos ao serviço do Liverpool, foi internacional inglês com 18 e a sua qualidade estendeu-se além fronteiras. Em 04/05 rumou ao Real Madrid e apesar dos treze golos em trinta e seis jogos voltou à sua Inglaterra para o Newcastle, esta época foi o melhor marcador da equipa e continua a ser um avançado muitíssimo interessante, veremos onde estará no próximo ano.

Rolando Bianchi – Torino (Itália) AV
Um avançado italiano de 26 anos que deve ser observado com cuidado, já passou por Atalanta, Cagliari, Reggina, Man City e Lazio, antes de chegar ao Torino por cerca de 8 milhões de euros, elevado investimento para o recém despromovido clube italiano. É um número nove esguio (1,88m e 78kg) com capacidade para acelerar o jogo e inteligência de movimentos, muito forte na desmarcação, bom jogo de cabeça e frio em frente à baliza.

Ivan Klasnic – Nantes (França) AV
Um avançado croata formado na escola alemã, com faro de golo e boa compleição física (1,86m e 79kg). É presença assídua na selecção croata, sendo aposta regular da equipa técnica dos Balcãs. Teve os seus melhores momentos no Werder Bremen que deixou esta época para representar o Nantes, infelizmente a aventura gaulesa não foi o que se esperava e pode estar à procura de um novo clube.

Blog: Geração Futebol

1 comentário:

  1. Estavam aqui uns belissimos jogadores para o meu sporting

    Por:MM

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...