18 maio 2009

Análise: Ligas Europeias

O Manchester United sagrou-se este fim-de-semana campeão Inglês e igualou o recorde do Liverpool com a conquista do seu 18º título (e terceiro consecutivo), com o nulo. Embora tenha sentido mais dificuldades do que nas meias-finais da Champions League, quando eliminou este mesmo Arsenal, o United garantiu de forma tranquila o ponto que necessitava para passar a dispor de sete de vantagem sobre o Liverpool, que tem apenas mais dois jogos por disputar.
Os golos de Steven Gerrard e Dirk Kuyt valeram ao Liverpool a vitória por 2-0 no reduto do West Bromwich Albion, desfecho que confirmou a descida de divisão do conjunto onde alinha o médio português Filipe Teixeira.
O Chelsea recebeu e bateu o Blackburn Rovers, por 2-0. Com Bosingwa a titular e Hilário no banco de suplentes, os "blues", finalistas da Taça de Inglaterra, garantiram os três pontos com golos de Florent Malouda e Nicolas Anelka, que assim igualou Cristiano Ronaldo no topo da lista dos melhores marcadores, com 18 tentos.
No extremo oposto da tabela, o Newcastle caiu na zona de despromoção após perder por 1-0 frente ao Fulham FC, equipa que persegue o apuramento para a UEFA Europa League. O penúltimo posicionado, o Middlesbrough, empatou (1-1) ante o Aston Villa e continua a três pontos da salvação, sendo que apresenta ainda uma pior diferença de golos quando falta apenas disputar uma jornada.
Noutros jogos, o finalista da Taça de Inglaterra, o Everton (sem Nuno Valente), ultrapassou o Villa no quinto lugar graças a uma vitória frente ao West Ham (Luís Boa Morte foi titular), por 3-1, enquanto o Stoke City bateu em casa o Wigan, por 2-0. Um golo de Robbie Keane aos 86´ permitiu ao Tottenham vencer em casa o Manchester City, por 2-1.

Na Bundesliga um “hat-trick" de Edin Dzeko permitiu ao Wolfsburg dar um passo de gigante rumo ao primeiro título, pois enquanto a equipa de Ricardo Costa foi a casa do Hannover golear por 5-0, o seu principal concorrente, o Bayern, não conseguiu melhor do que um empate a dois golos no reduto do Hoffenheim. O Wolfsburgo passou a dispor de dois pontos de vantagem sobre os campeões em título, pelo que uma vitória na última jornada, no próximo sábado, na recepção ao Werder Bremen, será suficiente para fazer a festa.
O Bayern precisava de ganhar para continuar com boas hipóteses de renovar o título e até começou bem, com Franck Ribéry a inaugurar o marcador aos 16’. O Hoffenheim deu a volta ao marcador, com golos de Demba Ba (21’) e Carlos Eduardo (29'), mas Luca Toni restabeleceu a igualdade ainda antes do intervalo. Contudo, os visitantes não encontraram forma de chegar à vitória. O Bayern foi alcançado no segundo lugar pelo Estugarda, que conseguiu a oitava vitória nos últimos nove jogos ao bater, por 2-0, o Cottbus, que é 17º. O Hertha empatou a zero ante o Schalke 04 e despediu-se da luta pelo título.
Destaque ainda para o "lanterna vermelha" Karlsruher que venceu o Werder Bremen por 3-1 e ficou a um ponto do Arminia, mantendo o sonho de evitar a descida. Hugo Almeida foi titular pelo Bremen e apontou o único golo dos anfitriões aos 71’.

Em Itália José Mourinho e Luís Figo garantiram ao Inter a conquista do seu 17º "scudetto”. A equipa do Inter festejou o título no interior do hotel já que os "rossoneri" foram derrotados no sábado em Udine. O Milan caiu no Stadio Friuli, sofrendo um golo em cada metade do encontro. Gaetano D'Agostino (31’) adiantou os "zebrette" da marca de grande penalidade, isto após Paolo Maldini ter dado mão na bola. Cristian Zapata (49’) fez o 2-0 quando bateu Dida após um canto de D'Agostino, sendo que o melhor que o Milan conseguiu foi reduzir por intermédio de Massimo Ambrosini.
A Juventus empatou (2-2) em casa ante a Atalanta e não aproveitou a derrota do AC Milan, vendo ainda a Fiorentina aproximar-se perigosamente, fruto do triunfo sobre a Sampdória.
Drama também foi algo que não faltou na capital, onde o Catania recuperou de uma desvantagem de 3-1 e chegou ao empate ante a AS Roma, apenas para Christian Panucci marcar aos 87’ e dar o triunfo aos "giallorossi".
A luta pela fuga à despromoção continua emocionante, com o Lecce a ficar em situação desesperada após a derrota por 2-1 no terreno do também aflito Bologna. Os visitantes ainda estiveram a vencer com um golo de Simone Tiribocchi, mas Marco Di Vaio empatou aos 37’ e o Lecce ficou a jogar com dez devido à expulsão de Dimitrios Papadopoulos. E foi já no terceiro minuto de descontos que Sergio Volpi deu o triunfo ao Bolonha. O Torino bateu fora o Napoles por 2-1, tendo Rolando Bianchi e Alessandro Rosina assinado os tentos dos forasteiros.
A Reggina ganhou um balão de oxigénio face ao triunfo por 2-1 sobre o Cagliari, construído com os golos de Fabio Ceravolo e Franco Brienza, mas a equipa está a quatro pontos da zona de salvação, isto quando faltam disputar apenas duas jornadas.

Confira as classificações e os melhores marcadores:
Premier League
Bundesliga
Calcio

1 comentário:

  1. Hola. Mi página "Fanáticos por el fútbol" se está renovando, prepárate para el gran cambio que está por venir, este 1 de junio verás el cambio de mi página porque cumple un año. Saludos.

    www.amantesalfutbol.blogspot.com

    Te espero el 1 de junio

    Cualquier pregunta sobres los grandes cambios déjenme un comentario en : www.lomejordelecuador.blogspot.com

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...