28 abril 2009

Dia de opiniões...

1. Mais uma semana e tudo na mesma na frente. Poucos casos (o que é raro), e também pouco jogos entusiasmantes.
No que diz respeito ao Futebol Clube do Porto, agora sem Lucho e sem Hulk (devo confessar que até me faltou o ar quando vi o lisandro ficar no chão agarrado ao pé ...), notou-se claramente uma baixa no rendimento da equipa. Ainda assim uma vitória justa e clara. Do outro lado uma equipa que se bateu bastante melhor do que eu esperava, pois pensei que o valor era o que tinha mostrado ante o Benfica. Afinal não ... tratou-se apenas dum mau dia no jogo anterior. Afinal o Setúbal até se sabe defender bem (atacar não deu para ver), e só teve um dia mau, que por coincidência calhou no dia de jogar contra o Benfica. No Porto destaque para Lisandro, que na ausência das duas principais referências da equipa (pelo menos no que diz respeito à presente temporada) reapareceu, quando mais se precisava dele.
O Sporting também ganhou ante um Estrela muito defensivo na primeira parte, mas que ainda assim complicou e muito a vida ao Sporting. Pareceu-me a equipa demasiado nervosa (a do Sporting) e em especial o seu treinador, mas disso falarei mais adiante. No que diz respeito à vitória, ela foi justa.
Também o Benfica venceu. Embora pressionado pelos resultados dos seus mais directos adversários (Braga e Nacional já tinham ganho os seus jogos), acabou por ganhar e manter as distâncias na luta pelo terceiro lugar. No que diz respeito ao jogo própriamente dito, até parecia que se ia voltar a ver uma goleada como a da primeira volta, mas o Marítimo reagiu muito bem e acabou por deixar os nervos à flor da pele aos poucos que se haviam deslocado ao Estádio da Luz.

2. Paulo Bento parece nesta altura ser um treinador acima da lei. Pode dizer mal dos árbitros. Pode pressioná-los antes dos jogos. Vem gabar-se publicamente de que vai continuar a falar das arbitragens (sempre mal claro) sem medo das consequências (claro ... elas não existem ...). Insulta claramente os árbitros como todos os adeptos podem ver nas cameras de televisão. Mas nada lhe acontece! Pior ... nem sobre os célebres acontecimentos durante e após a final da Taça da Liga há qualquer resolução. A impunidade a que se assiste é inacreditável. Para cúmulo, e depois de tudo o que já assistimos, Paulo Bento é expulso do banco perante todo o país futebolístico e, pasme-se, não é castigado ... volta a estar no banco no jogo seguinte. É verdade que não fez nenhum manguito. Fez muito pior ... Insultou o árbitro e a sua família mais próxima. Mandou os senhores para vários locais não mencionáveis num blog de respeito ... enfim, a questão é: O que tem o Paulo Bento que fazer para ser castigado? Tem que matar algum árbitro? Esperemos que não!

3. Uma referência final a um assunto que começa agora a ser falado: As consequências do propalado caso Pepe. Não as consequências no campeonato Espanhol onde o caso já foi tratado (e lá há castigos ...) mas as consequências para a Selecção Portuguesa. A questão que se tem levantado é: Pode, ou deve, o Pepe ser entretanto convocado para os compromissos da nossa Selecção? No meu entender a resposta é um claro não! Primeiro porque temos que ser coerentes e o jogador teve uma atitude inqualificável pela qual tem de ser penalizado a todos os níveis. Não foi uma simples expulsão ou castigo. Foi um acontecimento anormal num campo de futebol, duma violência inqualificável. Só por isso ele deve ficar de fora também da Selecção. Mas há outra razão: O jogador não vai ter competição durante um período longo de tempo. A Selecção Nacional não pode ser (como já foi no passado) refúgio para jogadores ‘encostados’ nos seus clubes ou mesmo sem clube, como chegou a acontecer com Costinha. O tempo de Scolari e seus métodos já passou. Parece que ele agora vai ter um desafio à sua altura, se vier a aceitar o convite para selecionador de Angola.

2 comentários:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...