1. Numa semana muito importante para o Futebol Clube do Porto, a primeira resposta foi muito positiva. Num jogo em Guimarães que o Porto dominou quase sempre, foi dada uma clara demonstração de superioridade contra um adversário a quem tanto gozo daria travar o Porto. As coisas até nem começaram da melhor forma, visto que depois de alguns lances desperdiçados (o que já começa a ser hábito ...) o Porto acabaria por sofrer um golo praticamente na primeira jogada de ataque do Guimarães.
Mas a reacção foi a melhor. A equipa jogou bem, os jogadores empenharam-se, demonstraram coesão e grande espírito de equipa. Ao ver o Porto jogar assim torna-se claro, por mais que isso custe a aceitar por alguns, que é uma equipa que está muito acima da concorrência em Portugal. O Futebol é de outro nível e quando assim é pouco mais há a dizer. Mesmo os habituais suplentes entram na equipa e o rendimento mantém-se. Assim, até os esforços do Conselho de Disciplina da Liga em ajudar alguns se tornam infrutíferos. Castiga-se o Lisandro e lá surge o Farías a marcar ...
2. Aliás, a tentativa artificial de se manter a aparente competitividade no nosso campeonato não se ficaria pelo ridiculo castigo a Lisandro (apropriadamente tornado público no dia das mentiras ...). No jogo da Reboleira tivémos mais um belo capítulo do que é tentar manter uma equipa na corrida pelo título a qualquer custo. Seria anedótico se não fosse triste! Aos 4 minutos a perna direita do Nuno Gomes rasteirou a perna esquerda, ainda fora da área e aí temos o árbitro a olhar para o auxiliar que lhe indica o óbvio: convém que seja dentro .... e pénalti! Passado dez minutos, numa jogada em que a bola é efectivamente desviada pelo braço de Vidigal embora sem qualquer intenção do mesmo, o árbitro nada marca, mas o mesmo auxiliar, verdadeiramente imparável, levantou de pronto a bandeira e aí vai mais um ... embora este até se aceite. Estranho foi que na outra baliza foram precisos dois evidentes pénaltis para que apenas um fosse marcado. No primeiro o árbitro até viu, tanto que marcou canto ... mas daí a marcar o pénalti ...
Pénaltis à parte parecia honestamente que quem não treinava há uma semana equipava de vermelho. O futebol (?) do Benfica é de pontapé pra frente e honestamente nem percebo como é que se pode dizer que uma equipa assim pode ser campeã. Até pode, a continuarem estes casos estranhos do futebol, como esta arbitragem em particular, mas ninguém de bom senso poderá dizer que o Benfica mereça este ano ser campeão ou mesmo ser segundo classificado. Só mais uma nota sobre este jogo: Yebda, que entende mal o Português, deve ter ficado com a ideia errada da estranha decisão do Conselho de Disciplina no dia das mentiras. Percebeu o rapaz que afinal podia usar à vontade os braços para agarrar adversários dentro da área ... depois foi o que se viu!
3. O Sporting ganhou bem a um Leixões que continua em queda. Se o campeonato durasse muito mais ainda lutavam para não descer. Talvez agora os entendidos percebam porque é que o Porto lhes ganhou facilmente: realmente eles estão a jogar muito menos. Mesmo assim ficou um pénalti por marcar contra o Sporting numa defesa a duas mãos de Abel dentro da área. Isto dos pénaltis anda mesmo mal ...
Ainda assim o Sporting voltou a mostrar que é uma equipa esforçada e que ainda pode fazer sombra ao Porto. Se não chegar lá, merece claramente ser o segundo à frente do Benfica.
4. O Porto pode começar a pensar em aceitar a melhor oferta pelo Bruno Alves. Cada vez gosto mais de ver o Nuno André Coelho (E. Amadora) a jogar. Bem constituído, bom de cabeça, chuta bem com os dois pés, rápido e ainda por cima bate muito bem livres. Grande central, provindo duma escola de grandes centrais que é a do Futebol Clube do Porto. Depois de Fernando Couto, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves e começa também a ser o caso de Rolando. Aí vem mais um. É verdade que alguns não foram ‘criados’ no Porto. Mas foram ‘importados’ bem novos e bem trabalhados. Estejamos atentos ao melhor Central Português daqui a 2 ou 3 anos ... digo eu!
08 abril 2009
Dia de opiniões...
As opiniões desta semana foram escritas antes do jogo Manchester United – FC Porto, mas só hoje foram postadas pelo que pedimos desculpa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...