13 abril 2009

Análise: Liga Espanhola

Por: Rui Almeida Santos

A jornada 30 da Liga Espanhola confirmou Barcelona e Real Madrid como únicos reais candidatos ao título, depois de o Sevilha ter sido derrotado, no seu estádio, pelo Getafe. Já na luta pelo quarto lugar, destaque para a ascensão do Valência, que continua a aproveitar os deslizes do Villareal.

Na Catalunha, o Barcelona venceu, com relativa facilidade, o Recreativo de Huelva (2-0), apesar da total desinspiração de Lionel Messi evidenciada durante o encontro. Os "culés" entraram literalmente a ganhar, após Iniesta ter aberto o marcador ainda dentro do primeiro minuto de jogo. O golo parecia indicar mais uma goleada catalã, mas tal não sucedeu, sendo inclusivamente necessário que Norris, defesa do "Recre", introduzisse a bola na sua baliza para que o Barcelona dilatasse a vantagem. Até final, Messi ainda falhou uma grande penalidade e Martin, do Recreativo de Huelva, viu ser-lhe anulado um golo legal.
Em total sintonia com o líder Barcelona, também o Real Madrid venceu esta jornada, pelos mesmos números, apenas mudando o nome do adversário, no caso o Valladolid. O eterno capitão Raul e Arjen Robben foram os marcadores dos golos "blancos", que permitem aos "merengues" continuar a sonhar com a revalidação do título espanhol.
Já o Sevilha, confortavelmente instalado no terceiro posto da tabela, foi surpreendido em casa pelo aflito Getafe, que estreou na baliza o ex-Sporting CP, Stojkovic. O guardião, com a ajuda dos postes, foi preponderante no triunfo alcançado pelos madrilenos, com o único golo do encontro a ser marcado por Jaime Gavilán.
Quanto à luta pela última vaga milionária, o Villareal voltou a ser surpreendido no El Madrigal, com os portugueses Duda e Eliseu a serem preponderantes no desfecho da partida. Os esquerdino do Málaga foram os autores dos dois golos do desafio, que relançaram a equipa malaguenha na luta por uma vaga europeia. Quem aproveitou o desaire do "submarino amarelo" foi o Valência, que já vai na terceira vitória consecutiva para a Liga. Contudo, a deslocação ao terreno do Sporting de Gijón revelou-se tudo menos fácil, com o golo do triunfo a ser obtido já perto do final, através de um grande golo de Juan Mata. Já o Atlético de Madrid rectificou a derrota caseira da última jornada, e derrotou o Deportivo da Corunha (1-2), com Simão a fazer o tento do triunfo. O português gravou o seu nome nos livros da história dos "colchoneros", já que o golo marcado no Riazor foi o número 4.000 da história do clube.

Maiorca de bicicleta rumo à tranquilidade
Na luta pela manutenção, o maior destaque vai para o Maiorca, que derrotou o Almería por 2-0. O primeiro golo dos insulares foi obtido de forma sublime, com o brasileiro Cléber Santana a finalizar com um belo pontapé de bicicleta.
Também o Osasuna, de José António Camacho, continua a somar triunfos, sendo o Atletic de Bilbao a mais recente vítima da formação de Pamplona. Masoud e Sérgio foram os obreiros da vitória do Osasuna, que deixa a formação basca no 11º lugar.
Já o Bétis alcançou um importante triunfo em Santander (2-3), enquanto que os dois últimos classificados, Numancia e Espanhol, se anularam mutuamente (0-0).

Confira todos os resultados e classificação da Liga Espanhola.

Golo da Jornada: Cléber Santana (Maiorca)

1 comentário:

  1. Vimos por este meio informar que retribuindo a vossa gentileza o link para o vosso Blog "Fora de Jogo" consta na nossa secção de Links Amigos.

    Saudações desportivas

    Acompanhem o nosso dia a dia em...eassetubal.blogspot.com

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...