24 março 2009

Dia de opiniões...

1. Semana com pouco futebol e muita palhaçada ... Comecemos pelo futebol, sim porque também o houve. O Futebol Clube do Porto e o Estrela da Amadora disputaram a primeira mão da Taça de Portugal no Estádio do Dragão. Vitória normal da equipa mais forte. O Porto entrou bem e o Estrela entrou mal. O resultado foi uma primeira parte desnivelada em que o Porto marcou dois golos e poderia ter marcado mais. Jogou quanto baste ante um Estrela meio desconcentrado. A segunda parte foi diferente. O Estrela cresceu ao mesmo tempo que o Porto se remeteu a uma toada de gestão do resultado. Esta opção poderia ter sido perigosa já que um golo do Estrela colocaria o resultado em 2-1 o que poderia tornar a vida bem mais difícil ao Porto para o jogo da segunda mão. O 2-0 final parece-me um resultado que quase garante a passagem do Porto à final do Jamor. Tenho pena que seja ante o Estrela. Por tudo o que de bom tem feito e pelo que muito tem sofrido, esta equipa merecia bem ter o prémio de jogar esta final.
A respeito ainda do jogo, e só para que conste ... voltou a haver erros graves de arbitragem neste jogo. Ainda na primeira parte Lisandro fez um excelente golo de cabeça quando se encontrava perfeitamente em jogo (ainda havia 0-0) e o golo seria anulado por pretenso fora de jogo. Na segunda parte o mesmo Lisandro seria claramente rasteirado dentro da área e o árbitro mandou seguir. Um pénalti ‘a sério’ que ficou por marcar. Dois erros graves que poderiam ter tido grande influência no resultado ...

2. Bem ... tentemos falar do que se passou na final da taça da cerveja. O que se poderá dizer? Penso que já quase tudo foi dito ... Mais um título oferecido ao Benfica. Desde há mais duma década que este clube não ganha um título sem ofertas. O último campeonato (depois de 11 anos sem ganhar) foi o que se viu. Valeu tudo. Valeria até um acontecimento perfeitamente insólito e que deveria constar do Guiness ... Num jogo com 30.000 pessoas na assistência, apenas 6 (seis!!!) eram da equipa que jogava em casa. Alguém conhece outro exemplo destes em todo o mundo? Agora, e curiosamente no mesmo estádio ... brilhante oferta! Quando toda a gente já tinha percebido que a Taça iria para o Sporting aconteceu o inacreditável. Ficámos a saber que para o Benfica também é pénalti quando o adversário corta a bola CLARAMENTE com o peito. Há duas semanas atrás tínhamos ficado a saber que era mão quando o adversário cortava a bola com o nariz (jogo com a Naval – segundo golo), agora ficámos a saber que o mesmo acontece se for com o peito. Mesmo que o árbitro auxiliar mais bem colocado diga que nada viu, basta que o outro árbitro auxiliar, a mais de 50 metros, tenha uma PERCEPÇÃO de que foi mão ... Está tudo dito. Gostava de ver estes jogos analisados ao pormenor por 3 peritos de arbitragem em pleno tribunal. Apito Encarnado? Talvez não ... talvez só uma vã tentativa de regresso a um passado saudoso.



3. Ainda a respeito da Taça da Liga duas considerações paralelas: Primeiro para condenar a atitude de Pedro Silva. Claro que ele tinha razão no lance mas isso não lhe dá o direito de perder a cabeça e ter atitudes totalmente condenáveis como a da agressão ao árbitro e o mandar fora a medalha após a sua recepção.
Muito mais condenável ainda é, na minha opinião, a posterior atitude da Direcção do Benfica. Dois dias depois dos acontecimentos, e portanto já não ‘a quente’, um responsável do clube para a Comunicação tem uma atitude que tenho dificuldades em adjectivar. Não podendo escrever aqui o que realmente penso (não quero ser como o Pedro Silva ...) diria que a atitude é no mínimo irresponsável, irracional e incendiária (desculpem mas foram os termos mais simpáticos de que me lembrei). Vir a uma conferência de imprensa dizer que o Benfica ganhou o troféu com justiça, dizer que o Sporting tem mau perder, dizer que o Sporting está sómente a tentar influenciar as arbitragens dos próximos jogos, e fazer tudo isso com a Taça ao lado em primeiríssimo plano numa atitude de gozo completamente provocatória, é digno de equipas de bairro. Mais uma vez o Benfica (a Instituição secular não tem disso culpa) veio mostrar que está a ser dirigida por gentinha sem qualquer tipo de categoria para essas funções. Exigia-se um bocadinho mais de seriedade a quem tanto diz pugnar pela transparência no futebol. Todos percebemos afinal que, para o Benfica, transparência é vermelho e vermelho carregado. Afinal todos os erros do mundo são benvindos quando são a seu favor. Estamos entendidos!

4. Duas notas finais muito curtas: O Porto irá defrontar o Manchester nos Quartos de Final da Champions. É difícil mas não é impossível. Afinal a última vez que as duas equipas se encontraram a vitória até foi nossa e acabámos Campeões Europeus. Vem a propósito a segunda nota: Mourinho, Doutorado ‘Honoris Causa’ pela sua antiga Faculdade, veio dizer o que custa a muitos aceitar ... As palavras são suas: ‘O Futebol Clube do Porto que foi campeão Europeu foi a melhor equipa que já treinei’. Já eras grande Mourinho ....!!

3 comentários:

  1. Quanto à Taça da Liga, que o Benfica orgulhosamente mostra nas suas conferências de imprensa porque é a única que consegue não ter pó, já foi tudo dito. O Sporting foi roubado e o Benfica favorecido... mais uma vez.

    O FCP contra o M. United vai disputar a eliminatória. Não vai ser facil mas também não o vai ser para os ingleses.

    O FCP tem tudo para estar na final da Taça de Portugal, esta sim uma taça de valor em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. FC Porto conquista adeptos pelo mérito, Sporting e Benfica valem-se da sugestão familiar

    O FC Porto é o clube de futebol que mais adeptos conquista pela meritocracia, enquanto Sporting e Benfica garantem apoiantes pela área geográfica ou influência familiar, segundo Carlos Liz, autor do estudo "O Futebol, as marcas e os adeptos".

    Na conferência Sports Marketing 09, hoje organizada no Porto pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Liz defendeu que os "azuis-e-brancos" têm crescido de forma evidente no número de adeptos por causa da mentalidade vencedora instaurada.

    "No nosso estudo, as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do FC Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor", disse.

    O director-geral da Área de Planeamento e Estudos de Mercado (APEME) concluiu que, há anos atrás, os adeptos escolhiam os clubes porque os pais assim o exigiam ou desejavam e afirmou também que, a criação de um novo modelo familiar também terá alterado as possibilidades de escolha.

    "O FC Porto é escolhido pelo mérito. Por isso, os outros clubes (Benfica e Sporting) têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos. Estamos perante um novo modelo de escolha", explicou.

    Carlos Liz aludiu também, no estudo, a outra inversão no fenómeno do futebol: de acordo com o especialista em marketing, cada vez mais as pessoas se agrupam pela amizade para assistirem a espectáculos desportivos.

    "É particularmente interessante verificar que se vai ao futebol em grupo e, cada vez mais, com a inclusão de elementos do género feminino. Há uma grande renovação de mentalidades", afirmou.

    O especialista também considerou que "alguns dos aspectos mais polémicos do futebol não contaminam as marcas, porque estas são poderosas".

    ResponderEliminar
  3. Daqui a 10 anos.... o país terá outra cor.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...