10 março 2009

Análise à Liga Espanhola

Por: Rui Almeida Santos

Depois de dez vitórias consecutivas, que permitiram uma aproximação efectiva ao líder Barcelona, o Real Madrid voltou a tropeçar, deixando a formação "culé" fugir novamente no topo da Liga Espanhola. Em crise continua o Valência, que somou o quinto jogo sucessivo sem vencer para o campeonato.

Na partida mais aguardada da 26ª jornada da Liga Espanhola, o Atlético de Madrid arrancou um precioso ponto no Santiago Bernabéu, casa do arqui-rival Real Madrid. Os "colchoneros" rubricaram uma das mais entusiasmantes exibições da temporada, com Forlan e Aguero em grande evidência. Com efeito, seria o uruguaio a dar vantagem ao "Atleti", depois de "Kun" Aguero ter enviado uma bola ao poste da baliza à guarda de Casillas. A vantagem forasteira apenas seria desfeita no segundo tempo, altura em que Huntelaar, com um remate forte, restabeleceu a igualdade, fixando o resultado final.
Na Catalunha, o Barcelona voltou aos triunfos, ao vencer o Atlético de Bilbao por 2-0. Busquets, de cabeça, e Messi, de grande penalidade, foram os marcadores de serviço, oferencedo um importante triunfo a Guardiola e companhia.
Já na luta por um lugar milionário, Sevilha e Villareal venceram, afastando-se da concorrência. Na Andaluzia, os sevilhanos derrotaram o Almeria (2-1), numa partida polémica. Tudo começa no minuto 5, altura em que Kanouté fez o primeiro tento da partida, depois de alegadamente ter dominado a bola com o braço. Depois, já no segundo tempo, o mesmo Kanouté, em posição irregular, ofereceu o segundo golo a Renato, que com alguma sorte à mistura fez o 2-0. O Almeria lograria reduzir a desvantagem no minuto 70, na marcação de uma grande penalidade, convertida por Negredo. Quanto ao Villareal, bateu o Espanhol de Barcelona (1-0), com o defesa central argentino Fuentes a fazer o único golo da partida. A equipa catalã ainda teve uma oportunidade flagrante para restabelecer a igualdade, mas Luis Garcia desperdiçou uma grande penalidade.

Valência em crise e Málaga em zona europeia
Depois da crise financeira, parece ter chegado a crise de resultados do Valência. Na visita ao "lanterna vermelha", Numancia, a equipa "ché" até marcou primeiro, por Joaquin, mas seria suplantada por uma reacção forte da turma da casa, que viu Aranda e Barkero darem a volta ao marcador.
Quem aproveitou a derrota do Valência foi o Málaga, que derrotou o Getafe por 1-2. O português Eliseu fez o primeiro para os visitantes, que viram Baha aumentar a vantagem, ainda no primeiro tempo. O melhor que a equipa da casa conseguiu foi reduzir a desvantagem, pelo romeno Contra.
Quanto ao Deportivo da Corunha, bateu no Riazor o Racing de Santander (5-3), naquele que foi o jogo com mais golos da ronda. Riki, com dois golos, foi a figura da partida, que permitiu ao "Depor" subir ao quinto posto da tabela classificativa.
Já o Bétis, não conseguiu melhor que um empate (3-3) na deslocação ao Son Moix, Maiorca, depois de ter estado a vencer por 0-3. Um dos grande responsáveis pela igualdade foi Castro, que fez dois, dos três, golos da equipa da casa.

Confira todos os resultados e a classificação da Liga Espanhola. Veja ainda todos os golos da 26ª jornada da Liga Espanhola.

Golo da jornada: Castro (Sp. Gijón)

2 comentários:

  1. O Barcelona ganhou 2 pontos importantes nesta jornada, distanciando-se mais do Real que aproximava-se perigosamente. Penso que agora vai ser muito complicado perder o titulo.

    ResponderEliminar
  2. grande golo

    o real fraquejou, k pena

    Por:MM

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...