16 julho 2008

Dia de opiniões...


1. Nova época. Novas ilusões. Os mesmos hábitos. Reforços e mais reforços ... e todos (pelo menos os ditos grandes) vão ser campeões. Alguns são sempre campeões só mesmo neste campeonato: o de quando o campeonato está parado.
Analisemos alguns reforços:
Comecemos pelo meu clube, o Futebol Clube do Porto.
O primeiro é obrigatoriamente o Cristian Rodriguez. Foi um rude golpe para o Benfica. Mas recompuseram-se depressa. Genial num dia, mau carácter no seguinte! Como jogador devo confessar que não tenho opinião completamente definida. Era difícil ajuizar quem quer que fosse num plantel daqueles em 90% dos jogos . O Benfica da época transacta teve jogos demasiado maus. Diziam-me os meus amigos benfiquistas que o homem era muito bom. Vamos ver.
Uma boa aquisição parece-me ser o Tomás Costa e tenho alguma expectativa em relação ao Romeno Sapunaru ... veremos
Os melhores reforços são claramente os do Benfica. São sempre. A forma como alguns jogadores se apresentam neste clube é fantástica. Não me lembro de nenhum que tenha vindo nos últimos anos que não diga, assim que chega, qualquer coisa do tipo: O Futebol Clube do Porto tentou contratar-me .... Um dos últimos bons exemplos disso foi o do Rocky, desculpem ... do Balboa. A confusão é normal: afinal eu só conhecia o rapaz de nome por ter dado uma murraça no Pepe, num treino do Real Madrid. Sim ... o Benfica conseguiu trazê-lo do Real Madrid! É verdade que parece que jogou cerca de 60 minutos durante um ano ... até eu joguei quase tantos minutos no Real Madrid. Bom ... joguei só menos 60!!
Agrada-me (como Portista) que no capítulo das contratações, tudo continue na mesma para os lados da Luz. Com Rui Costa, tal como antes, tudo é público e se discute nos jornais. O Pablo Aimar por exemplo, já deve ter assinado umas 10 vezes durante o último mês.
O Sporting reforçou-se de forma menos ‘ruidosa’ e conseguiu manter alguns dos jogadores que estavam emprestados. Acho que uma boa aquisição que fizeram foi a do Caneira. Quanto ao Hélder Postiga, como portista ... estou-lhes grato. Livrarem-se de alguns dos jogadores que não renderam e se incompatibilizaram durante a época passada também me parece uma boa solução. Acho que o Sporting está a crescer de forma sustentada. Daqui a dois ou três anos será um adversário de respeito.

2. Não posso passar sem deixar uma breve nota a respeito da decisão do TAS, ainda desconhecida quando escrevo estas linhas. Estou convicto que a decisão só pode ser no sentido da continuidade do Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões. Ninguém entenderia que um clube que ficou a 23 pontos devesse ocupar um lugar que não é seu por direito. Podem argumentar o que quiserem ... vão continuar sempre a argumentar, mas precisam de jogar mais se querem ganhar jogos. Caso contrário ainda correm o risco de mudar de SLB para SCSC (Segundo Classificado da Segunda Circular). Se as decisões no futebol Português são muitas vezes enviesadas, lembro-me de poucas como esta última da tentativa de continuar à força uma reunião (ainda que mal conduzida até então) só para chegar à conclusão desejada em tempo útil. Provavelmente alguém dirá agora que o Pinto da Costa controla a UEFA, a FIFA, o TAS e por aí fora. Só realça a grandeza do Futebol Clube do Porto.

Saudações desportivas

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...