17 julho 2008


- Caros, muito prazer. Começo hoje minha participação neste blog. Recebi a missão de semanalmente tentar resumir o que acontece (do meu jeito, claro) aqui no futebol brasileiro.

- Rapidamente, para não encher muito a paciência, uma apresentação. Sou Mauricio Teixeira, moro em São Paulo, sou jornalista há 10 anos e blogueiro há 6. Atualmente, entre outras coisinhas, sou responsável pela versão em língua portuguesa da comunidade global de futebol 2.0 http://www.oleole.com

- Mas vamos ao que interessa:

- Depois de muito, mas muito tempo mesmo, o futebol brasileiro volta a ser dominado pelo Rio de Janeiro. Mais precisamente pela dupla Fla-Flu. O Brasileirão chega na sua 12a. Jornada e o Flamengo, mesmo tendo um jogo a fazer esta noite, não pode ser alcançado.

- E você vai me perguntar: mas e o Flu? Não é um dos lanternas? Sim, mas há três semanas o time jogou a primeira final de Copa Libertadores de sua história e perdeu em casa, nos pênaltis, em mais uma espécie de Maracanazo.

- Resta saber se o futebol do Rio, que a cada ano melhora depois de anos vendo gaúchos, mineiros e paulistas mandando neste país, vai manter a ponta até o fim ou se é apenas um coelho numalonga maratona pela frente.

- Fora isso, Cruzeiro e Grêmio largaram muito bem e os favoritos Palmeiras e São Paulo começaram a engrenar, finalmente chegando no grupo dos líderes.

- O futebol brasileiro tem aquele velho problema do calendário diferente ao europeu. Por isso, até que as janelas de contratações do futebol da Europa se fechem, o campeonato vive um período meio café com leite, para usar uma expressão bem brasileira. É quase como se ainda não tivesse valendo, mas já valendo.

- Um exemplo do que pode acontecer é que o artilheiro do campeonato, o atacante Marcinho do Flamengo, arrumou ontem as malas e foi jogar no Oriente Médio. O mesmo aconteceu com o velho conhecido de vocês, Roger, que depois de alguns meses de Grêmio resolveu ir ganhar (mais) dinheiro e decepcionar mais uma torcida nesta sua conturbada carreira.

- A mesma dúvida de quem vai e quem fica passa por pelo menos outros 10 clubes de ponta ou não, como é o caso do São Paulo, que corre o risco de ficar sem o excelente volante Hernanes e os zagueiros Mirando e Alex Silva e o Palmeiras, que ainda deve perder seu mago Valdívia.

- Bom, estas são as notícias por aqui no momento. Na semana que vem prometo falar de algumas revelações deste campeonato que em breve devem começar a atuar em seus gramados (europeus) e também um pouco da nossa Seleção Olímpica em Pequim.

2 comentários:

  1. Bem-vindo Mauricio. Grande mais valia para este blog que não pára de surpreender. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, para acompanhar o futebol Brasileiro...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...